armazenar cosméticos

Como armazenar seus cosméticos corretamente? Julia Petit ensina

Como armazenar cosméticos para que eles durem muito mais tempo? Julia Petit dá dicas preciosas aqui!

armazenar cosméticos
Foto: Raphael Lovaski

Bom, vamos lá: você tem suas maquiagens (que podem ser muitas ou não), seus produtos de skincare que ama e usa regularmente, e aquele perfume cujo cheiro já virou sua assinatura. Mas você sabe como armazenar cosméticos corretamente para não abreviar suas datas de validade?

Não precisa sair correndo para pesquisar no Google: Julia Petit está aqui para esclarecer tudinho. Vamos lá?

+ Por que comprar maquiagem usada é um risco à saúde

Cuidado com a luz ao armazenar cosméticos

"Todo cosmético precisa ser guardado longe da luz do sol [leia-se da claridade extrema] - e da umidade", ela ensina como a regra principal a se ter em mente. "O ideal é você guardar tudo isso dentro de armários ou gavetas, no escuro".

Mas vem cá, afinal de contas: pode ou não pode guardar no banheiro? Julia diz que sim, mas só "se ele for bem arejado". Mas, de novo, lembrando: dentro de armários e gavetas. Se seu banheiro não tiver uma boa circulação de ar, porém, melhor procurar outro lugar em sua casa.

A indicação vale tanto para skincare quanto para maquiagem, mas a Julia reforça que quando falamos no segundo, é essencial tomar cuidado com umidade: "Ela estraga rapidíssimo a maquiagem mesmo!"

+ Dicas para usar o Hidratante Reparador como parte da maquiagem

É que muitas maquiagens, especialmente as em pó, não vêm em embalagens herméticas, fazendo que com que a umidade atinja diretamente o cosmético. Facilitando dessa forma a proliferação de bactérias e fungos naquele seu blush amado ou aquela sombra que você ama usar todo dia.

Lugar escolhido? Controle a umidade!

Após escolher um lugar para guardar seus cosméticos levando tudo em conta, Julia tem uma boa (e prática!) dica. "Você pode comprar aqueles saquinhos de silica, à venda em qualquer lugar, para colocar dentro das gavetas em que guarda suas maquiagens. Eu faço assim. Deixe um saquinho ou dois, para evitar que a umidade prolifere ali dentro."

Sobre perfumes, a regra de protegê-los da claridade também se aplica: tanto ela quanto a variação de temperatura são os piores inimigos quando se fala na durabilidade de suas fragrâncias (e até em seu poder de fixação!).

+ Como usar os produtos da Sallve junto com a maquiagem

Sabe aquela história de guardá-los na caixa, aliás? Também é uma boa dica, já que ela ajuda sim a protegê-los ainda mais: é que a caixa faz uma camada a mais de proteção, isolando seu frasco de variações de temperatura. "Como a maioria dos perfumes é em spray, a umidade não interfere tanto, já que não entra ar nele", diz Julia. "Mas a claridade estraga muito."

E aí: que tal aproveitar este período em que tanto estamos em casa para reorganizar nossos cosméticos?

Voltar para o blog