banho de eucalipto

Banho de eucalipto: benefícios e como fazer em casa

Você já deve ter ouvido falar sobre o banho de eucalipto. Aqui, Amanda Celli, do @temperodebruxa, lista seus benefícios e ensina como fazer em casa

banho de eucalipto
Foto: Etsy

Por: Amanda Celli (@temperodebruxa)

Sabe aquele dia em que acordamos sem energia, quando parece que algo quer nos segurar na cama pela manhã, os pensamentos negativos tomam conta da nossa mente e não conseguimos nos concentrar em nenhuma tarefa que temos para fazer? Atualmente, parece que vários dias da nossa rotina estão assim, ainda mais devido à pandemia que se prolonga por tanto tempo. Estamos cansados em todos os níveis (físico, mental, emocional e espiritual).

Mas a Natureza nos entrega um presente muito especial, capaz de trazer energia e combater o cansaço, além de proporcionar o retorno do equilíbrio e da harmonia: as plantas. Para estes dias em que o cansaço domina, uma planta maravilhosa para ser usada é o eucalipto (Gênero científico: Eucalyptus).

+ Por que temos boas ideias enquanto tomamos banho? A ciência explica

Banho de eucalipto: um antigo ritual

Hoje você vai aprender como fazer o antigo ritual de pendurar um ramo da árvore de eucalipto no chuveiro, que está voltando à moda e se tornando febre entre as pessoas que desejam trabalhar com a energia das plantas e ao mesmo tempo aproveitar os seus benefícios terapêuticos.

Mas antes, é importante você entender como este ritual ancestral funciona. As plantas atuam em todos os níveis do nosso ser. Enquanto a fitoterapia estuda a ação das plantas no nosso corpo físico através dos seus compostos, a fitoenergética estuda a influência das plantas nos corpos sutis (emocional, mental e espiritual) através da sua vibração energética.

+ Banhos de ervas: receitas especiais e tudo o que você precisa saber

Assim descobrimos que, do ponto de vista da fitoenergética, o eucalipto é uma planta que traz purificação energética ao libertar a sua mente de pensamentos negativos e abrir o seu coração para uma atitude construtiva de amor à vida. Ele é uma árvore nativa da Austrália que se tornou popular em todo o mundo e pode ser encontrada em diversos locais, especialmente aqui no Brasil.

O eucalipto também ajuda a despertar a vitalidade ao trazer energia, disposição e motivação. Ele fortalece o foco e clareza mental, nos ajudando a sintetizar as ideias e assim concluir tarefas mentais. Além disso, o eucalipto ajuda a trabalhar a intenção da cura e renovação, em especial dos seus pensamentos e emoções, fortalecendo nossa a conexão mística com a Mãe Terra e com o universo.

Existem muitas espécies, variedades e híbridos de eucalipto. Cada um tem um perfume ligeiramente diferente definido por notas verdes refrescantes. A mais famosa e usada devido as suas propriedades terapêuticas é o Eucalipto Globulus.

Para que serve o banho de eucalipto?

Na fitoterapia, por sua vez, o eucalipto continua a mostrar sua força. Ele é rico em diversos compostos e óleos essenciais que ajudam a amenizar sintomas de questões respiratórias (como a sinusite, a rinite e os resfriados) além de já terem mostrado potencial de atuar como coadjuvante na melhora da resposta imunológica. Assim, o eucalipto é perfeito para este período de outono/inverno que estamos entrando.

+ Pele do corpo no inverno: os cuidados para mantê-la saudável

Entre os benefícios do eucalipto na fitoterapia estão:

Redução de estresse: segundo estudos, o aroma do eucalipto (por possuir eucaliptol) pode produzir uma sensação imediata de calma ao ajudar na redução dos sintomas ligados a ansiedade, estresse e tensão emocional.

Saúde respiratória: O eucalipto possui diversos compostos que, quando inalados, trazem benefícios para pessoas que sofrem de problemas respiratórios (como rinite, sinusite, bronquite, etc). Temos o eucaliptol (dilata os brônquios, facilitando a saída de secreções), citronelol (deixam as secreções mais fluidas e fáceis de serem eliminadas) e taninos (reduzem a quantidade de muco) além de outros que ajudam no combate a inflamação e as bactérias, tornando-o benéfico para o auxílio no tratamento de congestão e infecções nos seios da face. Também ajuda a limpar o muco das passagens nasais e aliviar a tosse e a sensação de coceira no nariz e na garganta.

Melhora da pele seca: pessoas que possuem pele seca, caspa ou doenças de pele como dermatite e psoríase geralmente apresentam níveis mais baixos de ceramidas (um tipo de ácido graxo responsável por manter a barreira e reter sua umidade da pele). Cientistas estão pesquisando a ação do eucalipto no aumento da produção de ceramidas pela pele. Por isso muitos produtos para cabelo e pele contêm folhas de eucalipto.

Alívio da dor: O eucalipto contém muitos compostos anti-inflamatórios, como cineol e limoneno, que podem atuar como analgésicos e assim a inalação de óleo de eucalipto pode ajudar a reduzir os níveis de dor. No entanto, mais pesquisas são necessárias.

