Ácido glicólico: o que é, para que serve e quais os benefícios

Ácido glicólico: o que é, para que serve e quais os benefícios

O ácido glicólico promove uma esfoliação química e faz maravilhas pela pele com poros dilatados, cicatrizes de acne e manchas.

Conheça o seu novo melhor amigo: prazer, ácido glicólico! Pode parecer exagero já ir apresentando um ingrediente dessa forma, mas ele já é íntimo e é um verdadeiro astro no mundo dos cosméticos. Ah, se você não lembra (ou não viu), nós já até falamos um pouco sobre as vantagens que ele traz para a pele acneica. Sim, isso mesmo, ele é aliado na luta contra cravos e espinhas!  

A gente já adianta que não há motivos para se assustar só porque você leu o nome ácido ali em cima. As vantagens são tantas, que até o final desse texto você já vai ter entendido perfeitamente o motivo dele ser tão bem falado por aí e, inclusive, usado em consultórios de dermatologistas para fazer peeling, além de fazer parte da fórmula do nosso Tônico Renovador. Mas vamos lá...

Ácido glicólico: o que é?

O ácido glicólico faz parte da família dos alfa-hidroxiácidos, conhecidos também como AHAs, e é encontrado na cana-de-açúcar. Dentro da família, que também abriga o ácido lático (que também está na composição do Tônico Renovador), é o que tem menor peso molecular, permitindo que penetre mais profundamente na pele, proporcionando resultados mais rápidos e eficazes do que os outros AHAs.

O que o ácido glicólico faz?

A maior e mais conhecida função do ácido glicólico é promover a renovação celular. Ele faz isso por meio da esfoliação e da descamação da pele. Com isso, ele também estimula a produção de colágeno, proteína responsável por deixar a pele mais resistente e elástica.

Quais os benefícios?

    • Minimiza linhas de expressão: como estimula a produção de colágeno e elastina, o ácido glicólico ajuda a reduzir a aparência das marcas causadas pelo envelhecimento.
    • Clareia manchas: ao proporcionar a renovação celular, o ácido glicólico acelera a eliminação do excesso de pigmento na pele, como o causado pelo melasma, por exemplo. Com isso, há um clareamento uniforme das manchas onde o ácido foi aplicado. 
    • Controla a oleosidade: como já falamos, por conta de seu baixo peso molecular, o ácido glicólico penetra a pele rapidamente e ajuda a manter os poros livres do sebo excessivo. Assim, previne o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade.
    • Adeus, cicatrizes deixadas pela acne: para quem tem pele acneica, as cicatrizes podem ser um pesadelo. Como esfolia profundamente a pele, o composto promove a renovação celular e minimiza bastante a aparência de cicatrizes deixadas pelas inflamações causadas pela acne.
    • Melhora a textura da pele: sim, o ácido glicólico devolve aquele viço saudável para a sua pele. Ele minimiza a aparência de poros dilatados e melhora a textura da pele. 

Tem contraindicação?

Costuma ser bem aceito por todos os tipos de pele, porém, quem tem pele sensível deve ter cuidado com a concentração do ingrediente, pois pode causar vermelhidão e ardência se a dose for alta demais. Nos cosméticos, é comum e seguro encontrar concentrações de até 10%.

Além disso, durante o tratamento com ácido glicólico, é importantíssimo passar sempre e to-dos os dias filtro solar, porque sua pele pode estar mais sensível à luz solar.

Pode usar ácido glicólico na pele negra?

A Dra Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve explicou: "a única questão do ácido glicólico é que ele costuma ser um pouco mais agressivo. Tem que tomar cuidado em peles negras que são sensíveis, que estão fazendo algum tratamento ou com muita inflamação".

Família Sallve

Que tal incluir o Tônico Renovador na sua rotina de skincare? Ele tem em sua composição 7% de AHAs: 4% de ácido glicólico, 1% de ácido lático e 2% de ácido málico, além de Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis. 
O Tônico Renovador pode ser aplicado com as mãos ou com uma toalhinha de algodão após a higienização da face, uma vez ao dia. É recomendado intercalar o uso na primeira semana para a pele se acostumar ao produto. E a partir da semana seguinte, se pode usar diariamente. É importante concluir a rotina da manhã sempre com o protetor solar, combinado?

Máscara Super Renovadora

O ácido glicólico também está presente na nossa Máscara Super Renovadora.Uma poderosa combinação de 10% de AHAs (6% Ácido Lático, 4% Ácido Glicólico), LHA e Retinol Biomimético para promover uma esfoliação química potente.

Depois de, no máximo, 15 minutos de ação, vem o resultado: uma pele mais luminosa, com textura mais uniforme e aparência de poros reduzida. o creme oferece um sensorial gostoso e macio e contém Alfa Bisabolol para reduzir a irritação dos ácidos.

É importante ressaltar que tanto o Tônico Renovador, quanto a Máscara Renovadora promovem a renovação celular, portanto não devem ser usados no mesmo dia, tá?

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa.

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

  E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele.

Algumas referências e estudos usados para este texto

Glycolic acid peel therapy – a current review

What is glycolic acid and why should I be using it?

Retinoic acid and glycolic acid combination in the treatment of acne scars

Comparative Study for the Treatment of Melasma

Glycolic Acid – FDA

Uso de peeling de ácido glicólico no tratamento da pele fotodanificada

Atuação do Ácido Glicólico no Envelhecimento Cutâneo

Glycolic Acid - Paula's Choice

Chemical Peels in Dark Skin

Why This On-Trend Ingredient Could Spell Bad News For Dark Skin Tones

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog