A importância de se limpar a pele antes da esfoliação

A importância de se limpar a pele antes da esfoliação

Sabia que é essencial lavar o rosto antes de partir para a esfoliação? Aqui você aprende por quê.

Você já sabe tudinho sobre a ordem em que deve aplicar seus produtos em sua rotina de skincare: comece da textura mais leve para a mais pesada / densa, terminando, invariavelmente, com o protetor solar. Traduzindo em produtos, fica assim: limpador, tônico, sérum, creme para os olhos, tratamentos localizados, hidratante, óleo (se você usa). E finalmente, protetor solar.

Mas tá, e aí? Onde entra a esfoliação? Como nós já te explicamos aqui, a esfoliação aprofunda a limpeza da sua pele, fazendo parte desta etapa inicial da sua rotina. Mas é importantíssimo sempre lembrar: o esfoliante vem sempre depois de você lavar o rosto, tá?

"É sempre muito importante limpar a pele. Muitas vezes nós não temos noção da sujidade da pele só de olhar para ela. Isso porque os poluentes, por exemplo, impregnam na pele, e muitas vezes não podemos visualizá-los. Eles podem prejudicar bastante", explica a dermatologista Dra. Denise Steiner. "Inclusive, hoje em dia se sabe que a junção da radiação ultravioleta batendo na pele combinada aos poluentes já acumulados nela podem intensificar sua oxidação e potencializar problemas dos mais variados na pele, como envelhecimento precoce, manchas e inflamações".

Por que tem que lavar antes?

A Dra. Denise segue explicando que se você não limpa a pele antes de esfoliá-la, corre o risco de, com o atrito da esfoliação, provocar uma reação negativa da sua pele, além de ajudar ainda mais a penetração desses agentes acumulados na sua pele ainda mais fundo: "Eventualmente aquele atrito promove uma vasodilatação e você tem uma facilidade maior de penetração. O esfoliante facilita a penetração de tudo o que você vai passar nela depois, mas com uma pele que não está limpa, você acaba facilitando junto a entrada de resíduos e agentes poluentes que estejam acumulados na superfície da sua pele".

Equilíbrio é chave

Nós já falamos aqui também sobre a importância de uma esfoliação equilibrada, com produtos suaves para a sua pele, que não a machuquem. Dra. Denise, por sua vez, reforça a lição: "Lembre-se sempre de que quando sua pele está saudável ela tem uma alta capacidade de troca, então tenha sempre claro em sua cabeça por que você está esfoliando. Se é porque sua pele está um pouco grossa, se ela eventualmente está com algum comedão... Bem indicada, a esfoliação é interessante, sempre com equilíbrio, nunca todos os dias".

Que tal inserir nosso Esfoliante Enzimático na sua rotina de skincare? Reunindo três tipos de esfoliação - física, química e enzimática -, ele retira o acúmulo de células mortas da sua pele e até cravos, deixando seus poros desobstruídos e sua pele viçosa. Tudo de forma bem suave, reparando, para arrematar, a barreira lipídica da pele. Você pode usa-lo duas vezes por semana, em dias alternados.

Voltar para o blog