Viu como o eucalipto é transformador? Quer aprender um jeito muito simples de usar todo o poder do eucalipto na sua rotina? Então é só preparar um banho de eucalipto! Você só vai precisar de um ingrediente: alguns ramos da planta.

Como é feito o banho de eucalipto?

Reúna vários ramos naturais de eucalipto (as folhas podem estar secas ou frescas) e lave-os com cuidado para retirar qualquer impureza como poluição ou poeira que possam estar presentes (faça isso com cuidado para que as folhas não se soltem do galho). Deixe-os secar em um lugar sombreado e ventilado. Quando for tomar o seu banho, leve os ramos com você e amarre-os com um laço ou linha formando um buquê. Em seguida, pendure esse buquê junto ao tubo/cano do chuveiro de modo que ele fique perto de você mas longe do fluxo direto de água. Regule a temperatura do seu chuveiro para que a água saia de morna à quente, feche a janela (se houver) e abra o registro. 

Nossa intenção neste momento é que as folhas do eucalipto não se molhem para que os óleos essenciais não entrem em contato direto com a sua pele. Em vez disso, deixe o vapor formado pelo chuveiro ative e libere os óleos essenciais e outros compostos terapêuticos do eucalipto no ar para que você os inale.

+ Rituais de beleza: um luxo cotidiano que não precisa custar caro

Durante o banho, sinta o aroma do eucalipto lhe envolver. Respire profundamente várias vezes e procure relaxar. Este é o seu momento sagrado. Visualize seu corpo, mente e espírito sendo envolvidos pela energia do eucalipto e sinta o seu poder renovando a sua mente e o seu coração. Firme suas intenções através de uma oração, uma canção ou um mantra.

Após o banho, abra bem a janela do seu banheiro para ventilar e coloque o ramo para secar novamente. Você poderá usá-lo por até três banhos em média se cuidar direitinho para que ele não estrague ou mofe.

Quando terminar o tempo de uso ou quando não sentir mais o aroma de eucalipto saindo das folhas, devolva os ramos usados para a Natureza (aos pés de uma árvore, em uma área verde ou até mesmo colocando em sua composteira), agradecendo à Mãe Terra pela energia concedida.

Uma dica!

Se você tiver banheira em casa, pode pendurar o buquê na torneira para aproveitar a mesma experiência refrescante e energizante.

Frequência do banho de eucalipto

Como qualquer planta com propriedades medicinais, seu uso deve ser feito com cuidado, respeito e moderação. Portanto, não exagere.

Os especialistas da área médica e da aromaterapia recomendam fazer esse banho apenas uma vez por semana pois a inalação excessiva no vapor do eucalipto pode produzir efeitos opostos e causar vermelhidão na pele. 

+ Como a nossa pele sabe que a gente tá dormindo?

Já dentro da fitoenergética e em outras correntes que usam a energia das plantas, o eucalipto é considerado uma erva quente, que possui um grande potencial de limpeza energética, de descarrego e banimento. Assim, o uso excessivo pode acabar exaurindo a nossa energia vital, causar buracos em nossa aura e campos energéticos.

Recomendações acerca do banho

Não é incomum ser alérgico a eucalipto, então faça um teste com uma pequena quantidade antes do banho. Pare de usar o eucalipto se notar sua pele ficar irritada ou qualquer sinal de uma reação alérgica, como urticária.

O banho de eucalipto não é recomendado para crianças, gestantes, lactantes ou mulheres que estão pretendendo engravidar, já que os estudos sobre o uso de óleo de eucalipto inalado ou tópico nesses grupos ainda são limitados. Por isso converse com um médico antes e peça a sua aprovação caso você se enquadre em um destas situações.

Se você tiver animais em casa, deixe eles longe do banheiro quando for tomar o seu banho de eucalipto e não permita que eles comam qualquer parte da planta, pois segundo estudos, o eucalipto pode ser tóxico para animais (incluindo cães e gatos).

Onde encontrar ramos de eucalipto?

Você consegue encontrar árvores de eucalipto crescendo em muitos lugares, mesmo em meio à parques e praças na cidade. Basta apenas cortar com cuidado e carinho os ramos que for usar e sempre agradecer a Mãe Terra e a árvore pelo presente que elas estão lhe concedendo.

Se não tiver uma árvore de eucalipto nas redondezas, você consegue comprar ramos a preços baratos em locais como floriculturas, feiras livres e casas de produtos naturais. Mas tome muito cuidado e verifique se estes ramos são provenientes de eucaliptos de origem orgânica (que não foram cultivados com herbicidas e outros tipos de venenos e químicos)

+ O que a água faz pela nossa pele?

Outras ervas

Você pode usar este mesmo ritual ancestral e preparar buquês com outras ervas como a hortelã, a lavanda, o alecrim, a camomila, entre outras. Pesquise mais sobre as propriedades fitoterapêuticas e fitoenergéticas de cada planta para descobrir quando usar cada uma delas em sua rotina e assim sempre ter o poder da natureza ao seu favor.

Sobre a autora:

Amanda Celli é uma bruxa e bióloga que honra a Mãe Terra e encontra sua presença sagrada em cada erva e alimento. Ela é a criadora do Tempero de Bruxa e tem a missão de ensinar as pessoas a antiga arte da bruxaria natural e da culinária mágica através do uso das energias das ervas e dos alimentos.

Voltar para o blog