Máscara de argila: benefícios e cuidados na aplicação

Máscara de argila: benefícios e cuidados na aplicação

A argila pode dar aquela hidratada na pele e ainda ter propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, calmantes, entre muitas outras!

Se a gente fosse escolher alguns ingredientes para serem eleitos os melhores amigos da pele, certamente a argila estaria entre eles. 100% natural, com variadas cores e benefícios, ela é capaz de auxiliar to-dos os tipos de pele, das muito sensíveis até as mais secas. O ingrediente é um sucesso nos encontros da nossa Turnê Sallve e vemos que em todos os cantos do Brasil não faltam adeptos da máscara de argila.

Aliás, não é de hoje que ela está na moda. Os povos egípcios e gregos já conheciam algumas de suas propriedades e usavam esse mineral para a limpeza da pele. Há até uma técnica terapêutica, que leva o nome de argiloterapia, por conta de seus variados pontos fortes.

Crédito: Pexels

E por que a argila é tão especial?

No ramo dos dermocosméticos, ela é muito utilizada para máscaras faciais, como você já deve ter notado, mas também está presente em sabonetes e esfoliantes, por exemplo. É um componente estrela, porque absorve impurezas, proporcionando uma limpeza profunda e desintoxicante, além de ser hidratante, nutritiva e rica em sais minerais.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) aponta até que a aplicação de argila promove um aumento no número de fibras de colágeno. É uma maravilha ou não é?

Os tipos de argila (verde, branca, vermelha...) proporcionam diferentes benefícios, por conta dos elementos presentes em cada uma delas. Podem ter magnésio, zinco, ferro, cobre e titânio, que são conhecidos por limpar e hidratar, ou também silício, que tem ação rejuvenescedora, e manganês, que age na composição do colágeno e na cicatrização, por exemplo.

Não há restrições, cada uma é melhor para uma particularidade da sua pele. Porém, um dos cuidados principais é o tempo de aplicação. Ao preparar a sua máscara de argila, não a deixe no rosto por mais de 20 minutos.

Entre outros benefícios do ingrediente, estão a renovação celular, clareamento de manchas, ação cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória, e também o super poder de conseguir dar um efeito brilhante, radiante e rejuvenescido para a pele.

Tipos de argila

Branca: pele sensível e desidratada

 

Também conhecida como caulim ou kaolin, esse tipo de argila é indicada, principalmente, para peles sensíveis e desidratadas, é conhecida por ser a mais delicada entre todas as argilas. Tem alto teor de magnésio, uniformiza o tom e tem efeito cicatrizante, hidratante e ainda absorve a oleosidade da pele sem desidratá-la.

Verde: pele oleosa e acneica

É um dos tipos mais conhecidos. É rica em silício, zinco e óxido de ferro. A argila verde costuma ser indicada para quem tem pele oleosa e acneica, por ter ação cicatrizante, analgésica, bactericida e adstringente.

A argila verde é uma das estrelas da fórmula da nossa Máscara Purificante, atuando como uma ajuda na limpeza da pele, mas - importante! - sem deixar aquela sensação de pele repuxando, sabe? Ela ainda ajuda a reduzir a inflamação, a oleosidade e até o tamanho da acne.

Além da argila verde, a máscara conta também com pantenol e prebióticos. Entre outros benefícios, estão a hidratação da pele, ação de controle da população de Propionibacterium acnes, acalmar a pele e também proteger e equilibrar a barreira cutânea.

Preta

É considerada um dos tipos mais nobres e também é conhecida pelo nome de "lama vulcânica". Tem alto teor de alumínio e silício e baixa quantidade de ferro. A argila preta é conhecida por suas propriedades desintoxicantes, anti-inflamatórias e absorventes. Ajuda também a atenuar manchas na pele.

Vermelha: pele sensível

É rica em óxido ferro, cobre e silício. É excelente para quem tem pele sensível e rosada, mas pode ser usada por todos, sem contraindicação. Ela hidrata, absorve a oleosidade e ainda renova a estrutura das células, prevenindo o envelhecimento.

Rosa: pele sensível

Essa mistura entre as argilas vermelha e branca acaba combinando os benefícios de ambas. Sendo a mais suave entre todos os tipos, a argila rosa é indicada para peles sensíveis e delicadas. Auxilia na limpeza e na remoção de células mortas da pele, é cicatrizante, antisséptica e suavizante.

Cinza: pele oleosa

Indicada para peles oleosas e com manchas. Esse tipo de argila possui titânio em sua composição. Tem propriedades antioxidantes, retardando o envelhecimento precoce, além de auxiliar na esfoliação da pele, combatendo a formação de cravos e espinhas. Atua ainda no clareamento de manchas.

Amarela: pele madura

Também pode ser conhecida como argila dourada. Rica em silício, é caracterizada por suas propriedades esfoliantes, purificantes, além de estimular a circulação da região aplicada e aumentar a elasticidade da pele. É indicada para todos os tipos de pele, especialmente as mais maduras e cansadas.

Marrom: pele madura

É um tipo nobre, por conta de sua pureza. Reduz inflamações na pele, tonifica, ativa a circulação e tem efeito rejuvenescedor, ajudando a pele a se manter firme.

Cuidados antes e depois da máscara de argila

O primeiro passo antes de preparar a máscara é limpar a pele - alô, Limpador Facial. É essencial aplicar a máscara (seja de argila ou qualquer outra máscara ou produto) sobre a pele higienizada

Além de ficar de olho no relógio para não deixar a máscara mais de 20 minutos na pele, é indicado escolher a dedo a cor de argila para o teu tipo ou estado de pele. Evite a área dos olhos, que é mais delicada e não aplique sobre os lábios.

Que tal adicionar a Máscara Purificante na tua rotina de skincare? Você pode usa-la duas a três vezes por semana. Com edição limitada, você pode optar também pelo kit máscaras, que traz em um necéssaire exclusivo, a Máscara Purificante junto com a Máscara Antirressaca que combina em sua fórmula o extrato de café para acordar a pele e amenizar os sinais de cansaço; a taurina que ativa a microcirculação da pele, reduz o inchaço e bolsas nos olhos, amenizando até as olheiras de cansaço; o aloe Vera e os fermentados vegetais, que juntos potencializam a hidratação e acalmam a pele, trazendo viço e deixando uma sensação deliciosa.

Retire a máscara com água, seque o rosto com a toalha e aproveite este momento para potencializar a ação dos teus produtos de skincare. Você pode aplicar o Antioxidante Hidratante e o Hidratante Firmador logo após a máscara. 

 

Vale lembrar… consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado?

Algumas referências e estudos usados para este texto

 Characterization and Short-Term clinical study of clay facial mask

Effect of topical clay application on the synthesis of collagen

Uso das argilas na estética facial e corporal

O uso da argila nos tratamentos estéticos faciais: uma revisão

Estudo da Caracterização e composição de argilas de uso cosmético

The Best Skin-Care Clays for a Clear, Glowing Complexion

Kaolin - Ingredient

Bentonite - Ingredient

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

 

Voltar para o blog