Menopausa e a pele: o que acontece, quando começa e como cuidar

Menopausa e a pele: o que acontece, quando começa e como cuidar

A nossa comunidade pediu e a Sallve responde: hoje a nossa conversa é sobre a pele e a menopausa. Quando ela chega? Quais são os cuidados para a pele?

A nossa vida é formada por vários ciclos, que trazem mudanças constantes e que transformam o nosso corpo e, claro, a nossa pele. Quem passou dos 25 anos, por exemplo, começa a sentir a queda na síntese do colágeno - nos primeiros anos da menopausa, as mulheres sofrem uma queda ainda mais drástica, perdendo quase 30% da produção dessa proteína tão amiga da nossa pele. Mas é só isso?

"A menopausa é um marco, correspondendo ao último ciclo menstrual, que foi seguido por doze meses de amenorreia - ou seja, é a parada permanente da menstruação. Ainda hoje, persiste uma ideia errônea que associa feminilidade aos aspectos da fertilidade e da juventude, o que pode fazer com que as mulheres, após a menopausa, sintam-se incapazes de desempenhar normalmente suas atividades ou empreenderem-se em novos projetos de vida", aponta a Dra Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora na Sallve.

+  Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

Quando a menopausa chega?

A menopausa chega por volta dos 48 anos, mas pode acontecer antes ou depois disso, entre 45 e 55. "A puberdade precoce está fazendo com que muitas mulheres menstruem mais cedo, e a expectativa de vida não para de crescer. Hoje, a expectativa de vida da mulher brasileira é de 76,7 anos, enquanto há 30 anos era de 65,7. Porém, a idade média em que a mulher brasileira chega à menopausa continua a mesma: 48,1 anos. O período pós-menopausa se torna cada vez mais longo, tornando necessário compreender cada vez mais e assimilar as mudanças físicas e psíquicas que o envolve. São várias as alterações fisiológicas e comportamentais na mulher.

+ Envelhecimento da pele: como funciona e o que acontece no nosso corpo?

Os sintomas normalmente apresentam-se alguns anos antes da menopausa, persistem por vários anos após sua instalação e acometem de 60% a 80% das mulheres. São eles:

  • Fogachos, ondas de calor;
  • Alterações do sistema urogenital;
  • Alteração de humor: ansiedade, depressão;
  • Alteração do sono, insônia;
  • Diminuição ou perda da libido;
  • Ganho de peso;
  • Edemas no corpo;
  • Dores nas articulações e de cabeça;
  • Hipertensão;
  • Alterações cutâneas.

Um dos sintomas mais persistentes, aponta a Dra Liliana, é a onda de calor. "80% das mulheres referem ondas de calor, fogachos e rubor súbito da face, pescoço e tórax, acompanhado por uma sensação de calor corporal intenso, que finaliza com uma sudorese profusa". Os fogachos podem persistir por mais de um ano, podendo chegar até a quatro anos.

+ 12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

O que acontece com a pele na menopausa?

A Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica na menopausa ocorrem alterações hormonais e isso impacta diretamente na nossa pele. “Há a diminuição importante de estrogênio e progesterona. A consequência dessa diminuição hormonal na pele é o afinamento da espessura da pele e diminuição das fibras de elastina e colágeno. O resultado é uma pele mais fina, enrugada e flácida, com sensação de pele ‘esturricada’ e ‘craquelada’”, explica a médica.

A Dra. Liliana complementa e conta que a pele ficar mais seca é um dos primeiros sintomas: “A menopausa aumenta a produção de mediadores inflamatórios, a reatividade vascular, a proliferação endotelial e a redistribuição de gordura. Um dos primeiros sintomas é o aumento da secura da pele, acompanhada pela perda de firmeza e da elasticidade, com alteração ultra estruturais nas fibras elásticas.”

+ Rugas: o que são, quais os tipos e quais as diferenças entre elas

“Há o afinamento epidérmico - a perda de espessura da pele é de 1,1% ao ano -, diminuição de colágeno dérmico, em especial o I (80%) e III (15%), a diminuição da hidratação, a flacidez e alteração da cicatrização cutânea”, completa ainda a Dra. Lililiana.

Além da pele do rosto, temos que falar de outros lugares. Há ainda a manifestação na pele do pescoço e colo, na mão, nos pés (rachaduras) e nos cabelos: com alterações do número, densidade, qualidade e pigmentação dos cabelos femininos. Por fim, as alterações 3D: as mudanças estruturais relacionadas com ação muscular, flacidez da pele, perda da sustentação óssea e diminuição do volume dos compartimentos de gordura faciais.

+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

É possível que a mulher sinta alguma coisa na pele já na pré-menopausa? “Pode haver. O grande ‘vilão’ das alterações da pele na menopausa é a diminuição do estrogênio. Portanto, dependendo dos níveis de estrogênio na pré-menopausa, a mulher já pode apresentar os primeiros sintomas”, completa a Dra. Paola.

Mas calma lá! Não é o fim do mundo, e você pode se cuidar para viver bem com a sua pele, amando a sua pele. Aliás, o carinho conosco faz um bem danado, em todas as fases da nossa vida. E nessa não poderia ser diferente: alguns cuidados simples se refletem na nossa pele e nos devolvem o viço. A prática de exercícios físicos e a escolha da alimentação, por exemplo, são essenciais, unidos ao ritual com os cosméticos.

O cabelo e a unha sofrem alterações na menopausa?

Sim, a menopausa pode causar algumas alterações nas unhas e também nos cabelos.

