Por dentro da fórmula do Antioxidante Hidratante

Por dentro da fórmula do Antioxidante Hidratante

Quer saber por que nosso Antioxidante Hidratante é tão querido e tem até apelido íntimo? Aqui você mergulha em sua fórmula e fica bem íntimo da nossa bisnaguinha laranja!

Você provavelmente já conhece o primogênito da nossa família Sallve: o Antioxidante Hidratante, aquela bisnaguinha laranja que começou tudo, é dos produtos mais queridos pela nossa comunidade. E tem até um apelido para os íntimos: é o "tudão da Julia". Mas você já sabe tudo o que aquela bisnaguinha traz para a sua pele?

Antes de mais nada, a gente começa pelo básico:

Qual é a importância de antioxidar a pele?

A gente começa essa conversa lá nos radicais livres, que são moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo, e que apresentam um elétron que tende a se associar rapidamente a moléculas de carga positiva, podendo reagir e oxidar, causando danos a células saudáveis quando existentes em excesso. Ao serem produzidos naturalmente ao longo da vida, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras. Tudo certo até aí, né?

Só que essas enzimas neutralizantes em questão diminuem a partir dos 18 anos. Além disso, fontes externas (poluição, radiação UV, luz azul...) podem aumentar bastante a produção dos radicais livres e gerar consequências nada agradáveis, como o envelhecimento precoce da nossa pele, pigmentação e, em alguns casos específicos, melanoma.

Mas como os radicais livres contribuem pro envelhecimento da nossa pele? A gente explica: eles provocam, por exemplo, um aumento na degradação das fibras de colágeno, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez. Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os radicais livres são uns dos maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Entendido isso, fica mais fácil entender a importância de incluir um antioxidante na sua rotina de skincare. Ainda mais um que vai bem mais longe e te oferece hidratação, efeito calmante e ainda de quebra te ajuda a reduzir inchaço e olheiras ao redor dos olhos. Entendeu agora por que ele é o "tudão da Julia"?

Pois bem: hoje nós vamos mergulhar na sua fórmula para vocês ficarem ainda mais íntimos dela. Ainda não conhece nosso Antioxidante Hidratante? Então vem, que essa é a oportunidade perfeita para vocês dois serem apresentados.

A Nano Vitamina C

É difícil falar em uma estrela só da fórmula do nosso Antioxidante Hidratante: todos os seus ingredientes são queridíssimos do skincare, e poderosíssimos para sua pele. Mas a gente começa nossa rota pela vitamina C, que de tão importante na nossa lista de ativos é referenciada até na embalagem laranjinha.

Não é à toa que a vitamina C é um dos ativos mais amados do skincare: ela é um poderoso antioxidante que auxilia na despigmentação de manchas e no combate aos radicais livres que causam envelhecimento da pele. A lista, porém, segue: a vitamina C melhora a síntese de colágeno da sua pele e previne a degradação da proteína. Quer mais? Tem! Na sua extensa lista de benefícios está uma hidratação poderosa.

A vitamina C também é pauta obrigatória quando se fala em viço da pele. A dermatologista Dra Denise Steiner explica: "Ela é um antioxidante. É difícil para a pele manter o viço, a saúde, suas qualidades e suas funções adequadamente porque ela é agredida continuamente pelo ambiente externo e também pelo ambiente interno desequilibrado. Então o tempo todo há uma tendência a formar-se um excesso de radicais livres, que são decorrentes dessas agressões. A vitamina C age neutralizando isso. Ela acaba conseguindo reverter certas situações e ajudar a pele a se manter mais saudável."

Niacinamida

A niacinamida sempre brilha por aqui, obrigada! É recente o reconhecimento do ativo como um dos maiores heróis do skincare. Aqui na Sallve, porém, a gente já pode levantar aquela plaquinha do "Eu já sabia": desde o nosso comecinho a gente vem exaltando essa toda-poderosa do skincare, que também tem papel de protagonista na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante.

Pudera: ela estimula a síntese de ceramidas e ácidos graxos, mas também da queratina e da filagrina, que ajudam a reter água, promovendo a hidratação da pele e, de quebra, o fortalecimento da barreira cutânea, sendo por uma ótima amiga das peles sensíveis, pois nesse processo, a niacinamida evita o ressecamento e vermelhidão da pele. Até quem tem rosácea pode se beneficar dela.

Mas segura aí que tem mais: a niacinamida age ainda regulando a produção de sebo (opa, peles oleosas!), servindo como um belo aliado das peles acneicas - ah, e ela ainda por cima melhora a textura da sua pele.

Tem manchas de pele? A niacinamida pode te ajudar: ela ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas por hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe.

Segura o fôlego e segue com a niacinamida: ela retarda o envelhecimento da pele ao ajudar no aumento da produção do colâgeno e elastina (deixando sua pele mais viçosa e firme), é aliada da vitamina C no combate aos radicais livres.

Resveratrol

Outra superestrela da fórmula do nosso Antioxidante Hidratante, você sabia que o resveratrol é um poderosíssimo antioxidante para a sua pele?

Como já explicamos, a partir dos 18 anos, quando nos tornamos adultos, a pele começa a sofrer gradualmente com a diminuição da produção de elastina e colágeno. Este último, a partir dos 35 anos, começa a cair drasticamente. Some isso ao efeito dos radicais livres e pronto: dê boas-vindas ao envelhecimento precoce.

Mas é aí que o resveratrol entra. Por ser um polifenol (encontrado nas cascas e sementes de uvas vermelhas e pretas), ele tem propriedades bioativas, como a eliminação de radicais livres, protegendo a pele do fotoenvelhecimento (linhas finas entram aí!), do estresse oxidativo e também de doenças de pele, como aponta esse estudo da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Como você já deve ter concluído, o resveratrol é um excelente aliado também ao combate a flacidez da pele. Graças ao aumento da produção de colágeno, o resveratrol reduz o estresse oxidativo e ajuda a manter os tecidos mais elásticos. Não é por acaso que ele é chamado de molécula da longevidade!

