8 tipos de ácido hialurônico: para que serve cada um?

8 tipos de ácido hialurônico: para que serve cada um?

Quer entender como cada um dos tipos de ácido hialurônico age na sua pele? Aqui a gente fez uma listinha completa e bem explicadinha: hidratadíssimas, meu bem!

Não é à toa que o ácido hialurônico se tornou um dos ingredientes mais populares e queridos do skincare (e que está presente no nosso querido Hidratante Firmador!). Além de hidratar, o ativo ajuda a evitar a flacidez e linhas de expressão, deixando a pele viçosa e com sua barreira cutânea íntegra. E mais: por ser produzido pelo nosso próprio corpo ele não é rejeitado por nenhum tipo de pele, e tem benefícios para todas as idades.

+ 5 mitos ou verdades sobre ácido hialurônico

O ácido hialurônico, a gente relembra, é uma grande molécula de açúcar que é produzida naturalmente pelo nosso organismo. Ele é um grande umectante, o que significa que retém uma enorme quantidade de água (até mil vezes seu peso!).

O ácido hialurônico está presente nas articulações e até no nosso globo ocular, mas surge em maior quantidade na nossa pele, mantendo-a hidratada e elástica. Porém, a partir dos 25 anos, sua produção começa a entrar em queda - por isso a reposição por cosméticos. Além de recuperar a elasticidade e firmeza da pele, como aponta este estudo clínico, um outro benefício do uso do composto é que, como é responsável por preencher espaços entre as células, acaba atuando no preenchimento natural de sinais e linhas de expressão, proporcionando uma textura mais uniforme da pele, indicam estudos.

Tudo bem, mas vários tipos de ácido hialurônico?

O ácido hialurônico pode ter pesos moleculares distintos. De forma geral, os de alto peso molecular (acima de 1000 kilodaltons) ficam na superfície da pele, enquanto os de baixo peso molecular são capazes de penetrar as camadas da pele e até estimular a produção natural de ácido hialurônico.

+ Hidratante Firmador na pele sensível: essa combinação dá certo?

É exatamente por isso que alguns produtos apresentam diferente tipos de ácido hialurônico em suas fórmulas, com variados pesos moleculares. Você sabia que nosso Hidratante Firmador reúne oito tipos de ácido hialurônico?

Tá, mas o que isso significa? Que cada uma dessas oito formas, em três pesos, vai agir de uma maneira na sua pele, garantindo uma hidratação poderosa e profunda. Uma forma vai manter a umidade da sua pele, outra vai hidratar superficialmente, outra vai promover uma hidratação mais prolongada, enquanto outra vai ser fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo.

+ Quais são as diferenças entre o Antioxidante Hidratante e o Hidratante Firmador da Sallve?

Tem ainda uma forma que vai drenar a água do interior da sua pele para a superfície, garantindo que sua epiderme esteja sempre hidratada, e ainda a forma que garante a hidratação interna, além da que penetra com facilidade no estrato córneo e a que é facilmente absorvida pela pele e promove a geração de Aquaporina 3, que irriga a nossa pele.

Para te ajudar a entender o que cada um dos tipos de ácido hialurônico faz e como reconhecê-los na lista de ingredientes do Hidratante Firmador, te apresentamos cada um deles abaixo.

  • Sodium Hyaluronate Crosspolymer: é o de maior peso molecular no nosso Hidratante Firmador. Ele funciona como um "véu de hidratação", mantendo a umidade da pele e, por isso, ajuda a prevenir linhas finas.
  • Sodium Hyaluronate: é o sal de sódio do ácido hialurônico, que atrai água do ambiente para a pele. Ele tem alto peso molecular e, portanto, é responsável por uma hidratação superficial.
  • Hydroxypropyltrimonium Hyaluronate: é uma molécula filmógena, responsável por uma hidratação prolongada da pele.
  • Sodium Acetylated Hyaluronate: também conhecido como super ácido hialurônico! É um tipo de NMF (Natural Moisturizing Factor), que é fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo (camada mais externa da pele). Funciona como agente de ligação com a água.
  • Potassium Hyaluronate: é o sal potássico do ácido hialurônico, responsável por drenar a água do interior da pele para a superfície - o que é ótimo pois garante que a epiderme esteja constantemente hidratada.
  • Hydrolyzed Sodium Hyaluronate: assim como o Potassium Hyaluronate, ele tem baixo peso molecular e consegue penetrar nas camadas da pele. Ele é quem garantirá a hidratação interna, sendo um umectante da pele.
  • Hydrolyzed Hyaluronic Acid: também de baixo peso molecular, é um umectante da pele na forma de ácido hialurônico hidrolisado. A molécula dele é tão pequena que penetra com facilidade no estrato córneo.
  • Hyaluronic Acid: esse tem baixíssimo peso molecular, menos de 10 kilodaltons. É o que dá hidratação fundamental e profunda, facilmente absorvida pela pele, e promove a geração de Aquaporina 3.

E o que é Aquaporina 3?

As aquaporinas são canais formados por proteínas que atravessam a membrana celular e permitem a entrada e saída de água. Com o passar dos anos, elas perdem seus efeitos, fazendo com que as células fiquem menos irrigadas, menos hidratada. A pele (assim como os rins, aparelhos respiratório e digestório) é irrigada por ela, a Aquaporina 3. Promovendo sua geração, estimulamos a irrigação das células, mantemos a hidratação e conseguimos combater o envelhecimento precoce. Bacana, né?

+ Hidratante Firmador e Antioxidante Hidratante: dá pra usar junto?

Quer incluir o Hidratante Firmador na sua rotina? Um hidratante em gel com textura leve e de rápida absorção. Pensado para uso diário principalmente em peles mistas e oleosas, mas que pode trazer benefícios para todos os tipos de pele. Com 8 formas e 3 diferentes pesos moleculares de ácido hialurônico, pantenol e fermentados vegetais, garante hidratação por até 48h, hidrata as diferentes camadas da pele e ajuda a amenizar a aparência de linhas finas. Já o cogumelo fu ling age para aumentar a luminosidade e o viço da pele.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog