#vivasuapele: Bárbara Campbell e a beleza sem crueldade

#vivasuapele: Bárbara Campbell e a beleza sem crueldade

A influenciadora amazonense conversou com a Sallve para refletir sobre veganismo, cuidados diários e o que aprendeu com a própria pele

Bárbara Campbell, de 23 anos, é vegana. A jovem influenciadora de Manaus, no Amazonas, é produtora de conteúdo voltado para beleza vegana (@barbaravegana) e ajuda seus mais de nove mil seguidores a encontrarem produtos e marcas que propaguem a beleza sem crueldade animal. E foi justamente o veganismo que fez com que seu caminho se entrelaçasse com o da Sallve, como a gente vai te contar logo mais.

Uma jornada de aceitação e liberdade

Antes de qualquer coisa, é legal entender como começou a jornada da Bárbara com a própria pele. O ponto de partida foi, provavelmente, o mesmo de muita gente: a tão falada acne durante a adolescência.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

No caso da Bárbara, as espinhas eram doloridas e ela tentava esconder com maquiagem. Talvez você conheça essa história, ou já tenha até passado por ela: “Quando eu era mais novinha, tinha muita acne. Isso me incomodava bastante, porque não era uma acne ‘normal’, era aquela acne interna. Ficavam aquelas espinhas profundas e dolorosas. Eu sempre estava me maquiando, e não conseguia ir na esquina se não estivesse maquiada. Até que eu fui ficando mais velha e comecei a cuidar da minha pele. Antes eu só limpava e ia dormir. Achava que bastava, que não tinha que passar hidratante, nem nada do tipo”, afirma.

Com o passar do tempo e com o boom do skincare, ela começou a entender que precisava de algumas etapas para cuidar da pele. Com a chegada da vida adulta, a acne diminuiu. Os cuidados com a pele, mesmo que básicos, ficaram para sempre. “No início, tinham várias coisas que me incomodavam, como as cicatrizes e os poros dilatados”, conta.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

“A gente via na internet uma pele perfeita e ficava com isso na cabeça: por que a minha pele não é perfeita desse jeito? Por mais que eu testasse todos os produtos, não ficava aquela pele de bumbum de neném, lisinha. Até que com o tempo eu percebi: isso aqui é natural, todo mundo tem poros dilatados, todo mundo tem uma manchinha aqui ou ali, e decidi aceitar minha pele. Hoje acho ela linda do jeito que ela é, com todos os defeitos. Amo cuidar da minha pele e vejo melhora nela, mesmo sabendo que não vai ficar nunca igual a uma pele 'photoshopada - vai ficar uma pele real”, complementa.

A Bárbara ainda explica que foi justamente por começar a entender que peles perfeitas não existem que começou a se sentir livre na própria pele:

“Comecei a me sentir livre na minha pele quando comecei a ver pessoas que também tinham peles reais, que também mostravam isso, que não tinham vergonha de se aceitar. Acho que é muito importante a gente procurar consumir conteúdos de pessoas com quem a gente se identifica. E quando eu comecei a ver esse movimento ficar maior, isso virou uma chave dentro de mim também. Eu também comecei a ver que a minha pele é bonita, que ela é normal, e que eu não preciso estar maquiada. Tanto que hoje em dia a maior parte do tempo eu estou sem maquiagem.”

Bárbara Campbell
Bárbara Campbell
Bárbara Campbell, a @barbaravegana

Rotina diária: simples e prática

A rotina de cuidados da Bárbara Campbell é perfeita para ela e ainda assim segue as etapas básicas do skincare. “Simples, rápida e sempre visando o clima, que aqui é muito quente. Então, é basicamente limpar, hidratar e proteger. Algumas vezes por semana eu faço uma esfoliação, uma máscara. Mas o básico de todo dia é esse!”, afirma.

+ Em busca de uma rotina basicamente extraordinária? Tem um Trio pra você!

Caso você não saiba, uma rotina de skincare pode ter muitos passos, mas ela tem poucas etapas. Delas, as mais básicas são limpar, hidratar e proteger. Seja você mais preguiçoso, prático ou iniciante, é esse o trio que você deve dominar, antes de mais nada.

Veganismo, Instagram e a Sallve

Como te contamos, a Bárbara é vegana. O veganismo é um movimento sociopolítico que tem como bandeira o respeito aos animais: quem opta por uma vida vegana substitui toda a alimentação, vestuário, decoração, produtos de higiene e cosméticos (entre outros) de origem animal por alternativas saudáveis e éticas.

+ Extração de origem animal? Nada disso: conheça mais sobre os ingredientes veganos da Sallve

Antes mesmo da influenciadora mudar a alimentação, ela já fazia opções por produtos de beleza veganos. E antes de falar sobre o assunto no Instagram, ela já falava sobre beleza, mas era tudo muito voltado ao cabelo ondulado. “Antes de me tornar vegana de fato, de entender o que era o veganismo, eu já procurava inserir na minha rotina produtos que não fossem testados em animais e que não tivessem nada de origem animal. Mas não era uma regra, era o que eu dava preferência”, explica.

Bárbara Campbell,
Bárbara Campbell

“Quando eu percebi a importância e pesquisei mais sobre o movimento, eu via a dificuldade de encontrar produtos de marcas 100% veganas, que realmente se importassem e que não usassem o veganismo só como uma questão de marketing. Decidi começar a produzir conteúdo sobre isso também. Hoje consigo ter tudo vegano e tentar ajudar as pessoas a mudarem também. Por mais que as pessoas não sejam veganas, elas têm se conscientizado cada vez mais sobre a necessidade dessa mudança”, diz.

+ Simbologia: reconheça os cosméticos sem testes animais, veganos e bio

A Bárbara acredita que uma das partes mais importantes do seu trabalho nas redes sociais é justamente mostrar para as pessoas que elas podem começar de algum lugar. E, não, não precisa ser primeiro parando de comer carne. “Geralmente é o mais difícil para todo mundo. É o que eu mais recebo de relato das minhas seguidoras, que elas ainda não conseguem (parar de comer carne), mas estão começando a mudar seus hábitos alimentares. Só que na questão dos cosméticos, elas já diminuíram praticamente tudo. E a gente optar por marcas que sejam completamente veganas, produtos que não tenham nada de origem animal, que não testem em animais, é uma forma da gente protestar contra isso”, afirma. “A gente não precisa de sofrimento pra ficar bonito!”, complementa.

E foi justamente aí que o caminho da social media cruzou com o da Sallve: “Antes de eu ser vegana, já tinha ouvido falar da Sallve, mas eu nunca tinha testado nada de fato, porque aqui no Norte temos um certo problema com compra online, que era uma coisa que eu não conhecia da Sallve. Na Sallve, a gente não tem esse problema do frete absurdo, mas com outras marcas temos. Então, eu era muito relutante em pedir coisas online. Até que eu virei vegana e a Sallve é uma das marcas mais conhecidas de skincare vegana. Então, pensei: preciso testar.”

Tônico Renovador: amor sincero

O primeiro pedido foi do Tônico Renovador. Foi amor à primeira vista. “Ele virou meu amor de cara. Ele é sensacional”, conta Bárbara, que hoje em em sua rotina o Limpador Facial, o Esfoliante Enzimático, o Hidratante Firmador e o Antioxidante Hidratante.

+ Tônico Renovador: seus benefícios para a pele acneica

“O Tônico foi o que mais senti diferença de resultados na minha pele. Ela ficou com um viço que não tinha antes. O Tônico também ajudou muito a reduzir as minhas manchas. Ele é sensacional. Minha pele mudou completamente depois dele”, finaliza.

Voltar para o blog