E olha só: quando é aliado à Vitamina E (como acontece na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante) ele funciona super bem nessa parceria e reforça a prevenção do envelhecimento. Ou seja, força redobrada!

Cafeína

A cafeína também entra na nossa fórmula com função antioxidante, mas assim como nossos outros ativos, ela também é multifuncional. Sabia que ela tem propriedades calmantes?

Ao penetrar a pele, a cafeína minimiza irritações e inflamações, ajudando a melhorar a aparência, devolvendo viço e diminuindo a vermelhidão. Inclusive, o composto pode até ajudar quem sofre com a rosácea. Já que tem a capacidade de contrair vasos, ajudando a aumentar a circulação, o que é ótimo para quem convive com esta condição.

Outro efeito incrível da cafeína na nossa pele é a redução de inchaço e olheira ao redor dos olhos. Isso justamente por sua capacidade de aumentar a microcirculação da área, facilitanto a drenagem dos líquidos acumulados sob os olhos que geram bolsas e inchaço. Ah, e a coloração das olheiras também pode melhorar se suas causas tiverem a ver com o cansaço.

Carnosina

Aqui apresentamos o sexto antioxidante da nossa fórmula, que foi adicionada na evolução da nossa fórmula já tão querida, em 2021.

A carnosina é um dipeptídeo, formado por uma combinação de aminoácidos. Nós já temos esse composto no nosso corpo, principalmente nos músculos e no nosso cérebro, mas também podem estar presentes na nossa pele. Na fórmula, ela é biomimética, sintética, porém igualzinha a que já temos presentes no nosso tecido cutâneo.

Esse ativo tem importantes funções antioxidantes, mas também anti-glicantes. A glicação é o processo em que uma molécula de açúcar se liga a uma proteína, deixando-a instável. Com isso, ela perde sua função biológica no organismo, trazendo alguns danos. Um deles? O envelhecimento da pele, que nada mais é do que a degradação dessas proteínas.

“Na pele, essa união da molécula de açúcar ocorre com as proteínas mais presentes nela, como o colágeno e a elastina. Isso faz com que essas proteínas sejam danificadas e quebradas. Por sua vez, causam flacidez e envelhecimento precoce”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Bem, a ação antiglicante em um cosmético tem como objetivo impedir que a glicação aconteça. Ou seja, evitando que as moléculas de açúcar causem danos para as proteínas, como o colágeno e a elastina.

No Antioxidante Hidratante, a carnosina também vem para potencializar os efeitos dos outros ativos antioxidantes presentes na fórmula, protegendo a pele dos danos dos radicais livres, reforçando o escudo protetor contra danos da luz azul, infravermelho e visível.

Ácido Hialurônico

Verdadeiro super-herói do skincare, o ácido hialurônico também compõe o dream team de ativos do nosso antioxidante hidratante.

O hidratante mais queridinho das #bandidasdoskincare é um ingrediente biomimético, ou seja, que é produzido pelo seu corpo. Ele está presente nas articulações e até no nosso globo ocular, mas surge em maior quantidade na nossa pele, onde preenche o espaço entre as células, mantendo nossa pele bem hidratada, firme e elástica. A partir dos 25 anos, porém, sua produção começa a diminuir. Por isso é tão positivo buscar formas de repor a substância.

O ativo é muito conhecido por seu potencial super hidratante. Com sua capacidade umectante, ele evita a perda de água, mantendo sua pele saudável e viçosa. Além disso, ele é capaz, de recuperar a elasticidade e firmeza da pele, como aponta este estudo clínico.

Outro benefício do uso do composto é que, como é responsável por preencher espaços entre as células da sua pele, ele acaba atuando no preenchimento natural de sinais e linhas de expressão, proporcionando uma textura mais uniforme, indicam estudos.

Alguns tipos de olheiras também podem ser beneficiadas com o tratamento do ácido hialurônico, como indica essa pesquisa da Universidade do Texas.

Bisabolol

Fechando nossa lista de ativos no antioxidante hidratante, você pode nunca ter ouvido falar no bisabolol, mas vai adorar o que ele faz pela sua pele. Se a gente te disser de onde ele é extraído você vai entender de cara sua ação: o bisabolol é extraído originalmente de um óleo essencial da camomila. Sim, isso mesmo! Ele é um excelente calmante para a sua pele!

(Uma observação: no caso do bisabolol presente no nosso Antioxidante Hidratante, porém, ele é obtido por meio de um processo biotecnológico sobre açúcares de frutas. Ele é idêntico ao ativo natural que vem da camomila, mas possibilita uma produção mais sustentável, contendo 100% de carbono de base biológica e é altamente biodegradável.)

O bisabolol é um ingrediente muito famoso por suas propriedades calmantes e é um amigo fiel do peito das peles sensíveis e irritadas. O bisabolol inibe as citoquinas pró-inflamatórias, moléculas associadas a inflamações. Com isso, ele reduz irritações e acalma a pele.

Além de ser anti-inflamatório, ele é considerado um forte antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e ajudando na prevenção do envelhecimento precoce da pele.

Ah, e ele também é conhecido por suas funções antimicrobianas e costuma ser tolerado até por peles mais alérgicas e sensíveis. Apenas perfeito!

E aí: que tal incluir o Antioxidante Hidratante na sua rotina de skincare? Você pode usá-lo juntinho com nosso Hidratante Firmador, aliás!

Voltar para o blog