Como funciona a ação secativa da Linha Antiacne?

Como funciona a ação secativa da Linha Antiacne?

Também aproveitamos para te explicar como ele ajuda na prevenção de cravos e espinhas

O Sérum Antiacne é tão amado pela nossa comunidade que virou uma linha inteirinha: chegou a Linha Antiacne, com fórmulas poderosas inspiradas por acnes reais. Especialista em pele acneica, a linha conta com quatro fórmulas, além do Sérum Antiacne - o Limpador Antiacne, o Tônico Antiacne, o Óleo Antiacne e a Máscara Antiacne.

A Linha Antiacne reúne ativos poderosos para acolher a sua pele: sua proposta é a de controlar a oleosidade da pele sem ressecar, acalmar a irritação e inflamação das espinhas, fortalecer a barreira de proteção, reduzir a vermelhidão e amolecer cravos e secar espinhas, acelerando o processo de recuperação da pele.

Para quem tem acne, a ideia de uma linha secativa que não resseca a pele é incrível, né? Mas como funciona a ação secativa da Linha Antiacne? É isso que a gente vai te explicar hoje.

Ação secativa: quem são os aliados?

Para os que têm pele oleosa ou acneica, o ácido salicílico, presente nas fórmulas do Limpador Facial, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, é um grande amigo, e não a toa: o ativo é uma conhecida substância anti-inflamatória. O composto entra na categoria dos beta-hidroxiácidos (BHA) e, com isso, a parte “hidroxi” da molécula é separada da parte ácida por dois átomos de carbono. Isso é importante nessa história, porque torna o ácido salicílico mais solúvel em óleo, penetrando com mais facilidade nos poros.

+ Manchas de espinhas: o que são, por que acontecem e como tratar

O benefício mais conhecido do ingrediente tem a ver com suas propriedades esfoliantes. Ele descola as células mortas da pele, além de facilitar a remoção da sujeira da superfície e também de dentro dos poros, desobstruindo os que estão “entupidos”, o que é excelente para quem tem (surpresa!) acne. É justamente essa ação que faz com que o ácido salicílico aja como secativo de espinhas - que são poros entupidos e inflamados.

Já a melaleuca, presente na fórmula do Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne e Óleo Antiacne, tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antissépticas. Por conter o composto 4-terpineol, ela combate certas bactérias, inclusive a bactéria Propionibacterium acnes, que é a responsável pela inflamação causada pela acne vulgar.

A acne é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo de sebo e, com isso, se formam cravos. Além disso, bactérias podem se proliferar nesse poro entupido, com acúmulo de sebo. E é aí que os tecidos da pele podem inflamar e gerar a conhecida e famosa espinha.

+ Linha Antiacne: resultados a curto, médio e longo prazo

Na fórmula do Sérum Antiacne, a melaleuca entra ajudando a controlar a população de bactérias da pele, o que acaba ajudando a fazer uma espécie de “limpeza” nessa espinha, ajudando a reduzir a inflamação. Enquanto isso, o ácido salicílico aparece para desobstruir os poros e evitar que o sebo continue se acumulando por ali. Dessa forma, você tem não só um poderoso secativo como também uma Linha completa que vai ajudar na prevenção de cravos e espinhas ao manter sua pele limpa e seus poros desobstruídos.

Apesar das estrelas dessas funções serem a melaleuca e o ácido salicílico, a niacinamida, presente nas fórmulas do Limpador Antiacne, Tônico Antiacne e Sérum Antiacne, também ajuda, controlando a oleosidade na glândula sebácea e atuando como anti-inflamatório, auxiliando a acalmar a pele e também no processo de cicatrização da espinha.

+ Linha Antiacne: como montar sua rotina diurna e noturna

Vale citar também a alantoína, presente na Máscara Antiacne: ela é um ativo de ação calmante e anti-inflamatória que auxilia na cicatrização das feridas causadas pela acne, auxiliando na recuperação da função de barreira da pele. O alfa-bisabolol, também presente na fórmula, tem ação cicatrizante e anti-inflamatória, assim como a centella asiática.

Abaixo, você consegue ver nas imagens de testes da Máscara Antiacne, seu efeito em cravos e espinhas:

MÁSCARA ANTIACNE
Foto do dia 0 e, à direita, após 28 dias de uso

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

A importância da hidratação

A Dra. Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve, porém, aponta outro fator importante nessa ação secativa da Linha Antiacne: a hidratação. "A acne é uma manifestação cutânea multifatorial, ou seja, muitos fatores envolvidos e contribuindo para seu aparecimento. O interessante da Linha Antiacne é que seu desenvolvimento considerou esses diversos aspectos, com uma combinação de produtos e ingredientes que agem de maneira complementar, englobando limpeza, tratamento e hidratação".

A dermatologista explica que a acne tem como uma de suas manifestações dermatológicas o comprometimento da barreira cutânea, que protege a pele de agressões externas. Quando ela está em dia, sua pele está protegida e muito menos suscetível a ficar irritada, por exemplo. Além disso, não há espaço para o tão falado efeito rebote, que é quando sua pele produz mais óleo justamente para compensar essa barreira cutânea fragilizada.

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

"O Óleo Antiacne chega justamente com essa proposta de reequilibrar a produção de óleo da pele, mantendo a barreira cutânea íntegra", ela segue. "A acne está associada a alterações da barreira cutânea por conta de alterações da composição do estrato córneo. Isso ocorre pela diminuição da quantidade de ceramidas, que são lipídeos. Estes lipídeos representam um ingrediente da composição da barreira cutânea, fundamental para sua integridade. Também dentre os fatores da fisiopatologia da acne está a presença e produção de mediadores inflamatórios. E com a liberação destes, há também mais comprometimento da barreira cutânea. Nesse sentido, um olhar para a barreira cutânea, que é feito através de agentes de hidratação e componentes que agem na inflamação, torna-se um recurso fundamental numa abordagem ideal no paciente com acne".

Ela volta a citar a niacinamida, uma das estrela da linha: "A niacinamida é um agente multifuncional que agrega 2 benefícios.,Ela tem uma ação antiinflamatória associada, entre outros benefícios, ao estimulo da produção de ceramida, refletindo na melhora da integridade da barreira cutânea".

Família Sallve: quem mais pode ajudar?

Quando o assunto é prevenir o aparecimento de cravos e espinhas, temos mais integrantes da família Sallve que podem te ajudar também, além do Sérum Antiacne.

Nosso Esfoliante Enzimático, por exemplo! Ele combina três ações (enzimática, física e química) para promover uma ação mais poderosa e prolongada. Com Enzimas de Romã, AHA de frutas e partículas naturais de bambu, ele tem entre suas principais funções remover as células mortas sem agredir a pele, estimular a renovação, uniformizar textura da pele e, claro, remover progressivamente os cravos.

+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar

micropartículas de bambu

Outro amigo é o Tônico Renovador. Na fórmula, AHA 7% (combinação dos ácidos glicólico, málico e lático) para limpar e esfoliar a pele sem ressecar. Entre seus muitos benefícios, ele limpa poros e remove o excesso de sebo, renova a pele, hidrata controlando a oleosidade e ajuda na redução de cravos e espinhas.

ácido málico
Voltar para o blog