É bem provável que você a conheça como babosa, mas ela também pode ter sido apresentada a você como Aloe Vera. Tem gente até que nem sabe que as duas são, na verdade, a mesma pessoa (opa, planta!). Mas o que realmente importa nessa história toda é que, no mundo dos cosméticos, esse ingrediente pode brilhar nas fórmulas.
O que é Aloe Vera?
Aloe vera L. é uma planta suculenta da família Asphodelaceae, que cresce em climas tropicais ao redor do mundo. No coração de suas folhas, há um uma substância gelatinosa, usado em múltiplos produtos farmacêuticos, cosméticos e dermocosméticos.
O gel de Aloe Vera é constituído, em sua maioria, por polissacarídeos mucilaginosos, que são os responsáveis pela grande capacidade que a planta tem de reter água, podendo sobreviver em condições de seca. Dentre esses polissacarídeos, destaca-se a Acemanana (aloeverosa), que apresenta diversas propriedades cosméticas.
As propriedades da Aloe Vera são conhecidas há milhares de anos e por todo o mundo. Estima-se que ela já era usada pelos antigos egípcios (olá, Cleópatra!). Os gregos também eram fãs da planta e há registros de que usavam a babosa para crescimento de cabelo, alívio da disenteria e até dor de estômago.
Os romanos usavam para curar feridas. E tem mais tá? Para os hindus, a Aloe Vera aparece como uma das melhores plantas do Atharvaveda, "o curandeiro silencioso". E no Japão é rainha absoluta. Antes dos combates, samurais untavam seus corpos com a polpa de Aloe para expelir os demônios e se tornarem imortais. Curioso, né?
Propriedades para a pele
Esse gel da folha da babosa pode ser usado diretamente na pele ou cabelos, mas também há cosméticos que usam o ingrediente em diferentes concentrações, dependendo de sua finalidade. Não é comedogênico, ou seja, não obstrui os poros, e é considerado seguro para todos os tipos de pele.
Para a pele, é bacana ressaltar que os princípios ativos têm uma alta capacidade de penetração, indo até as camadas mais profundas da pele. Dito isso, anota aí alguns dos benefícios dessa belezinha de ingrediente:
-
Hidratação: Por conta da presença de ligninas e polissacarídeos, ela restitui a água perdida pela pele, o que é super importante para manter tudo bem hidratado e saudável.
-
Auxilia cicatrização: consequência da ação de vários componentes (como glicoproteínas, açúcares, compostos fenólicos e polissacarídeos), a aloe vera atua estimulando a redução da fase inflamatória, estimulando a produção de colágeno e recuperando a pele.
-
Antisséptico: a babosa tem seis agentes antissépticos. São eles, lupeol, ácido salicílico, nitrogênio uréico, ácido cinamônico, fenóis e enxofre. Todos eles têm ação inibitória sobre fungos e bactérias, podem ser benéficas para quem sofre com a acne, por exemplo.
- Calmante, anti-inflamatório e refrescante: Você até deve ter lembrado do ingrediente naquele produto pós sol, né? Pois é, ele pode ser ótimo para peles irritadas, porque permite que ela tenha seu tempo para cicatrização, como já te contamos ali em cima.
Máscara Antirressaca
A aloe vera é uma das estrelas da fórmula da nossa Máscara Antirressaca, criada para acordar sua pele e amenizar os sinais de cansaço. Com textura em gel que não resseca, sua fórmula conta ainda com extrato de café e taurina para ativar a microcirculação da pele, reduzir o inchaço e bolsas nos olhos, amenizando até as olheiras de cansaço, e fermentados vegetais, que junto com a aloe vera potencializam a hidratação e acalmam a pele, trazendo viço e deixando uma sensação deliciosa em apenas 15 minutos de uso.
A Máscara Antirressaca pode ser usada de duas a três vezes por semana, em dias alternados.
Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)
Alguns estudos e referências usados para este texto
Twenty years of research on Aloe vera
Aloe vera: a systematic review of its clinical effectiveness
Effects of plant sterols derived from Aloe vera gel
Cosmetic Attributes of Aloe vera L. Gel
Propriedades farmacológicas da Aloe vera (L.) Burm. f.
Aloe Vera is overrated. But it's not bad too
Moisturizing effect of cosmetic formulations containing Aloe vera
Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!