Bingo! Onde será que você está esquecendo de passar filtro solar?

Bem-vindos ao bingo do protetor solar, que vai te ajudar a se lembrar de todas as regiões que você pode estar esquecendo(mas não deveria!) de aplicar filtro solar.

O protetor solar já tem lugar incontestável e insubstituível na nossa rotina de cuidados com a pele. Foi-se o tempo em que achávamos que bastava usar na praia ou na piscina: tem que usar todo dia (e até dentro do avião!). Mas será que você passa seu filtro solar em todas as regiões do seu corpo que realmente precisam de proteção, ou seja, que ficam expostas ao sol?

Como relembrar o assunto nunca é demais, nós te apresentamos o...

Bingo do Protetor Solar!

O objetivo? Marcar na sua cartelinha todas as áreas que normalmente são esquecidas na hora de aplicar o filtro solar.

O prêmio? Uma pele 100% protegida dos danos causados pelos raios solares.

E a primeira área é... seus lábios!

A região é extremamente sensível, e é fácil notar: quem nunca sofreu de lábio queimado ou rachado? Responsável pela transição da pele para a mucosa, ela também está exposta a raios UV e mudanças de clima, e qualquer dano pode resultar em algo mais sério, como queilite, herpes, queratose actínica e até câncer. Aliás, quem tem o vírus da herpes do tipo 1 pode vê-lo reaparecer nos lábios ao se expor demais ao sol sem proteção adequada.

Para proteger seus lábios do sol, o ideal é aplicar protetor solar labial no mínimo três vezes por dia. Vai para a praia ou para a piscina? Reaplique a cada duas horas (um chapéu também ajuda muito a evitar a exposição extrema dos lábios ao sol).

Em seguida, marque já na sua cartelinha: a região dos olhos!

Cientistas britânicos já comprovaram que muita gente, ao passar filtro solar no rosto, esquece a região ao redor dos olhos, mas não deveria. Afinal de contas, não é porque passamos o dia com os olhos abertos que nossas pálpebras móveis não estão expostas ao sol: nós piscamos os olhos cerca de 24 vezes por minuto! Com isso em mente, pense que a pele de nossas pálpebras é fina e delicada, por isso bastante suscetível a desenvolver células cancerígenas caso não seja protegida.

Para proteger a região, invista em um protetor solar específico para os olhos, atentando-se sempre à composição das fórmulas e suas reações em contato com as córneas. Ah, e claro! Bem além de acessório cool, os óculos de sol são excelentes aliados para proteger seus olhos dos raios solares.

A próxima região é a orelha!

Quem aí se lembra de passar protetor solar nas orelhas? Pois é, a região é largamente esquecida, mas não deveria: ela está tão exposta ao sol quanto o resto do nosso rosto, e pode sofrer com queimaduras e problemas mais sérios. 

Para facilitar a aplicação, um filtro solar em bastão ou spray pode te ajudar a proteger suas orelhas dos raios solares. Se for para a praia ou piscina, de novo, o chapéu é um perfeito complemento. 

Marcando já na cartelinha, a nuca!

Menos esquecida mas ainda sim vale lembrar: proteger a nuca é fundamental - especialmente se você tem cabelos curtos ou o hábito de usar seus fios compridos presos, deixando a área totalmente exposta.

Hoje em dia, há bonés esportivos com proteções contra raios UV específicas para a nuca, mas se você não faz uso das peças, é ainda mais fundamental proteger a nuca, tá?

Mais uma região: o dorso dos pés

Quando você está passando filtro solar na praia ou na piscina, chega até os pés com o cosmético?

Vale repensar sua resposta se ela for não: a região é uma das que mais sofre com os efeitos dos raios solares, e muitas vezes manchinhas na região podem passar batidas. 

E fechando nossa cartelinha... As costas das mãos!

Você fatalmente já ouviu falar que a mão é a região do nosso corpo que "envelhece mais rápido". Já parou para pensar por quê? Exatamente: elas estão sempre (literalmente!) expostas aos raios solares, sem perdão. Andando na rua, na piscina, na praia, dirigindo, mexendo no celular... Além disso, leve em conta quantas vezes nós lavamos as mãos por dia, o que pode sim alterar sua barreira natural de proteção.

Por isso mesmo é natural que ela seja a primeira parte do nosso corpo a apresentar manchas, rugas e flacidez. Para proteger a região, é imprescindível que você não se esqueça de passar filtro solar. Todos os dias - e reaplicá-lo, especialmente quando você lavar as mãos. O ideal, segundo especialistas, é dar aquela reforçada no protetor solar nas mãos a cada quatro ou cinco horas, ou duas vezes por dia pelo menos.

Pode parecer muito, mas sabe como é fácil se lembrar? Hábito. Da mesma forma que transformamos em hábito a aplicação de filtro solar no rosto, transformar em hábito (mesmo que com a ajuda de lembretes) aplicá-lo em outras regiões, com o tempo se torna automático. Sua pele agradece!

vamos conversar?