stress na pele

5 efeitos do stress na sua pele para você se cuidar já

Você sabia que um quadro de stress pode ter efeitos diretos sobre sua pele?

stress na pele

Possivelmente o maior inimigo da vida moderna, o stress, tem diversos desdobramentos que ainda estamos descobrindo na nossa saúde. E sim: os efeitos do stress na sua pele são reais. Esses efeitos são diversos e comprovam, acima de tudo, que nosso corpo está todo interligado e que nossa pele é sim um espelho de tudo o que está acontecendo no nosso organismo.

Aqui, listamos cinco deles, para você sempre manter em mente. Relaxa, respira... E se cuida:

O stress pode piorar problemas de pele

Diversas condições de pele são diretamente ligadas a causas inflamatórias: eczema, dermatite, acne, rosácea... E quando seu cérebro está sobrecarregado com stress, acredite: essas condições podem piorar.

Isso porque o stress influi diretamente no mecanismo de defesa da sua pele. Como? Uma das causas é por que, quando você está estressado, seu corpo pode automaticamente diminuir o processo digestivo do intestino. E quanto mais devagar seu intestino funcionar, mais sua flora intestinal será afetada, com a diminuição do número de bactérias boas e a proliferação de bactérias que podem causar doenças. Esse desequilíbrio se chama de disbiose intestinal. Por sua vez, um quadro de disbiose intestinal pode desencadear inflamações que potencialmente serão refletidas diretamente na sua pele.

Além disso, se seu cérebro está sobrecarregado por stress, ele comprovadamente funciona de outra forma, liberando uma quantidade maior de cortisol, um hormônio que afeta diretamente nosso sistema imunológico e, por consequência, a defesa natural da sua pele (lembra do pH?). Como resultado, você pode ter crises de acne, psoríase, eczema, e daí por diante.

O stress pode ressecar sua pele

Sabe esse cortisol que citamos ali em cima? Quando o cérebro libera a substância em maior quantidade (junto com adrenalina - um quadro clássico de stress), as glândulas sudoríparas do nosso corpo são ativadas. Traduzindo? Sim, a gente sua mais. Com maior perda de água, seu corpo pode entrar num quadro de desidratação e sua pele pode ressecar. Está estressado? Beba ainda mais água!

Mas também pode deixá-la mais oleosa

Por outro lado, se você tem pele oleosa, sua pele pode produzir ainda mais óleo. A culpa é do mesmo cortisol, que o corpo libera como defesa em quadros de stress: um de seus efeitos colaterais é justamente a ativação das glândulas sebáceas da pele.

O stress pode tirar o viço da sua pele

Como você já entendeu, os níveis de cortisol elevados no nosso organismo afetam diretamente nossa pele. Entre tantas consequências? Uma pele sem viço. É que um dos mecanismos de defesa do nosso corpo sob stress é mandar mais sangue para os orgãos vitais, tirando da nossa pele. Resultado? O rosto abatido, a pele opaca e um monte de gente te dizendo: "Nossa, mas você tá com a cara cansada, tá tudo bem?"

E, acredite, ainda causar cicatrizes

Esse não é nenhum segredo. O stress pode iniciar uma série de "tiques": roer unha, puxar o cabelo, mexer na pele... Sabe quando a gente nem se toca que está cutucando o rosto, espremendo cravinhos? Isso é tão comum num quadro de stress, não é? Que tal trocar o hábito por meditação? ;)

Voltar para o blog