O poder (e a política) da maquiagem, por Alexandria Ocasio-Cortez

O poder (e a política) da maquiagem, por Alexandria Ocasio-Cortez

Sabe quando você escuta que maquiagem vai bem além de futilidade? A deputada mais jovem dos Estados Unidos desenha tudo bonitinho aqui - e a inspiração é absoluta.

Alexandria Ocasio-Cortez

Muito além de ser apenas a deputada mais jovem da história da política norte-americana, Alexandria Ocasio-Cortez se transformou em um ícone feminista pop de toda uma nova geração. Latina, moradora do Bronx e millenial, a ex-garçonete vem se firmando como uma das vozes mais eloquentes e poderosas do partido democrata - e nem precisa acompanhar política tão a fundo assim para já ter visto seu poder.

No último mês de julho, ela viralizou nas redes sociais com sua rejeição ao pedido de desculpas de do republicano Ted Yoho, que proferiu xingamentos contra ela que, na tradução mais polida possível, seriam algo no teor de "vadia", "louca" e "perigosa" - tudo isso após Cortez ter simplesmente ligado as taxas de crime à pobreza.

Em seu pedido de desculpas, Yoho comentou ter uma mulher e duas filhas. Alexandria não engoliu: "Eu sou dois anos mais nova que a filha mais nova dele. Eu também sou filha de alguém. Ainda bem que meu pai não está vivo para ver como o Sr. Yoho tratou sua filha", disse, completando que sua mãe, porém, viu sua filha ser xingada com palavras de baixo calão pela televisão. Ela pensou em não responder o pedido de desculpas, mas o fez: "Para mostrar aos meus pais que sou filha deles, e que eles não me criaram para aceitar abuso de um homem. Ter uma filha não torna um homem decente. Ter uma esposa não torna um homem decente. Tratar as pessoas com dignidade e respeito faz um homem decente."

"Isso não é novidade e é aí que está o problema. O problema não é um incidente. É algo cultural. É uma cultura de impunidade, de aceitação da violência e linguagem degradante contra mulheres e uma estrutura de poder que apoia isso."

Alexandria Ocasio-Cortez

A imagem de Ocasio-Cortez é tão famosa quanto sua ação na política: seus fãs são apaixonados por seu batom vermelho (ela já revelou que usa o batom líquido Beso, da Stila) e fazem tremer a internet quando ela revela sua rotina de skincare ou o mais novo batom nude que usou. Nada disso, porém, é frivolidade. E quem afirma isso é a própria Alexandria.

Convidada para participar da série Beauty Secrets da Vogue americana, a deputada fez um vídeo lindo sobre como maquiagem é sim uma ferramenta política, com frases daquelas que a gente favorita e não esquece jamais.

"Feminilidade tem poder"

Logo no começo do video, Alexandria fala sobre as milhares de perguntas que recebe em suas redes sociais sobre sua rotina de skincare e produtos de maquiagens usados, e explica por que acha tão importante divulgar essas informações: "Feminilidade tem poder. Além disso, na política existe tanta crítica e julgamento sobre como nós mulheres ou pessoas nos apresentamos. O simples fato de ser mulher é algo extremamente político aqui em Washington", diz.

"Existe essa ideia muito falsa de que se você se importa com maquiagem ou se interessa por beleza ou moda, que isso é algo frívolo. Mas eu acho que estas são algumas das decisões mais importantes que podemos fazer e as fazemos todas as manhãs."

Alexandria Ocasio-Cortez

O poder do batom vermelho

Depois de falar sobre a importância de usar muito filtro solar e as ocasiões em que usa uma base de alta cobertura ou apenas um hidratante com cor, a deputada explica a decisão de uma de suas assinaturas de beleza: o batom vermelho. Ocasio-Cortez revela que um dos motivos pelo qual adora uma boa boca vermelha: quando ela ainda fazia sua primeira campanha e ninguém sabia quem era ela fora de sua comunidade, ela batia de porta em porta, escutando e se certificando que todos seriam ouvidos. "Uma das coisas que percebi que quando você está sempre para cima e para baixo, a melhor maneira de parecer arrumada é um batom colorido. E claro, sendo latina, isso é muito parte da nossa cultura.

"Eu uso batom vermelho quando quero me sentir confiante, quando quero aquele boost de confiança."

