Antioxidantes para a pele: benefícios e por que eles são importantes

Antioxidantes para a pele: benefícios e por que eles são importantes

Antioxidantes são nossos melhores aliados na hora de combater os efeitos nocivos dos radicais livres. Mas por que isso é tão importante?

Muito se fala sobre a importância dos antioxidantes na rotina diária do skincare. Talvez você até conheça alguns pelo nome: só no nosso Antioxidante Hidratante você encontra seis: vitamina C, resveratrol, cafeína, niacinamidavitamina E e carnosina. Mas você sabe mesmo quais os benefícios dos antioxidantes para a sua pele? 

Antioxidante Hidratante aumenta síntese de colágeno da pele do rosto

antioxidantes

Antioxidantes e radicais livres

Para começo de conversa, temos que falar sobre os radicais livres, que são moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo. Elas apresentam um elétron que tende a se associar rapidamente a moléculas de carga positiva, podendo reagir e oxidar, causando danos a células saudáveis, por exemplo.

Ao serem produzidos naturalmente ao longo da vida, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras. Só que essas enzimas neutralizantes diminuem a partir dos 18 anos, e fontes externas podem aumentar bastante a produção dos radicais livres e gerar consequências nada agradáveis, como o envelhecimento precoce da nossa pele. Eles causam um aumento na degradação das fibras de colágeno, por exemplo, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez.

Por dentro da nova fórmula do Antioxidante Hidratante

A poluição ambiental, a radiação ultravioleta, a luz azul (dos eletrônicos), o cigarro, o consumo excessivo de álcoolalimentação, resíduos de pesticidas nos alimentos e o estresse do dia a dia são alguns dos fatores que contribuem para esse aumento desenfreado.

O que é antioxidante?

E é justamente nessa batalha que os antioxidantes entram! “Eles são substâncias importantes por (se ligarem) aos radicais livres para neutralizá-los, também hidratando a pele e ajudando a manter a barreira cutânea com uma boa qualidade. Atualmente, na dermatologia, recomendamos o uso de antioxidantes tanto pela manhã quanto à noite, inserindo o componente na rotina diária de skincare”, explica o Dr. Alberto Cordeio, dermatologista.

Ácido hialurônico: com quantos anos posso começar a usar?

Quer um exemplo prático? A vitamina C é um antioxidante potente. Ela não só consegue promover a síntese de colágeno na pele, como também previne a degradação da proteína. A pele terá mais fibras, ou seja, mais firmeza e menos sinais e linhas finas. 

Antioxidantes e filtro solar

Os antioxidantes ainda ajudam a potencializar a proteção contra os raios UV, sabia? De acordo com artigos científicos, os filtros solares bloqueiam apenas 55% dos radicais livres produzidos pela exposição aos raios UV. Para otimizar a proteção UV, é importante usar protetores solares combinados a um antioxidante tópico.

Como usar o Antioxidante Hidratante da Sallve? A gente ensina!

"Principalmente agora no verão, em que é comum ondas maiores de radiação ultravioleta, é importante ter um cuidado redobrado para manter uma pele sempre saudável. Grande parte do envelhecimento ocorre devido a redução da produção de fibras de colágeno e elastina e da destruição das fibras existentes. Então, tanto a vitamina C quanto o filtro solar ajudam na não destruição dessas fibras existentes e a proliferação de novas fibras de colágeno tornando a pele muito mais firme e saudável ao longo do tempo", diz o Dr. Fustinoni. 

"Imagine que nossa pele é como se fosse uma cidade que está sendo atacada, se essa cidade tiver mais prédios e mais construções ela resistirá melhor ao ataque, mesma coisa a nossa pele: quanto mais colágeno mais elastina e antioxidantes, mais ela resistirá a esse ataque de radiação", exemplifica.

Pele hidratada por até 24h + redução da oleosidade? Olá, Antioxidante Hidratante!

A radiação ultravioleta é capaz de penetrar vários milímetros na nossa pele. Isso pode parecer pouco, mas na realidade é bastante profundo. "Quando essa radiação penetra no núcleo das células basais germinativas, alteram o material genético podendo levar a alterações ao longo do tempo e até gerar câncer de pele", conta o Dr. Lucas Fustinoni.

"A vitamina C presente na pele ajuda a combater esses danos tanto do material genético quanto das fibras de colágeno e elastina, reduzindo os efeitos da radiação ultravioleta na pele. Além disso, por ajudar a estimular a produção de colágeno pelos fibroblastos acaba criando um escudo maior de proteção da pele impedindo o envelhecimento precoce", completa. 

Antioxidante Hidratante: seu parceiro para a região dos olhos!

O Antioxidante Hidratante da Sallve

Você já conhece o Antioxidante Hidratante da Sallve? Ele é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. O Antioxidante Hidratante combina a hidratação do Ácido Hialurônico a seis antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Cafeína e agora a carnosina. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

Algumas referências e artigos científicos usados para este texto:

Skin Photoaging and the Role of Antioxidants in Its Prevention

Antioxidants in dermatology

Antioxidants: Beyond the Hype

Free Radicals and Extrinsic Skin Aging

O que são radicais livres?

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog