Óleo de melaleuca: já ouviu falar em 4-terpineol?

Ele é uma parte importante do óleo e é conhecido por seus benefícios

Não é de hoje que o óleo de melaleuca (chamado também de tea tree) tem suas propriedades conhecidas e exaltadas. O óleo é extraído da folha da árvore Melaleuca Artenifolia, natural da Austrália, e é bastante conhecido por ser antisséptico e antibacteriano. E isso tudo tem a ver com a presença de um composto chamado 4-terpineol.

texturas da sallve

Ele é um constituinte majoritário do óleo da Tea Tree, que é obtido como um extrato das folhas, galhos e casca de Melaleuca Artenifolia.

Anti-microbiano e anti-inflamatório

O 4-terpineol combate certas bactérias, vírus e fungos, além de aumentar a atividade dos glóbulos brancos, que auxiliam no combate de germes e outros invasores, como apontam alguns estudos.

Ele é muito conhecido por sua função antimicrobiana de amplo espectro. Entre as bactérias que ele “combate”, está uma bastante conhecida da pele acneica: a Cutibacterium acnes, que leva ao desenvolvimento de acne inflamatória.

O 4-terpineol também age como um poderoso anti-inflamatório, agindo ao inibir citoquinas pró-inflamatórias, moléculas associadas a inflamações. Com isso, ajuda a reduzir a vermelhidão e irritação na pele.

E mais um benefício...

estudos que sugerem também, que devido ao 4-terpineol, o óleo de melaleuca pode ajudar na prevenção de crescimento de câncer de pele.

Tanto o óleo completo, quanto seu principal ativo (o 4-terpineol) isolado foram capazes de impedir o crescimento das células de melanoma M14 humano. Interessante e animador, né?

Por que usar o 4-terpineol e não o óleo todo?

Já te contamos aqui que o óleo de melaleuca é seguro. Porém, é importante ressaltar que o óleo concentrado, em sua forma 100% pura, pode ser muito forte se usado excessivamente, principalmente, para peles mais sensíveis, podendo causar irritações. O ideal é usá-lo de forma diluída ou em baixas concentrações em produtos dermocosméticos.

É no 4-terpineol que estão suas principais ações, como a antibacteriana e a anti-inflamatória, que ajudam muito a pele acneica.

Aqui na Sallve, o 4-terpineol aparece na fórmula do nosso sérum antiacne. Muito mais do que um secativo poderoso que seca espinhas em 24 horas, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar.

Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu, que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados. O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. 

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele. Para antes, durante e depois da acne: que tal inserir o Sérum Antiacne na tua rotina de skincare?

Lembrando: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Artigos e estudos usados para este texto

Mechanism of Action of Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil

Terpinen-4-ol and alpha-terpineol inhibit the production of IL-1 beta, IL-6 and IL-10 on human macrophages

Caracterização da ação modulatória de citocinas inflamatórias pelo óleo de Melaleuca

Atividades terapêuticas do óleo essencial de melaleuca (melaleuca alternifólia)

Terpinen-4-ol, The Main Component of Melaleuca Alternifolia (Tea Tree) Oil Inhibits the In Vitro Growth of Human Melanoma Cells

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!