As quatro estações do cuidado com a pele

As quatro estações do cuidado com a pele

Você já parou para pensar que a sua pele não é a mesma o ano inteiro? Por isso mesmo, porque sua rotina de skincare deveria ser?

como cuidar da sua pele nas diferentes estacoes do ano Foto: Vicko Mozara/ Unsplash

Quando a gente pensa na nossa rotina de cuidados com a pele, leva em conta o que? Tipo de pele, alergias, formulações, orçamento... Tudo certo. Daí quando encontramos uma fórmula que dá certo, a tendência é não mexer muito nela, né? Mas você já parou para pensar nos fatores externos que cercam a sua pele, como por exemplo as estações do ano? Será que a nossa pele é a mesma, com as mesmas necessidades, ao longo desses 365 dias?

A primeira vez que me dei conta disso foi há uns oito anos. Depois de encontrar uma rotina perfeita de skincare em pleno verão, entrei no inverno com ela engrenada para, simplesmente, começar a ver minha pele ficar cada vez mais ressecada (quem tem pele oleosa nunca pensa que isso pode acontecer, né?) e sem vida. Consequentemente, a base craquelava, a textura foi ficando desigual...

Um novo clima, uma nova rotina

A nossa própria pele conversa com a gente. A minha, no caso, gritava que a rotina que eu usava não estava funcionando. Minha pele precisava de menos produtos para controlar a oleosidade e mais hidratação. Meu primeiro passo - e possivelmente um dos que mais surtiu efeito -, por exemplo, foi trocar o sabonete para peles oleosas por um à base de água termal, simples e delicado.

Aliás, o ideal é fazer justamente isso. Naquele espírito de não sair usando um monte de cosméticos novos de uma só vez (lembra?), o certo é ir alterando passo a passo sua rotina com a chegada de uma nova estação. Com o sabonete fazendo uma visível diferença, pude equilibrar os passos seguintes (tônico e hidratante). Com a pele mais calma, simplesmente tocá-la ia me dando as respostas que eu precisava.

Hoje em dia me parece elementar: minha pele é uma em estações quentes, e outra em estações frias. Sendo assim, insistir nos mesmos produtos o tempo todo não faz qualquer sentido.

Vai viajar? O raciocínio é o mesmo

O mesmo vale para viagens: quando você estiver montando seu necessaire, leve em conta o clima do local para onde você vai. Eu moro em um país de clima seco, mas pelo menos uma vez por ano passo duas semanas no Rio de Janeiro, com seu clima úmido, que faz a gente suar e a pele ficar oleosa sem qualquer esforço. Ou seja: o sabonete à base de água termal fica na bancada do meu banheiro e entra em jogo um em barra que compro na farmácia brasileira, para peles bem oleosas. Logo que ajusto este passo, sinto a diferença. O resto da rotina pode até permanecer igual, à excessão do hidratante - sai o mais poderoso e entra em jogo um em gel, bem levinho, meu eleito de todos os verões.

Pode parecer complicado, mas não é não, sério! É tudo uma questão de lógica. Não só o clima, mas também a nossa alimentação muda com as estações, e isso também influi na pele. Mudam nossos hábitos - mais praia e ar-condicionado, por exemplo. Consequentemente, algum ajuste na nossa rotina de skincare pode ser bem-vindo. Uma conversinha com seu dermatologista resolve tudo!

Conta pra gente: você faz alguma mudança na sua rotina de skincare de acordo com o clima?

Voltar para o blog