AHA BHA

AHAs e BHAs: a combinação que é um sucesso para pele acneica

Ah, e eles estão no nosso Sérum Antiacne e no Tônico Renovador!

Já conversamos por aqui sobre alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos mais de uma vez. Mas você sabia que combinar AHAs e BHAs pode ser muito benéfico para sua rotina de skincare, principalmente para quem sofre de pele oleosa e/ou acneica? Pois é, segue o fio que te explicamos tudo direitinho!

AHA BHA

O que são AHAs e BHAs?

Só para recapitular! Os alfa-hidroxiácidos são um grupo de ácidos derivados, principalmente de plantas e frutas, que estão presentes em uma variedade de produtos para a pele. Nesse grupo, alguns são mais comuns e conhecidos, como o ácido cítrico, o ácido glicólico, o ácido lático, ácido málicoácido mandélico, entre outros.

“Os AHAs diminuem a coesão das células e reduzem a espessura da camada de queratina, o que se reflete numa pele com mais brilho e textura delicada”, aponta o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

+ Trio do viço: o incrível poder de combinar vitamina C e ácidos

Enquanto isso, BHAs são uma família de apenas um integrante, porém bem querido de muita gente: o ácido salicílico. O que faz do ácido salicílico um beta-hidroxiácido é o fato da parte hidroxila de sua molécula ser separada de sua parte ácida por dois átomos de carbono.

“O beta-hidroxiácido, representado pelo ácido salicílico, é indicado para pele oleosa e acneica, promovendo esfoliação, o que também vai melhorar o brilho da pele”, completa o especialista.

Benefícios da combinação

Bem, combinar AHAs e BHAs é perfeito para quem quer tratar a pele acneica, atua na renovação celular e na melhoria geral da textura da pele, o que é super importante para quem tem acne, e também na espinha em si.

Os AHAs funcionam nas camadas mais superficiais da pele, dissolvendo o desmossomo, aquela estrutura que cola uma célula na outra. O BHA também atua nessas camadas superficiais, mas não só isso. Ele age no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo, já que é solúvel em óleo.

+ Ácido glicólico e o dia em que ele mudou minha vida

Ou seja, apesar de semelhantes na parte de esfoliação química e renovação celular, trazendo pele uma pele mais viçosa, com textura homogênea e cicatrizes suavizadas, essa combinação acaba sendo um tratamento mais completo e até complementar.

“Pacientes com a pele mista a oleosa, que querem melhorar o viço e a textura da pele são os que mais vão se beneficiar. A associação tem ação na camada córnea, regularizando a hiperqueratinização (espessamento da camada exterior da pele), consequentemente isso vai ajudar a melhorar a acne. Ao tratar a hiperqueratinização, com AHAs e BHA, você previne o aparecimento de comedões (cravos), que no futuro vão inflamar e gerar espinhas”, apontou o Dr. Daniel Cassiano.

+ Pode usar ácido hialurônico em seguida ao Tônico Renovador?

E quando falamos de inflamação, o BHA tem uma ação bastante especial: como dissemos, por essa ação mais profunda no poro, ele pode ajudar a reduzir a inflamação e a proliferação de bactérias na pele, que podem causar, entre outros, um quadro de acne.

AHAs e BHAs

Como incluir AHAs e BHAs na rotina de skincare?

AHAs e BHAs precisam de cuidados para serem inseridos na rotina de skincare. Como sempre te dizemos por aqui, cuidado antes de incluir produtos. A gente sabe que é uma delícia experimentar coisas novas, mas o ideal é não começar usando produtos novos todos os dias. Não exagere. Alterne dia sim, dia não. Já te demos aqui algumas dicas preciosas como incluir cosméticos na sua rotina, é só clicar e relembrar!

Dito isso, tudo certo nos produtos que você quer incluir que tem AHAs e BHAs na fórmula, então é só ser feliz. É possível e tranquilo associar os dois. Alguns produtos até já contam com esses ingredientes associados na fórmula.

+ Pele viçosa: como alcançar esse cálice sagrado do skincare

“Essas associações podem ser aplicadas pela manhã antes do filtro solar, ou a noite antes de deitar. Vai depender da concentração e de qual ativo está presente no produto”, alerta o Dr. Daniel Cassiano.

Lembrando ainda que o ideal é procurar um dermatologista para saber a melhor maneira de fazer o uso desses ácidos.  

AHAs e BHAs na família Sallve

Quer saber uma associação perfeita de AHAs e BHAs aqui na nossa família?

tipos de tônico

O Tônico Renovador tem uma fórmula poderosa contando com uma combinação de de 7% de AHAs (ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%), para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Além disso, conta com extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, tendo ação adstringente, ajuda a uniformizar o tom, acalma e deixa a pele luminosa. 

+ Dia ou noite: em que hora do dia é melhor aplicar seus cosméticos?

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas. Todos os produtos podem ser usados no corpo, em regiões com acne. O alfa-hidroxiácido ácido salicílico, aqui, aparece nas fórmulas do Limpador Antiacne, Máscara Antiacne, Sérum Antiacne e Óleo Antiacne.

Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

linha-antiacne

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog