Alfa-hidroxiácidos: como começar a usar na sua pele

Alfa-hidroxiácidos: como começar a usar na sua pele

Nosso Tônico Renovador com 7% de alfa-hidroxiácidos em sua fórmula. Aqui você aprende como inserí-lo na sua rotina de skincare.

tônico renovador

Você já conhece o nosso Tônico Renovador: ele chegou trazendo uma novidade incrível para a nossa família de produtos: os alfa-hidroxiácidos, que entram pela primeira vez em uma de nossas fórmulas. É para comemorar mesmo: a concentração de AHA 7% (ácido glicólico 4%, ácido málico 2% e ácido lático 1%) limpa e esfolia a pele sem ressecar, hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros e uniformiza a textura da pele, suavizando cicatrizes de acne e linhas finas.

Agora, a família de AHAs da Sallve acaba de ficar maior, com a chegada da Máscara Super Renovadora: uma fórmula que combina 6% Ácido Lático, 4% Ácido Glicólico, LHA e Retinol Biomimético para promover uma esfoliação química potente. Depois de, no máximo, 15 minutos de ação, vem o resultado: uma pele mais luminosa, com textura mais uniforme e aparência de poros, linhas finas, manchas e cicatrizes de acne reduzidas. O creme oferece um sensorial gostoso e macio e contém alfa-bisabolol para reduzir a irritação dos ácidos.

+ Como usar a Máscara Super Renovadora

São muitos os benefícios dos AHAs na nossa pele, mas Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, aponta a superestrela de tratamentos com os ativos: a renovação celular. "O aspecto da pele fica realmente mais uniforme. Além disso, eles melhoram a penetração dos agentes hidratantes e antioxidantes que você vai aplicar em cima, controlam a oleosidade e previnem manchas, entre outros. São vários os benefícios incríveis dos alfahidroxiácidos para a nossa pele."

Como inserir os AHAs na sua rotina de skincare?

Contudo, os AHAs inspiram alguns cuidados extra ao inserí-los em sua rotina de skincare: Dra. Monalisa explica que o ideal é começar usando produtos com os ativos em dias ou noites alternados. Assim você dá espaço para que sua pele se adapte às substâncias.

Outro fator importante: "Sempre me certifico, como dermatologista, que ao inserir alfa-hidroxiácidos em sua rotina, meu paciente está fazendo os passos básicos de cuidado com a pele - limpar, hidratar e proteger. Além disso, é necessário analisar se ele está fazendo algum tratamento medicamentoso de cuidados com a pele - especialmente quando se fala de retinóides, hidroquinona ou qualquer outro ativo que seja sensibilizante", segue Dra. Monalisa. Seu conselho? "Se você está usando algum medicamento, procure o dermatologista que os prescreveu para saber se o AHA que você quer usar é compatível."

+ Por que o protetor solar é ainda mais indispensável quando usamos ácidos na pele?

Cuidados ao inserir os AHAs na sua rotina de skincare

Tudo isso feito, um cuidado primordial ao inserir os AHAs na sua rotina de skincare, segundo a Dra. Monalisa, é observar sua própria pele: "Por isso é tão importante a gente conhecer nossa própria pele. Assim você consegue detectar os primeiros sinais de uma sensibilidade que possa se desenvolver - como vermelhidão, ardência, coceira ou acne."

Mais um conselho importante - e esse vale para todos os cosméticos, tá? Insira um de cada vez na sua rotina. Assim não só você dá tempo para sua pele se adaptar, como consegue detectar, caso haja alguma reação, de qual produto ela se originou. "Quando a gente inicia um novo produto é sempre bom começar aos poucos", afirma Dra. Monalisa.

+ Os 3 ácidos da fórmula do Tônico Renovador

No caso dos alfa-hidroxiácidos, Dra. Monalisa reforça a importância de caprichar na hidratação da sua pele e também no protetor solar: "E não use um produto com AHA em uma pele sensibilizada ou irritada", ressalva.

Ela continua: "Se houver uma irritação aguda no momento do uso, você pode passar água para retirar o excesso de produto ou até mesmo lavar o rosto com um limpador facial suave, aplicando o hidratante em seguida, retomando o uso só quando sua pele estiver recuperada. E, fundamental sempre, converse com seu dermatologista."

Dra. Monalisa termina a conversa deixando claro: "Ninguém precisa ter receio dos AHAs, especialmente quando se fala em cosméticos, que já foram pensandos para o uso na população comum, em concentrações mais toleradas. É só ter o cuidado de conversar com seu dermatologista, inserir os AHAs aos poucos na sua rotina e hidratar e proteger a pele."

No nosso Tônico Renovador, a ação de esfoliação suave dos AHAs é equilibrada pelos extratos de alcaçuz, hamamélis e physalis - todos com ações calmantes e anti-inflamatórias (o que também ajuda em quadros de acne!), que podem ajudar a reduzir possíveis quadros de sensibilidade da pele.

Já na Máscara Super Renovadora, é o alfa-bisabolol que equilibra a ação dos AHAs. Ele tem ação anti inflamatória, que ajuda a acalmar a pele para reduzir o potencial de irritação da máscara.

Voltar para o blog