Vitamina C pode dar acne? Dermatologista esclarece a dúvida

Vitamina C pode dar acne? Dermatologista esclarece a dúvida

A dermatologista Dra. Monalisa Nunes responde a pergunta e explica que não só a vitamina C não causa acne, como ela tem benefícios no tratamento da doença de pele, ajudando no combate de cravos e espinhas.

vitamina c acne

Muito se fala sobre a vitamina C e todas as suas propriedades fantásticas: ela devolve o viço, melhora a textura da pele, tem ação antioxidante... Não é à toa que ela é tão querida no skincare. Mas quando se fala em qualquer ativo, a primeira pergunta que surge, pode apostar, sempre é a mesma, e aqui não é diferente: "vitamina C pode dar acne?"

Cicatrizes de acne: tipos e tratamentos

A vitamina C pode causar espinhas?

Dra. Monalisa Nunes é categórica ao responder a pergunta: "Não, vitamina C não causa acne. Não há qualquer comprovação de que o ativo ácido ascórbico [forma pura da vitamina C] seja comedogênico", diz a dermatologista consultora da Sallve. Ela explica que são os veículos da maior parte das fórmulas vitamina C em cosméticos que costumam ser comedogênicos, por serem mais oleosos, "para que ele fica com uma cosmética viável", segue. Por isso, é importante atentar-se se a fórmula dos cosméticos com vitamina C que você quer usar são não comedogênicos.

Vitamina C para o rosto: tudo sobre seus benefícios para a pele

Benefícios da vitamina C para a pele com acne

Dra. Monalisa, aliás, lista alguns dos benefícios da vitamina C para o cuidado com a pele acneica: "Ela é antioxidante e anti-inflamatória, por isso é muito boa para tratar inflamações decorrentes da acne. Além disso, ela ajuda a tratar a hiperpigmentação da pele por ter ação uniformizadora de manchas", afirma.

Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?

Para completar? A vitamina C potencializa o efeito do protetor solar, "e isso ajuda ainda mais a prevenir o risco de hiperpigmentação e inflamação da pele", segue a dermatologista. "A vitamina C pode ser um ótimo aliado no tratamento da pele do paciente com acne. Você só precisa escolher o veículo adequado", encerra.

Vitamina C para pele com acne

Se você tem pele com acne e está em busca de uma vitamina C para incluir na sua rotina, o Antioxidante Hidratante é seu melhor parceiro. Nossa fórmula é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhosrosto e pescoço. 

O Antioxidante Hidratante combina a hidratação do ácido hialurônico a seis antioxidantes: carnosina, vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrolniacinamida e cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

vitamina C acne

Seus benefícios para a pele com acne são muitos: o Antioxidante Hidratante controla a oleosidade ao mesmo tempo em que hidrata, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, além de ajudar a suavizar a hiperpigmentação, inclusive as causadas por espinhas. Muito disso graças à niacinamida presente em sua fórmula, e que é uma estrela no tratamento da acne. 

Os benefícios da niacinamida para a pele com acne

Além disso, ele previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

 

Vitamina C com FPS

Nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB, por sua vez, reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Ele é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo.

Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

vitamina c acne

 

E pode usar o Antioxidante Hidratante com a Linha Antiacne?

Pode sim! O Antioxidante Hidratante em sua versão original entra na rotina logo após o Tônico Antiacne, se você não for usar o Sérum Antiacne, ou logo após o Sérum Antiacne se ele tiver nessa rotina.

Para entender melhor: ele entra na etapa de hidratação, que vem depois de limpeza (Limpador e Tônico Antiacne) e tratamento (Tônico Antiacne, Máscara Antiacne e Sérum Antiacne).

Já o Antioxidante Hidratante FPS 30 entra como o último passo da sua rotina, tá?

Linha Antiacne

linha antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

 

Voltar para o blog