+ Linhas de expressão: o que são, como prevenir e como cuidar

“A diminuição importante do estrogênio também leva a alteração do crescimento e do ciclo do folículo piloso. Com isso pode haver mais queda de cabelos, afinamento dos fios de cabelos e seu enfraquecimento. As unhas podem ficar mais frágeis, sendo necessário hidratá-las e fortalecê-las”, explica a Dra. Paola.

Como cuidar da pele na menopausa?

A Dra. Paola indica que o ideal é montar uma rotina que dê atenção extra aos pontos que ficam em desequilíbrio durante a menopausa.

+ Retinol: o que é e quais são os benefícios do ativo para a pele?

“Hidratar muito bem, usar fotoproteção diariamente, usar ativos antioxidantes. Também podemos fazer procedimentos que estimulam a produção de novas fibras de colágeno, como os bioestimuladores injetáveis ou ultrassom microfocado, por exemplo.”

E quais ativos podem ajudar na rotina de cuidados diários com a pele? Ativos super hidratantes, com o ácido hialurônico e o pantenol, antioxidantes potentes (olá, vitamina C e astaxantina), além dos renovadores celulares, como os AHAs e, claro, o retinol, que ainda contribui muito para estímulo da produção de colágeno.

Dicas para alimentação

A Dra Liliana indica que o suporte nutricional é essencial para a mulher na menopausa:

  • Beba bastante águapara ajudar a eliminar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.
  • Adote uma alimentação rica em alimentos naturaise pobre em alimentos industrializados.
  • Invista em cereais integrais, legumes, hortaliças e frutas.
  • Tenha uma dieta rica em fitoesteróis: soja, tofu, missô e sementes de linhaça. A dermatologista indica: "Consuma diariamente uma colher de sopa de linhaça moída. Ela contém ligninas, que são fitonutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e reduzir o colesterol.
  • Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) regulam a produção do estrógeno e protegem o coração. São eles: peixes de águas frias, como salmão, bacalhau, atum e também sementes, além da vitamina E.
  • Reduza o consumo de carne vermelha.
  • Evite alimentos fontes de gordura saturada.
  • Evite bebidas gaseificadas (água com gás, refrigerantes, que interferem com o cálcio do organismo).
  • Cafeína e álcool agravam o aparecimento das ondas de calor.

Vamos combinar uma coisa? Não precisamos mirar em uma beleza inalcançável. A nossa pele perfeita é a pele saudável, pele limpa, bem cuidada, viçosa, hidratada e protegida. Cuidando da alimentação e mantendo uma rotina de skincare podemos focar no que importa: aprimorar sua beleza natural.

Família Sallve

Com todos os benefícios e efeitos do Antioxidante Hidratante, nossa fórmula do Antioxidante Hidratante FPS 30 reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB, se tornando a opção mais eficaz e prática para cuidar bem da pele.

+ 7 benefícios incríveis do Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB

Desenvolvido para rosto, região abaixo dos olhos e pescoço, ele combina o poder do Ácido Hialurônico a 6 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Cafeína e Carnosina. Graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele. A loção cremosa também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele.

Só ele: previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, protege contra a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição oferece proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Hidratante Firmador

Seja para quem quer um aliado na pele jovem para manter o tão amado viço, ou para quem quer um boost para tratar a pele madura, é aqui que entra o nosso Hidratante Firmador.

Ele potencializa a firmeza, hidrata profundamente, suaviza linhas finas, aumenta a luminosidade da pele - e de quebra dá um efeito tensor instantâneo. Tudo o que a gente quer, não é mesmo? 

Único sérum-gel com oito formas (e três pesos) de Ácido Hialurônico feito para agir em diferentes camadas da pele. Também conta com Pantenol, Cogumelo Fu Ling e Extrato de Tara.

Sérum Uniformizador

O Sérum Uniformizador é uma fórmula multifuncional testada em peles sensíveis, poderosa no tratamento e prevenção de manchas, olheiras pigmentares e linhas finas.

Combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar. A niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva. O nanoácido tranexâmico e o alpha-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. E óleo de rosa mosqueta, um antioxidante com ação hidratante e cicatrizante. Fórmula única que trata todos os níveis da hiperpigmentação sem agredir a pele, sendo compatível até para peles sensíveis.

Óleo Antioxidante Facial

O Óleo Antioxidante Facial é um óleo concentrado de tratamento, com textura aveludada e que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele.

Sua fórmula com astaxantina, vitamina c, quercetina, phytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Óleo Antissinais

O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega resultados incríveis, além de uma potente hidratação da pele já no primeiro uso, reduzindo a aparência de poros e linhas, promovendo viço e luminosidade. Em longo prazo, uniformiza manchas e textura da pele, estimula o colágeno, reduz profundidade de rugas e aumenta a elasticidade e firmeza da pele.

Além do retinol que proporciona a renovação da pele, ele contém fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e hidratação da pele.

Máscara Super Renovadora

A fórmula da Máscara Super Renovadora é uma poderosa combinação de 6% Ácido Lático, 4% Ácido Glicólico, LHA e Retinol Biomimético para promover uma esfoliação química potente.

Depois de, no máximo, 15 minutos de ação, vem o resultado: uma pele mais luminosa, com textura mais uniforme, aparência de poros reduzida, além de suavizar cicatrizes de acne, linhas finas e manchas. O creme oferece um sensorial gostoso e macio. Contém Alfa Bisabolol para reduzir a irritação dos ácidos.

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

E aí, que tal incluir as nossas fórmulas na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

 

Voltar para o blog