Criatividade na quarentena

Criatividade na quarentena

Foto + criatividade + quarentena: galeria de arte britânica te dá o passo a passo dessa combinação em um workshop para aprimorar o olhar de dentro de casa.

A arte nos faz bem. E não é um achismo qualquer: é comprovado que quem se "alimenta" de arte tem uma expectativa de vida mais longa. Mas arte não é só o que passa pelo aval de uma curadoria, o que é "carimbado" como bom o bastante para ser exposto. Arte é também o que podemos produzir durante esse período de quarentena.

Um bom exemplo disso é o resultado do projeto holandês Tussen Kunst & Quarantaine (que significa Entre Arte e Quarentena) em que cada um escolhe a sua obra de arte preferida e a reproduz com o que tem em casa. Esse é um ótimo exercício de bom humor e de criatividade somado à pesquisa nos sites de museus (que podemos visitar virtualmente).

E que tal aproveitar esse período em casa pra afiar o nosso olhar? É o que propõe a galeria de arte britânica Open Eye Gallery com o projeto que lançou online. O workshop apresenta dez desafios de fotografia para você olhar com outros ângulos, ou de uma nova forma, o que você tem dentro de casa ou ao seu redor. Você pode fazer um por dia, ou por um semana.
O resultado de cada desafio pode ficar só no teu arquivo de celular, ou, você pode mandar por e-mail - aqui neste pdf você encontra todas as informações.

Mesmo que você não tenha vontade de mandar as fotos, a proposta é muito valiosa. Esse exercício de como olhamos o "nosso mundo" pode nos fazer bem, pode alimentar a nossa criatividade e render boas ideias. Dica: se você não domina o inglês para descrever cada imagem (é preciso mandar um rápido texto junto de cada imagem), não deixe que a linguagem seja um empecilho: se vire com o tradutor (mesmo que não saia a perfeição) ou peça uma ajuda para um amigo ;) .

Exercícios de criatividade

1. Busque dentro de casa seis imagens que representem as seguintes palavras: "natureza, junto, reflexão".

2. O desafio é o de fotografar em ângulos inusitados.
Vista panorâmica de cima para baixo (em inglês tem uma expressão mais poética, já que se chama de "bird eye view"). O mesmo acontece com o próximo tópico: o "worm eye view", ou seja, o olhar de baixo para cima, do chão em sentindo ao alto. Na cintura: segure a câmera na cintura, clique e a câmera fará o resto.

3. No teu cômodo preferido em casa, faça uma foto inicial de resposta à palavra "padronagem". Em seguida, uma foto de algo relacionado à padronagem. Escreva o que você fotografou e procure um objeto que inicie com a última letra da palavra da foto anterior. Por exemplo, se você fotografou um tapete, procure um objeto que comece com "e". Ou, se você fotografou a padronagem de uma colcha, procure um objeto com "a". Repita o exercício com até oito objetos.

4. Seis imagens que representem as seguintes palavras: "Criativo, Textura, Crepúsculo". Você pode exercitar os ângulos inusitados e fotografar com e sem flash.

Max Delsid / Unsplash

5. Vista de perto x de longe. Com o zoom (e com e sem flash) fotografe muito de perto ou muito de longe: "flor ou grama, escova de dentes, a tua cadeira preferida, e algo que você não pode viver sem".

6. Você pode fazer um poema com as palavras que você anotou durante a terceira tarefa. Pode tentar um Haiku, escrito em três linhas, com cinco sílabas na primeira linha, sete sílabas na segunda linha e cinco sílabas na terceira linha. Desse poema, escolha uma palavra por linha e busque fotografá-las usando o exercício de ângulos inusitados.

7. Auto-retrato: saia do clássico selfie e pense em um objeto que reflete quem você é, ou um teu reflexo no espelho, na janela.

8. Deixe a moeda ou um dado decidir o que você vai fotografar. Funciona assim: se sair cara ou números ímpares, fotografe algo verde. Se sair coroa ou número par, fotografe algo azul.
Se sente onde está: cara / ímpar: fotografe algo à tua esquerda. Coroa / par: fotografe algo à sua direita. Vá até o objeto / local e repita o jogo. Cara / Ímpar: fotografe algo vermelho. Coroa / par: fotografe algo amarelo. Última rodada: cara / ímpar: fotografe algo que comece com a letra B. Coroa / par: fotografe algo que comece com a letra M.

Está se divertindo? Tem ainda mais dois tópicos.

9. Fotografia de natureza morta: selecione um objeto que te traga uma memória positiva. O posicione em um fundo branco (ou sem muita interferência) e o fotografe: de frente; de trás; da esquerda; da direita; visto de cima; se possível o vire de cabeça para baixo, ou vire a câmera ou telefone de cabeça para baixo.

10. Pense no seu personagem de ficção favorito: de filme, literatura, série de TV, conto de fadas... E busque ao teu redor um objeto que te lembre esse personagem. Explore na foto todas as técnicas apresentadas. Repita o exercício pensando em um amigo, membro da família e / ou alguém que você realmente admira.

E se quiser conversar, lembre-se que a gente está aqui. É só chamar pelos comentários ;)

Voltar para o blog