água quente cabelo

Lavar o cabelo com água quente faz mal para os fios?

Consultamos uma especialista para tirar as dúvidas e saber se é melhor lavar o cabelo com águe quente ou fria

Nossa comunidade perguntou e a gente foi atrás para responder. Afinal, lavar o cabelo com água quente faz mal para os fios? É melhor com água gelada? Conversamos com uma especialista para tirar todas as dúvidas por aqui!

água quente cabelo
Crédito: Chandler Cruttenden/ Unsplash

Água quente faz mal para o cabelo?

Bem, já podemos adiatar que sim! A água quente realmente não é a melhor amiga do seu cabelo. Com a palavra, a Dra. Kédima Nassif, tricologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

+ Cabelo oleoso e pele oleosa: existe alguma relação?

"A água quente prejudica tanto a haste capilar como o couro cabeludo. Na pele do couro cabeludo, ela causa um ressecamento com consequente produção de oleosidade rebote, tentando contornar o problema. Resultado: couro cabeludo oleoso. Nos fios, a água quente abre as cutículas levando a perda do brilho e ao ressecamento extremo", explica.

Água quente pode levar a queda de cabelo?

Apesar de ser prejudicial, como já explicamos, é muito difícil que a água quente por si só cause queda de cabelo. Porém, se você tiver dermatite seborréica, o caso pode se agravar.

"O que pode ocorrer é o agravamento ou surgimento de dermatite seborréica ou caspa pelo excesso de oleosidade decorrente da água quente e em casos intensos, a dermatite seborréica levar à queda", alerta a Dra. Kédima.

+ Banho quente: água quente faz mal para a pele?

Se você está se perguntando o que pode levar o cabelo a cair, saiba que as causas são muitas. "Por isso, diante da queda de cabelo, a visita ao dermatologista é fundamental. São causas clássicas de queda a parada de anticoncepcional, a anemia, a disfunção da tireóide, cirurgias e estados infecciosos, emagrecimento e dietas restritivas", aponta a dermatologista.

água quente cabelo
Crédito: Pexels/ Karolina Grabowska

O que é melhor: lavar o cabelo com água quente ou fria?

Primeiro, como você já deve imaginar, nada de água muito quente, prefira morna. O primeiro passo é lavar o couro cabeludo com xampu, mas esse não deve ser aplicado diretamente sobre os fios de cabelo. O xampu deve ser aplicado nas mãos e distribuído uniformemente na pele do couro cabeludo.

+ Você sabe qual o seu tipo de cabelo?

"Nunca deve ser aplicado diretamente para não concentrar o produto em uma área e não aplicar em outra. Não se esqueça das laterais e nuca", aponta a Dra. Kédima.

Em seguida, o produto deve ser massageado na pele com a ponta dos dedos, em movimentos circulares e não com as unhas. No enxágue, a espuma do xampu escorrerá pelo fio e isso já é suficiente para limpá-lo.

"Um hábito que vem se tornando comum é o uso do pré-xampu nos fios, o que é ótimo para evitar o ressecamento, visto que o pré-xampu é rico em agentes condicionantes. Em relação a diluição do xampu, isso dependerá do quão concentrado é o produto e o profissional que o indicou saberá se aquele produto deve ser diluído ou não", explica ainda.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog