Água termal: o que é, o que faz e quais os benefícios para pele

Água termal: o que é, o que faz e quais os benefícios para pele

Será que água termal funciona mesmo ou é só moda? Aqui uma dermatologista explica por que ela é mesmo eficaz e quais são as melhores formas de usá-la.

De alguns anos para cá, a água termal virou um verdadeiro hit entre os amantes do skincare. Muita gente duvida que esse produto tão queridinho seja realmente efetivo e traga benefícios reais para a pele e cabelo, acha que é moda passageira. Mas será que é só mito mesmo?

água termal

O que é a água termal?

A água termal é originária de estações termais da França e é famosa por ser mais mineralizada que a água comum.

+ 70% da nossa pele é água: já parou pra pensar nessa relação?

"Pelo fato de possibilitar a melhora de estados inflamatórios e de irritação, esses reservatórios recebem ao longo do ano muitos pacientes acometidos por doenças dermatológicas, como a dermatite atópica e a psoríase, bem como quem busca tratamento, como pacientes com queimaduras", explica a dermatologista Dra. Lívia Lavagnoli.

Os benefícios da água termal

Já deu para perceber que a água termal tem benefícios, e não são poucos não! Eis alguns deles:

  • É antioxidante, já que protege da ação dos radicais livres
  • Repara e acalma a pele, proporciona alívio pós-procedimentos, como peeling, barba e depilação
  • Ação refrescante, tendo ótimo efeito após exercícios físicos, por exemplo
  • Ameniza a sensação de queimaduras solares
  • Suaviza irritações e coceiras
  • Hidrata, sendo inclusive ótima também para os cabelos

+ Água Micelar: o que é, para que serve e como usar

A água termal não é mito

Para quem ainda tem dúvidas, a Dra. Lívia Lavagnoli reforça“Não é modinha, a água termal é conhecida no mundo inteiro e tem sua eficácia comprovada! Quando se sabe de seus benefícios e suas indicações, conseguimos usufruir de seus benefícios com consciência!”, afirma a dermatologista. 

Quer mais uma boa notícia? A dermatologista diz ainda que todo mundo pode se beneficiar do ativo: “Ela é bem-vinda em todos os tipos de pele, bem como nos cabelos, com intuito de hidratar!”, esclarece.

água termal

Como usar?

Com tantos benefícios, talvez você esteja curiosa (o) para saber como incluir a água termal em sua rotina de beleza. As possibilidades são muitas! Você pode, por exemplo, usar na preparação da pele para a maquiagem (por sua ação tonificadora), para refrescar a pele em dias muito quentes e repor minerais perdidos. 

+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare

É só borrifar, pelo menos 20 cm de distância do local desejado, na pele do rosto durante exercícios físicos, enquanto estiver na praia e sempre que achar necessário. Você pode usá-la também nos pós-procedimentos (dermatológicos). Em casos de queimadura da pele, ela também age como calmante e reparador. Nos cabelos, borrife logo após a lavagem. "Ela tem o poder de hidratar e devolver sais minerais!”, completa a dermatologista.

Ah, vale lembrar: não confunda a água termal com produto para limpar a pele. Essa não é uma de suas funções!

Voltar para o blog