Acne adulta na pandemia: não é só você que está sofrendo!

Acne adulta na pandemia: não é só você que está sofrendo!

Está cheio de espinhas na quarentena? Você não está sozinho: entenda por que tem tanta gente sofrendo com acne adulta agora.

Desde o início da pandemia, muita gente passou a conseguir tirar, finalmente, um tempinho para cuidar da sua pele com mais calma. Seja com uma rotina mais dedicada na sexta-feira à noite; seja caprichando um pouquinho mais depois do banho durante a semana; seja colocando para jogo suas máscaras faciais. De uma forma ou de outra, você tem a consciência tranquila: tem cuidado bem direitinho da sua pele. Mas por que diabos então ela anda tão enlouquecida? Acredite, você não está sozinho: está rolando um fenômeno geral de acne adulta durante a quarentena.

Espinhas se proliferam na velocidade da luz, a textura da pele piora... Afinal de contas, o que está acontecendo? Estresse. Estresse é o que está acontecendo. E sua pele, como sempre, está respondendo a ele.

É que quando você está estressado, seu corpo produz um hormônio liberador de corticotropina, que altera os índices de cortisol no seu organismo. E esse cortisol age diretamente nas glândulas sebáceas, fazendo com que elas produzam mais óleo. Além disso, há ainda um aumento da produção de androgênios pelas mulheres. Normalmente, elas têm níveis baixos deste hormônio no organismo, mas com o stress, esses níveis aumentam. O resultado? Essas espinhas enormes que você está vendo no espelho.

A alimentação também é causa da acne adulta

Para a Dra. Camila Rosa, além do stress, outro grande gatilho desta onda de acne adulta durante a quarentena é a alimentação. Você pode não estar reparando, mas tente prestar atenção se não está comendo mais gordura, carboidratos ou alimentos processados do que o normal. "Isso faz com que haja uma alteração hormonal mesmo. Temos uma influência nas glândulas de gordura pela irregularidade hormonal, e hoje em dia sabemos também que há um eixo direto entre pele e intestino, que faz com que essa acne apareça", conta a dermatologista.

E por que essas espinhas da acne adulta estão tão doloridas?

Porque acne adulta tem essa característica mesmo: além de se concentrar na região do maxilar, ela vem com espinhas bem mais inflamadas e doloridas. "Na adolescência, as espinhas vêm com aquela pontinha amarela de pus. Na vida adulta, elas vêm como inflamações", explica Dra. Camila. Não só isso, elas podem durar mais tempo também - até um mês!

Como controlar essas lesões?

Há diversos tipos de tratamento para a acne adulta - e a grande maioria deles pede, invariavelmente, um cuidadoso acompanhamento médico, já que eles podem envolver de produtos tópicos específicos até antibióticos. Mas como cuidar da sua acne adulta em casa sem acabar espremendo suas espinhas? A Dra. Camila sugere produtos específicos para pele oleosa, à base de ácido salicílico. Durante este período, uma boa ideia é guardar os cremes mais pesados no armário, já que eles podem obstruir os poros e piorar seu quadro. "Texturas em sérum e gel, tudo o que seja mais leve, ajuda." Ainda entre as dicas da dermatologista estão máscara de argila ou chá de camomila gelado: "tudo o que seja calmante e antiinflamatório", ela explica, como óleo de melaleuca.

Acima de tudo, tenha paciência com a sua pele

Nada disso vai funcionar, porém, se você não tiver paciência e carinho com a sua pele. É fácil se desesperar, se irritar ou sair espremendo as espinhas que teimam em dolorir seu queixo. Mas calma: acredite, sua pele está reagindo a como você está se sentindo, e sentir-se mais estressado só vai piorar seu quadro. Dê aquela mexidinha na sua rotina priorizando os ativos e texturas certas, tome cuidado com uma alimentação mais balanceada, beba bastante água e permita-se relaxar um pouco. Sua pele vai responder. Pode até demorar um pouco, mas vai!

oleosidade controlada

Você já conhece nosso sérum antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Que tal inserí-lo em sua rotina de skincare?

Voltar para o blog