ocasião especial

E se a gente transformasse o hoje em uma ocasião especial?

Passando a vida esperando o dia para a lingerie bonita ou para servir a louça de festa. Vamos transformar o hoje em uma ocasião especial?

Muitas vezes compramos um sapato, um vestido ou um outro item pensando em usa-lo em uma data importante, em uma ocasião especial. Os dias, os meses, as vezes até o anos se passam e esse item tão especial está lá, fechado dentro do nosso armário.

É a mesma coisa que acontecia, em outros tempos, com um serviço de prata ou a porcelana de festa, que vivia fechado dentro de uma cristaleira. É uma referência datada, mas que cai aqui como uma luva: assim como se mantinha uma caixa com os talheres para a ocasião especial ou as taças de cristal reservadas apenas aos raros brindes que as merecessem. Temos uma série de itens que moram guardados no fundo do armário ou de gavetas. Sempre à espera de um grande dia, sempre reservados para um momento que não é o hoje.

A lingerie da noite especial (que é adiada, adiada e acaba usando sempre aquele batidinha de algodão, né?), as peças de roupas reservadas àquela ocasião que tarda a chegar... E que as vezes, quando a ocasião chega, a roupa apertou, cheirou de naftalina ou, acabou esquecida dentro de uma caixa.

ocasião especial
CottonBro / Pexels

A ocasião especial é hoje

Mas e se a gente transformasse o hoje em uma ocasião especial? E se a gente tirasse os pratos de festa e os usasse sem um motivo para comemorar? Sem culpas, sem grandes expectativas. As vezes nos privamos tanto, o tempo todo, e continuamos a acumular objetos para um dia tão distante. Enquanto esse dia pode ser hoje, pode se tornar especial sem um motivo específico para tal.

É a rotina, a praticidade, temos mil desculpas na ponta da língua de porquê deixamos o "especial" para um outro amanhã. É uma reflexão interna, um nosso reconhecimento de que sim, merecemos nos celebrar. Quando eu paro pra pensar sobre isso, e rever há quanto não coloco a toalha bonita à mesa, me lembro da casa da minha bisavó, onde cada dia era um dia especial.

Vamos nos permitir mais? Um café da manhã bem servido, com uma mesa bonita já nos dá um ânimo para começar o dia mais leve. E fica aqui a reflexão: que tal começar o ano se celebrando mais e tornando cada dia mais especial?

Voltar para o blog