Alexandria Ocasio-Cortez

Amor próprio é uma revolução

A deputada segue ligando perfeitamente nossa relação com a maquiagem com política: "Nossa cultura é muito baseada em diminuir as mulheres, em cercear nossa autoestima. Minha opinião é que amar a si mesma é um ato muito radical, especialmente numa sociedade que está sempre tentando te dizer que sua aparência não é a certa, que você não tem a cor certa e daí por diante. E quando você se coloca e diz 'quer saber? Você não decide isso, quem decide sou eu' é algo muito poderoso. Mas isso não significa que não podemos nos divertir."

Em seguida, ela emenda com mais um lembrete tão fundamental: a gente se arruma para a gente - não é?

"Eu fui de garçonete a aparecer no noticiário o tempo todo, e não estava preparada para essa mudança. Eu inicialmente sofri muito com isso, de verdade, e depois de determinado ponto entendi que você não pode definir seus sentimentos de beleza e confiança pelo ponto de vista de ninguém a não ser o seu mesmo. Esse é um dos maiores presentes que você pode se dar. Então quer saber? Decidi que não vou perder meu tempo e se vou passar uma hora de manhã fazendo todos os meus passos glam, não vai ser porque estou com medo de como alguma foto tirada pelo partido republicano vai sair", diz, enquanto segue se maquiando: "Quanto mais tempo eu tenho, mais passos eu acrescento", ri.

"Se vou passar uma hora fazendo meu glam, é porque eu estou com vontade. E essa é a diferença - meu corpo, minhas regras."

Alexandria Ocasio-Martinez

A "taxa rosa" da beleza

Você já ouviu falar na taxa rosa? Ocasio-Cortez explica: é o imposto que você paga no seu absorvente. Ou é o simples o fato de que se você coloca para lavar uma camisa feminina em uma lavanderia em certos estados norte-americanos você paga mais caro do que o valor de uma camisa masculina.

Mas Alexandria leva isso além, e diz que a "taxa rosa" também se aplica à beleza e ao tempo. "Se acordar de manhã e fazer toda uma rotina de maquiagem te faz feliz, isso é incrível e você deveria fazer isso", ela inicia, antes de revelar que estudos vêm mostrando que cada vez mais, mulheres que usam maquiagem ganham mais dinheiro. "É aí que esse tipo de coisa deixa de ser sobre escolha e começa a ser sobre o patriarcado. Quando somos atraentes para os homens, então vamos ganhar mais. Isso para mim é a antítese absoluta do que deveria ser beleza."

"Acho que beleza deveria ser sobre a pessoa que está passando a maquiagem."

Alexandria Ocasio-Cortez

Ela aproveita para sublinhar algo importantíssimo: "Ainda por cima, não ganhamos o mesmo que os homens! Então temos mais despesas, temos menos tempo e não ganhamos igual. Não dá para ter um descanso."

Brilha muito!

Uma das coisas que a deputada sempre hesitou em usar por achar que não seria levada a sério como uma mulher de cor e a deputada mais jovem do congresso norte-americano, mas que hoje usa e adora? Sombra com glitter. "Achava que sombra com glitter não ia me ajudar. As pessoas já tentam me diminuir minha voz como frívola ou jovem demais", ela revela. "Mas eu experimentei e fica incrível, faz com que eu me sinta melhor e ressalta meus olhos. Então quer saber? Eu estava totalmente errada!"

O maior segredo de beleza

Finalizando esses que são os quase vinte minutos mais gloriosos da beleza pelo menos nessas últimas semanas, Alexandria Ocasio-Cortez afirma que seu maior segredo de beleza é o trabalho interno:

"A chave para a beleza é se sentir linda, e nenhuma quantidade de maquiagem ou dinheiro pode compensar o amor próprio. Então certifique-se que você faz isso, que é a base de todo. Se você precisar de uma levantada, ou se está se sentindo meio para baixo, se olhe no espelho e diga 'Eu arraso e eu vou fazer do mundo um lugar melhor no meu espaço, porque é isso que estou aqui para fazer. Você é uma benção para o mundo, seus talentos são uma benção para o mundo - não importa quem você é, você tem algo a acrescentar e você precisa saber disso. Esse é o maior segredo de beleza de todos."

Assista tudo abaixo: é um lembrete poderoso de como maquiagem vai tão mais além do que seu estigma de futilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=bXqZllqGWGQ&feature=emb_title
Voltar para o blog