Ácido Hialurônico é melhor para pele seca?

Ácido Hialurônico é melhor para pele seca?

Esse ingrediente dá um show na hora da hidratação

O Ácido Hialurônico é aquele ingrediente que pode (e deve) ser reverenciado, sim, pelas suas propriedades hidratantes e por seu um grande aliado no combate ao envelhecimento precoce. Um superstar, como você bem sabe: a gente já falou por aqui. Mas exatamente por essa grande função hidratante, será que só pele seca se beneficia?

Antes de tudo, talvez seja bacana entender um ponto. Esse ingrediente queridinho pode ter pesos moleculares distintos. Se for de alto peso molecular, acima de 1000 kilodaltons, fica na superfície da pele, absorvendo água do ambiente e retendo-a.  Alô, hidratação!

Crédito: Engin Akyurt/Pexels

Agora, se for de baixo peso molecular, com até 50 kilodaltons, penetra na camada da pele e estimula a produção natural de ácido hialurônico. Ou seja, nesse caso, os benefícios para sua pele podem ser ainda melhores!

Assim, fica mais fácil responder se a pele seca se beneficia mais ou se só ela se beneficia do uso do ácido hialurônico. Com a palavra, a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD):

"Se o ativo for de alto peso molecular, sim. A pele seca é a que mais se beneficia. Porém, se o ácido hialurônico presente no dermocosmético for de baixo peso molecular, todas as peles se beneficiam".

Dito isto, a Dra. Paola ainda faz um adendo e explica que, quando falamos em uso tópico, peles mais ressecadas e maduras - naturalmente menos hidratadas – costumam mesmo receber indicações para receber ácido hialurônico. Por que?

Crédito: Marco Lima/Pexels

"O ativo pode ser comparado a uma esponja. Ele 'puxa água' da derme (camada mais profunda da pele) e armazena essa água, mantendo a pele bem hidratada. Com a idade (entre 25 a 30 anos), a produção desse ácido cai, e sua qualidade também passa a ser pior. Esse processo se acelera após os 40 anos.  Portanto, dermocosméticos com esse ativo são muito bem-vindos", completa.

Todo mundo pode usar?

Sim! O ácido hialurônico costuma ser bem aceito por todos os tipos de pele e não tem contraindicações. Apesar disso, grávidas e lactantes devem consultar seus médicos sobre o uso da substância.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog