Quais os benefícios da Aloe Vera para a nossa pele?

Também conhecida como babosa, esta planta tem propriedades reconhecidas, inclusive, para acalmar a pele!

É bem provável que você a conheça como Babosa, mas ela também pode ter sido apresentada a você como Aloe Vera. Tem gente até que nem sabia que as duas eram, na verdade, a mesma planta. Mas o que realmente importa nessa história toda é que, no mundo dos cosméticos, esse ingrediente pode brilhar nas fórmulas.

E não só em produtos para o cabelo, tá bom? Na rotina de skincare, ele também pode ser um aliado, com evidências científicas de seus feitos positivos.

Crédito: Pixabay/ Franziska Ingold

A Aloe Vera é uma planta de ambientes desérticos, nativa do Sudoeste da África, mas que se espalhou pelo mundo. As suas propriedades medicinais, oriundas do gel que está nas suas folhas, são conhecidas há milhares de anos.

Esse gel pode ser usado diretamente na pele ou cabelos, mas também há cosméticos que usam o ingrediente em diferentes concentrações, dependendo de sua finalidade. Não é comedogênico, ou seja, não obstrui os poros, e é considerado seguro para todos os tipos de pele.

Benefícios

O gel da folha da babosa é composto por 99,5% água e 0,5% de aminoácidos, açúcares, esteróis e vitaminas, como a A, C e E, que são conhecidas por suas propriedades antioxidantes. Muito do sucesso do composto vem exatamente daí.

Para a pele, é bacana ressaltar que os princípios ativos têm uma alta capacidade de penetração, indo até as camadas mais profundas da pele.

Crédito: Pixabay/Jenny Porter

A hidratação é um de seus benefícios comprovados cientificamente. Por conta da presença de ligninas e polissacarídeos, a Aloe Vera restitui a água perdida pela pele, o que é super importante para manter a pele hidratada, principalmente, para as mais secas e ressecadas. Além disso, esses polissacarídeos podem estimular a produção de colágeno, o que é benéfico para dar uma aparência mais jovem para a pele.

Outra propriedade conhecida é a ação calmante e refrescante proporcionada pela Aloe Vera. Você até deve ter lembrado do ingrediente naquele produto pós-sol, né? Pois é, ele pode ser ótimo para peles irritadas, porque permite que ela tenha seu tempo para cicatrização.

A babosa ainda tem seis agentes anti-sépticos (lupeol, ácido salicílico, nitrogênio uréico, ácido cinamônico, fenóis e enxofre). Todos eles têm ação inibitória sobre fungos e bactérias. Assim, pode ser benéfica para peles acneicas, por exemplo.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Alguns estudos e referências usados para este texto

Crédito: Giphy

Twenty years of research on Aloe vera

Aloe vera: a systematic review of its clinical effectiveness

Effects of plant sterols derived from Aloe vera gel

Cosmetic Attributes of Aloe vera L. Gel

Propriedades farmacológicas da Aloe vera (L.) Burm. f.

Aloe Vera: a short review

Aloe Vera is overrated. But it's not bad too

Aloe Vera - Paula's Choice

Moisturizing effect of cosmetic formulations containing Aloe vera

Aloe Vera 

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?