Como agem os antioxidantes da fórmula do Antioxidante Hidratante?

Como agem os antioxidantes da fórmula do Antioxidante Hidratante?

A fórmula do Antioxidante Hidratante da Sallve tem seis antioxidantes. Pera, seis? Sim! E aqui a gente te explica o mecanismo de ação de cada um!

antioxidantes

Nosso Antioxidante Hidratante não marcou a estreia da Sallve à toa: pensado para ser usado no rosto, olhos e pescoço e reunindo diversos benefícios em uma só bisnaga (hidratação, diminuição de olheiras de cansaço, ação antioxidante, uniformização de manchas, viço e controle da oleosidade da pele), ele incorpora exatamente o que é a Sallve: "A fórmula, a embalagem, tudo isso tem todo o pensamento da Sallve, de simplificar uma rotina, trazer novas tecnologias que permitam que as pessoas tenham nova experiências e usem esse produto de maneira nova e mais prática, permitir que as pessoas dêem uma nova forma para esses produtos, um outro jeito de usar. E que também seja algo mais prático do que, por exemplo, aquele líquido sérum que escorre pela mão e se desperdiça demais", já nos contou Julia Petit.

+ As diversas formas de usar todos os produtos da Sallve

Seus principais benefícios, aliás, foram escolhidos pela nossa comunidade, lá no nosso quiz da pele - antes do início das nossas colabs. Sabendo o que vocês queriam, chegamos a uma fórmula que combina ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos. Agora, a gente apresenta a vocês a evolução dessa fórmula incrível, co-criada junto com vocês, a partir de feedbacks, resenhas e pedidos: um produto que é muitos. Feito por muitos.

Mas como cada antioxidante age na fórmula do Antioxidante Hidratante? Cada um deles tem um mecanismo de ação antioxidante específico, ao mesmo tempo em que potencializam os efeitos um do outro.

Vitamina C

O "carro-chefe" da nossa fórmula - na época da sua primeira formulação o ativo mais pedido pela nossa comunidade - promove a formação da barreira lipídica do estrato córneo, normalizando o perfil lipídico da epiderme. "A vitamina C ainda estimula a síntese de colágeno, deixando a pele mais firme", lista Fabiana Souza, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento. "Sua atividade antioxidante ocorre através do mecanismo de inibição de enzimas oxidantes, além de estimular a proliferação de queratinócitos, melhorando os processos de renovação celular", complementa.

+ Trio do viço: o incrível poder de combinar vitamina C e ácidos

Na fórmula do Antioxidante Hidratante, a vitamina C aparece em sua versão mais estável, o palmitato de ascorbila, e nanoencapsulada, o que garante que o ingrediente chegue mais potente e sem oxidar ao lugar certinho da sua pele, agindo por mais tempo ao longo do dia.

+ Vitamina C antes do protetor solar eleva proteção contra os efeitos do sol

Niacinamida

A niacinamida, um dos ingredientes mais versáteis do skincare, evita o envelhecimento através do combate aos principais radicais livres, causadores da oxidação das células da pele. "Ele também reduz o estresse oxidativo, protegendo a pele dos poluentes urbanos, estimulando assim os níveis de colágeno e elastina", explica Fabiana. "Sua ação antioxidante ocorre através do mecanismo de proteção e reforço da barreira do extrato córneo da pele, evitando assim o Dano do DNA. E quando não há danos do DNA, teremos um retardo do envelhecimento cutâneo".

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

Resveratrol 

Um potente inibidor de radicais livres, o resveratrol eleva o poder antioxidante da fórmula do Antioxidante Hidratante, evitando o envelhecimento cutâneo. O resveratrol, aliás, é poderosíssimo em sua ação antioxidante: um artigo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology apontou que o composto tem 95% de efetividade na prevenção de danos oxidativos na pele, enquanto a Vitamina E atingiu 65% de sucesso e a C, 37%. O resveratrol é também 17 vezes mais eficaz que os produtos que contêm idebenona, um antioxidante sintético.

Isso quer dizer que todos esses antioxidantes são inúteis? Não! Até por que quando é aliado à Vitamina E (como acontece na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante) ele funciona super bem nessa parceria e reforça a prevenção do envelhecimento. Ou seja, força redobrada!

+ Por dentro da nova fórmula do Antioxidante Hidratante

Na fórmula do Antioxidante Hidratante, ele também aparece em versão nanoencapsulada, para garantir sua estabilidade.

