8 tipos de ácido hialurônico: para que serve cada um?

Cada um pode ser um aliado e tanto da sua pele!

Não é de hoje que a gente fala de ácido hialurônico com vocês aqui no blog, inclusive temos uma sequência incrível de matérias sobre esse ingrediente, que é um queridinho. E, por um acaso, você sabe que podem existir vários tipos desse ingrediente? Sim, é verdade!

Crédito: Unsplash/ Sime Basioli

O que é ácido hialurônico?

Primeiro, é bom relembrar: o que é o ácido hialurônico? É uma grande molécula de açúcar, que é produzida naturalmente pelo nosso organismo. Ele é um grande umectante, o que significa que retém uma enorme quantidade de água.

Está presente nas articulações e até no nosso globo ocular, mas surge em maior quantidade na nossa pele, mantendo nossa cútis hidratada e elástica. Porém, a partir dos 25 anos há uma queda na produção e é por isso que é tão importante a reposição.

Tudo bem, mas vários tipos?

Talvez você lembre que falamos certa vez aqui no blog que o ácido hialurônico pode ter pesos moleculares distintos. De forma geral, os de alto peso molecular (acima de 1000 kilodaltons) ficam na superfície da pele, enquanto os de baixo peso molecular são capazes de penetrar as camadas da pele e até estimular a produção natural de ácido hialurônico.

E é exatamente por isso que alguns produtos apresentam diferente tipos de ácido hialurônico nas fórmulas, que tem variados pesos moleculares. Alô Hidratante Firmador! Quando falamos que temos oito tipos de ácido hialurônico em um produto, saiba que eles variam em peso, mas também em funcionalidade.

Crédita: Erik Dungan/Unsplash

Então, lá vai! Conheça quem são esses oito super amigos da hidratação da sua belíssima pele:

  • Sodium Hyaluronate Crosspolymer: é o de maior peso molecular no nosso Hidratante Firmador. Ele funciona como um "véu de hidratação". Ele também mantém a umidade da pele e com isso, ajuda a prevenir sinais.
  • Sodium Hyaluronate: é o sal de sódio do ácido hialurônico, que atrai água do ambiente para a pele. Tem alto peso molecular e, portanto, é responsável por uma hidratação superficial.
  • Hydroxypropyltrimonium Hyaluronate: é uma molécula filmógena, que é responsável por uma hidratação prolongada da pele.
  • Sodium Acetylated Hyaluronate: também conhecido como Super Ácido Hialurônico! É um tipo de NMF (Natural Moisturizing Factor), que é fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo (camada mais externa da pele). Funciona como agente de ligação com a água.
  • Potassium Hyaluronate: é o sal potássico do ácido hialurônico, responsável por drenar a água do interior da pele para a superfície. Por que isso é ótimo? Garante que a epiderme esteja constantemente hidratada. Quem não quer, não é mesmo?
  • Hydrolyzed Sodium Hyaluronate: assim como o Potassium Hyaluronate, é de baixo peso molecular e consegue penetrar nas camadas da pele. Ele será quem garantirá a hidratação interna. É um umectante da pele.
  • Hydrolyzed Hyaluronic Acid: também de baixo peso molecular, é um umectante da pele na forma de ácido hialurônico hidrolisado. A molécula dele é tão pequena, que penetra com facilidade no estrato córneo.
  • Hyaluronic Acid: esse tem baixíssimo peso molecular, menos de 10 kilodaltons. É o que dá hidratação fundamental e profunda, facilmente absorvida pela pela e promove a geração de Aquaporina 3.
Crédito: Yoann Boyer/Unsplash

E o que é Aquaporina 3?

As aquaporinas são canais formados por proteínas que atravessam a membrana celular e permitem a entrada e saída de água. Com o passar dos anos, elas perdem seus efeitos, fazendo com que as células fiquem menos irrigadas, menos hidratada. A pele (e os rins, aparelhos respiratório e digestório) é irrigada por ela, a Aquaporina 3. Promovendo a geração dela, estimulamos a irrigação das células, mantemos a hidratação e conseguimos combater o envelhecimento precoce. Bacana, né?

Quer incluir o Hidratante Firmador na tua rotina de skincare? Abaixo, a gente te mostra como ele funciona nas diferentes camadas da pele:

https://www.youtube.com/watch?v=XjzVE79PylM&t=4s

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

Como cuidar da área dos olhos?

Como cuidar da área dos olhos?

O Antioxidante Hidratante é o melhor aliado para combater linhas de expressão, bolsas, olheiras de cansaço e os pés de galinha.
Saiba mais

buscar

sua sacola

  • Loading