Alcaçuz: antioxidante poderoso que ajuda a tratar manchas

Conheça um pouco mais sobre essa planta que promete ajudar sua pele

O alcaçuz é conhecido por sua vasta presença em balas e doces, mas o que você talvez não imagina é que ele é um super aliado quando o assunto é pele. Principalmente por conta de sua ação antioxidante e anti-inflamatória.

Crédito: Raw Pixel

Conhecido cientificamente com o nome Glycyrrhiza glabra, essa planta é usada medicinalmente há anos, e é originalmente encontrada na Ásia Ocidental e no Sul da Europa. O extrato é retirado de sua raiz e traz inúmeros benefícios para a pele.

Na raiz, encontramos a glicirrizina, o princípio doce da raiz de alcaçuz, uma saponina que tem propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Além da glicirrizina, encontramos também por lá o isoflavonóide glabridina, que é uma estrela e super útil para a produção de produtos cosméticos.

A glabridina é um poderosíssimo antioxidante (age no combate aos radicais livres, que podem causar um envelhecimento precoce da pele), além de também ter funções anti-inflamatórias e calmantes, o que pode ser ótimo para peles sensíveis e irritadas.

Crédito: Erwan Hesry/ Unsplash

Benefícios para peles acneicas

Há também benefícios para peles que sofrem com acne. Um composto fenol chamado licochalcona A, presente no alcaçuz, é responsável por uma super ação anti-inflamatória. Esta, claro, ajuda a controlar inflamações causadas pela acne, mas também contribui diretamente com a cicatrização na pele.

O extrato da raiz do alcaçuz ainda pode ajudar no controle da produção de manchas. E como isso acontece? Primeiro, vamos falar sobre melanina, proteína responsável por dar cor à sua pele e pelos. Além disso, ela também faz uma proteção contra os danos dos raios UVs.

A síntese da melanina ocorre a partir do aminoácido tirosina, catalisada pela enzima tirosinase. O extrato de alcaçuz, mais precisamente a glabridina presente nele, age inibindo a produção da enzima tirosinase, removendo o excesso de melanina e agindo diretamente na produção de manchas.

extrato de alcaçuz

Na Sallve, o extrato de alcaçuz aparece na fórmula do Tônico Renovador. Com 7% AHA (os ácidos glicólico, lático e málico), ele limpa e esfolia a pele sem ressecar, controlando a oleosidade, minimizando poros e uniformizando a textura da pele, suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. E com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa. Que tal inserí-lo na sua rotina?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! 😉

Estudos e artigos usados neste texto

Glycerolic Licorice Extracts as Active Cosmeceutical Ingredients

Phytochemistry and Biological Properties of Glabridin

Constituent properties of licorices derived from Glycyrrhiza uralensis

Study of a skin care formulation for improvement of mild to moderately severe acne

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading