Para que serve um tônico facial? Como usar e quais são seus benefícios

O que é tônico facial, pra que ele serve, quais são seus benefícios, tipos... E como usar? Aqui você tem um manual completo para inserí-lo em sua rotina de skincare.

pra que serve o tônico facial

Limpar o rosto é uma etapa essencial para a saúde da nossa pele - e cada vez mais esta etapa ganha aliados. O primeiro passo você já sabe: falamos semana passada sobre a importância de se usar um limpador específico para seu rosto para, entre outros, respeitarmos a barreira cutânea da nossa pele. Ainda dentro desta etapa da limpeza, o próximo passo é tonificar a pele. É aí que entra o tônico facial.

Tônico Renovador x Tônico Antiacne: quais são as diferenças?

Mas pra que serve o tônico facial? 

Embora um bom limpador faça uma boa limpeza na nossa pele, o tônico facial aplicado em seguida, após sua higienização, vai complementar essa limpeza, retirando os resíduos que o sabonete não conseguiu remover: "O tônico é importante porque complementa a limpeza da pele, ajudando a desobstruir os poros, evitando o risco de infecções, cravos e espinhas", explica a Dra. Camila Rosa.

Além dessa limpeza profunda, o tônico tem a função de regular o pH da nossa pele e prepará-la para receber todos os ativos dos cosméticos que você vai passar em seguida: "Ele ajuda com que os ativos e cremes penetrem melhor na pele, e dependendo dos componentes presentes na fórmula, auxiliam no controle da oleosidade, hidratação e acne", continua Dra. Camila. Lembre-se sempre: pele limpa, com poros desobstruídos, é peça-chave para que tudo o que você passa nela funcione.

Como você passa o tônico no rosto?

O tônico, portanto faz a ponte entre a etapa de limpeza e tratamento da sua rotina de skincare.

Quais são os benefícios do tônico facial?

Com o passar do tempo, usando o tônico todos os dias após seu limpador, você sente a diferença: sua pele vai responder muito melhor aos ativos que você escolher passar nela, ficando mais cuidada e hidratada. Você também vai sentí-la mais viçosa e com menos cravos e espinhas.

A Dra. Camila ensina que antes de escolher um tônico, o ideal é conversar com um dermatologista para saber exatamente seu tipo de pele e o que funciona para ela, já que cada tônico pode ter componentes diferentes.

Há tônicos à base de ácido salicílico, outros à base de ácido glicólico, os hidratantes, os que ajudam a controlar a oleosidade da pele e daí por diante. Para finalizar, um conselho importante: "Fuja de tônicos a base de álcool para evitar a irritação do rosto", reforça a dermatologista. Vale sempre ressaltar: pele repuxando não é sinal de pele limpa, viu?

Como usar o tônico facial

tônico pra que serve

O tônico facial pode ser aplicado de duas formas: ou com uma toalhinha, promovendo a esfoliação física da sua pele, ou com as mãos. Ele deve ser sempre aplicado após você lavar o rosto, sobre a pele limpa.

"Quando você aplica o tônico com uma toalhinha, ele não só vai ajudar no próximo passo de limpeza da sua pele como também maximizar seu efeito de esfoliação suave", ensina Julia Petit.

"Quando você aplica o tônico com as mãos, pressionando, por exemplo, você aumenta sua penetração na pele. Passando com as mãos, você está só aplicando o tônico, sem a finalidade de limpar o rosto ou tirar algum restinho de maquiagem ou poluentes que persistiram na pele", comenta nossa Julia. "Para peles sensíveis, com rosácea ou alérgicas é ótimo aplicar um tônico com a mão, porque deixa o passo mais suave".

Aqui na Sallve, o Tônico Renovador pode ser aplicado dessas duas formas. Já o Tônico Antiacne deve ser aplicado com a toalhinha (ou algodão), para potencializar sua ação de limpeza.

Tipos de tônico facial

Há vários tipos de tônicos faciais, com diversas finalidades, por isso é importante pesquisar qual melhor se adapta ao seu tipo e condição de pele. Há primariamente os tônicos de limpeza e os tônicos de tratamento. Essas categorias desdobram-se ainda em outras:

"A maioria dos tônicos tem como função primordial a limpeza e equilíbrio do pH cutâneo. Os tônicos adstringentes, além de limpar, têm papel no controle de oleosidade e combate a acne. Já os tônicos de tratamento têm diversas funções, dependendo da composição, como tratar oleosidade, acalmar a pele e minimizar inflamações, estimular a renovação celular ou ajudar com uma ação antioxidante", lista Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Abaixo, você conhece os principais tipos de tônico facial:

Tônico adstringente:

Esse tônico tão queridinho dos brasileiros é usado para controlar a oleosidade e ajudar no tratamento da acne. Os ativos comuns em sua formulação são ácido glicólico, ácido salicilico, enxofre, extrato de chá verde, extrato de hamamélis e óleo de melaleuca. Eles são indicados com frequência para quem tem acne.

Tônico hidratante:

Esse contribui com a hidratação da sua pele, entregando ainda maciez e viço. Ácido hialurônico, aloe vera, alantoína e pantenol são alguns dos ativos comuns em suas fórmulas.

Tônico calmante:

Esses têm função antiinflamatória e calmante. Por isso, contam frequentemente com ativos como extrato de camomila, aloe vera, extrato de alcaçuz e calêndula, e são indicados para peles sensíveis.

Tônico renovador:

"O tônico renovador aumenta a velocidade da renovação celular da sua pele, funcionando como um esfoliante químico. Por consequência, ele melhora a textura da sua pele", define a dermatologista. Além disso, o viço é um de seus principais benefícios. Afinal, a renovação celular é essencial para uma pele viçosa? Nestas fórmulas, é comum encontrar ácido glicólico, ácido málico, derivados da vitamina A e ácido lático.

Tônico Renovador da Sallve

Tônico Renovador da Sallve foi formulado com AHAs 7% (combinando ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 2%) para limpar e esfoliar gentilmente a pele, minimizar poros dilatados, controlar a oleosidade sem ressecar e uniformizar a textura

Sua fórmula também conta com os extratos de alcaçuzhamamélis e physalis, que uniformizam o tom, acalmam a pele e dão viço.

Tônico Antiacne

tônico facial pra que serve

Já o Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne. Tudo isso sem deixar a pele repuxando ou ressecar.

Sua fórmula reúne melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais, o que faz dele um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto e do usado no corpo.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!