9 lugares em que você não pode esquecer de passar protetor solar

9 lugares em que você não pode esquecer de passar protetor solar

Bem-vindos ao bingo do protetor solar, que vai te ajudar a se lembrar de todas as regiões que você pode estar esquecendo(mas não deveria!) de aplicar filtro solar.

O protetor solar já tem lugar incontestável e insubstituível na nossa rotina de cuidados com a pele, né? Foi-se o tempo em que achávamos que bastava usar na praia ou na piscina: ele deve fazer parte da sua rotina de skincare todo dia, em todas as estações do ano e até mesmo em casa (ou dentro do avião, sabia?). É como limpar e hidratar a pele: um passo essencial, daqueles que não dá pra pular no skincare, para que a gente possa curtir o sol sem arriscar nossa saúde.

Proteger a pele: por que devemos nos preocupar?

Mas vem cá: você já parou para pensar se anda aplicando o protetor solar direitinho, até mesmo naquelas regiões que é tão fácil da gente esquecer? Não é só você, aliás: segundo um estudo da Universidade de Liverpool, quando passamos protetor solar, temos a tendência de deixar de fora 10% do nosso rosto.

Pois bem: e se a gente te dissesse que tem como te ajudar a lembrar de uma por uma? Eis..

O Bingo do Protetor Solar!

Lábios, olhos, dorso das mãos... Pode ser difícil acompanhar a checklist desses lugares que a gente tantas vezes nem se liga em passar protetor solar. E é aí que entra o Bingo do Protetor Solar: reunindo sete delas numa cartelinha só, para até mesmo os mais esquecidinhos ficarem atentos - e protegidos, claro. Vamos lá?

Orelhas

Quem aí se lembra de passar protetor solar nas orelhas? Pois é, a orelha é largamente esquecida, mas não deveria: ela está constantemente exposta ao sol por conta de sua posição, e pode sofrer com queimaduras e problemas mais sérios. Por isso, na hora de passar o protetor solar, não esqueça da região. 

Olhos

Cientistas britânicos já comprovaram que muita gente, ao passar filtro solar no rosto, esquece a região ao redor dos olhos - seja por medo de ardência nos olhos ou puro esquecimento. Por conta disso, a incidência de câncer de pele vem aumentando - para se ter ideia, as pálpebras já correspondem a algo em torno de 5% a 10% dos casos globais de câncer de pele, segundo uma pesquisa da Universidade de Liverpool. 

Dá pra entender por que: além de ser frequentemente negligenciada, a pele dessa região ao redor dos olhos é mais fina e delicada que a do resto do nosso rosto. "É uma pele que vai envelhecer mais rápido e vai sofrer mais os efeitos da exposição solar sem proteção", diz Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. "Por isso é tão importante proteger, tanto com protetor solar quanto com óculos escuros, que são essenciais e também estão dentro do protocolo de fotoproteção que a Sociedade Brasileira de Dermatologia preconiza". 

Para evitar a ardência nos olhos ao passar o protetor solar na região, Dra. Monalisa Nunes ensina: comece aplicando logo abaixo da região dos olhos, ali naquele ossinho que você sente com os dedos e vá subindo, para não aplicar muito próximo dos olhos. Já na pálpebra superior, se você tiver dificuldade, aplique entre a pálpebra móvel e a sobrancelha. "Eu aplico no rosto todo, até na pálpebra móvel, mas muita gente tem sensibilidade. É importante tomar cuidado só para o protetor solar não escorrer, ou vai arder os olhos".

Ponta e laterais do nariz

Ao passar protetor solar, você se atenta a passar o produto cuidadosamente na ponta do nariz e suas laterais? Pois a partir de agora é hora de lembrar sempre: como o nariz é dos pontos mais altos do rosto, ele está diretamente exposto às radiações solares.

Segundo o dermatologista americano Dr. Steven Wang, a região é frequentemente esquecida, e não deveria: "80% dos cânceres de pele que removo são do nariz", contou à CNN, completando: "As pessoas têm tendência a, ao aplicar o protetor solar, negligenciar o nariz ou passar rápido demais pela região". Por isso, é hora de caprichar!

Lábios

A região é extremamente sensível, e é fácil notar: quem nunca sofreu de lábio queimado ou rachado? Responsável pela transição da pele para a mucosa, os lábios têm a pele bem fina com muito menos melanina que o resto da pele do nosso corpo, por isso possuem bem menos proteção natural contra a radiação solar/luz visível. E, por serem tão delicados, os lábios estão suscetíveis a doenças de pele e queimaduras (aliás, quem tem o vírus da herpes do tipo 1 pode vê-lo reaparecer nos lábios ao se expor demais ao sol sem proteção adequada).

Para proteger seus lábios do sol, o ideal é aplicar protetor solar labial no mínimo três vezes por dia. Vai para a praia ou para a piscina? Reaplique a cada duas horas.

Nuca

Menos esquecida mas ainda assim, vale lembrar: proteger a nuca é fundamental - especialmente se você tem cabelos curtos ou prende os cabelos compridos.

Pescoço

Aproveitando, não esqueça a região do pescoço. Essa é bem fácil: quando estiver passando protetor solar no rosto, vá descendo até a região.

Costas das mãos

Você já deve ter ouvido falar que a mão é a região do nosso corpo que "envelhece mais rápido". Já parou para pensar por quê? Exatamente: elas estão sempre (literalmente!) expostas aos raios solares. Andando na rua, na piscina, na praia, dirigindo, mexendo no celular... Especialmente nos dias de hoje, em que vivemos lavando as mãos ou passando álcool em gel, a barreira cutânea da região acaba afetada. Por isso mesmo é natural que ela seja a primeira parte do nosso corpo a apresentar manchas, rugas e flacidez. Por isso, não esqueça de proteger também a pele das mãos. 

Lembra das dicas da Julia Petit para tirar o máximo de proveito da sua rotina de skincare sem precisar comprar mais nada? Uma delas é massagear as mãos com todos os cosméticos que você passa no rosto - e o mesmo vale para o protetor solar. Viu como é fácil? 

Dorso dos pés

Quando você está passando filtro solar na praia ou na piscina, chega até os pés?Pois bem: região é uma das que mais sofre com os efeitos dos raios solares, e muitas vezes manchinhas na região podem passar batidas. Por isso, nada de esquecer dos pés quando for se expor ao sol, tá?

E aí: prontos para zerar o Bingo do Protetor Solar?

Proteção na Sallve

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição. 

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele. 

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal FPS 50 hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! 😉

Voltar para o blog