Cafeína

Outro antioxidante nanoencapsulado da nossa fórmula, a cafeína é um potente agente antioxidante que atua fortemente na prevenção dos danos oxidativos promovidos pela radiação UV, prevenindo assim o fotoenvelhecimento da pele.

+ Qual é a importância dos antioxidantes para a pele a partir dos 18 anos?

Na fórmula do Antioxidante Hidratante, é a cafeína que torna o produto um ótimo aliado para a região dos olhos, aliás: é que o ativo aumenta a microcirculação da área facilitando a drenagem dos líquidos acumulados sob os olhos que geram bolsas e inchaço. Ah, e a coloração das olheiras também pode melhorar se suas causas tiverem a ver com o cansaço.

Vitamina E

A vitamina E, por sua vez, combate a ação dos radicais livres por conta de sua ação de reforçar a barreira protetora da pele, combatendo os radicais livres. Além disso, ela também ajuda a suavizar sinais e linhas finas, além de atuar como um inibidor na produção de colagênase, uma enzima que destrói o colágeno, que por sua vez é responsável por dar firmeza para a nossa pele, junto com a elastina.

+ Qual é a ordem de uso de todos os produtos da Sallve?

Carnosina

A carnosina, que vocês já conhecem do nosso Protetor Solar, entra nesse time de antioxidantes poderosos com sua ação anti-glicante (e, claro, antioxidante).

Mas o que é glicação? A gente explica: a glicação é o processo em que uma molécula de açúcar se liga a uma proteína, deixando-a instável. Com isso, ela perde sua função biológica no organismo, trazendo alguns danos. Um deles? O envelhecimento da pele, que nada mais é do que a degradação dessas proteínas.

“Na pele, essa união da molécula de açúcar ocorre com as proteínas mais presentes nela, como o colágeno e a elastina. Isso faz com que essas proteínas sejam danificadas e quebradas. Por sua vez, causam flacidez e envelhecimento precoce”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

A ação antiglicante em um cosmético tem como objetivo impedir que a glicação aconteça. Ou seja, evitando que as moléculas de açúcar causem danos para as proteínas, como o colágeno e a elastina.

carnosina, um ativo biomimético (ou seja, que seu corpo já produz), age basicamente não deixando essa ligação entre a molécula de açúcar e a proteína acontecer. Assim, ela protege as fibras de colágeno e elastina, ajudando a manter sua pele mais firme.

A Carnosina é um ativo biomimético que vem para potencializar os efeitos dos outros ativos antioxidantes presentes na fórmula anterior, protegendo a pele dos danos dos radicais livres, reforçando o escudo protetor contra danos da luz azul, infravermelho e visível.
Além disso, ela se destaca pela sua função anti-glicante, impedindo que ocorra ligações entre moléculas de açúcar e de proteínas na pele (ex: o colágeno e a elastina). Assim, ela protege as fibras de colágeno e elastina, ajudando a manter sua pele mais firme.

Clara Amore, do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve

Um, dois... Seis, ativar!

E qual é o poder de combiná-los todos em uma fórmula só? "Juntos, estes antioxidantes trazem muitos benefícios à pele, como efeitos uniformizadores do tom e antienvelhecimento", explica Fabiana. "O interessante desta combinação é que um efeito será potencializado pelo outro, estimulando a produção de colágeno, aumentando o efeito anti-inflamatório, inibindo assim a formação de radicais livres e produzindo maior desempenho na proteção do DNA através do reparo, proteção e fortalecimento da barreira cutânea".

Fabiana nota ainda que as nanopartículas de vitamina C, cafeína e resveratrol possuem um controle de liberação gradual que será desencadeado através de enzimas da pele, proporcionando uma liberação prolongada dos ativos: "As enzimas presentes na pele promovem a desintegração das partículas, liberando o ativo em seu alvo de ação. Isto garantirá a estabilidade do produto e maior poder de ação".

"Nossa fórmula tem uma sinergia de ativos única e exclusiva. Não é só sobre os benefícios da carnosina, mas tudo o que o nosso produto final faz. Cosméticos com vitamina C estão presentes em grande variedade no mercado, mas nós temos o diferencial de termos um pacote completo, reunindo vários ativos cosméticos incríveis em uma fórmula só", complementa Ana Paula Fonseca, do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve.

E aí: que tal inserir o Antioxidante Hidratante na sua jornada da pele? Ele é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhosrosto e pescoço. O Antioxidante Hidratante combina a hidratação do ácido hialurônico a seis antioxidantes. Além da carnosina, há a nano vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrolniacinamida e cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

Voltar para o blog