BHA

BHA: seu guia completo sobre beta-hidroxiácidos

Tudo o que você precisa saber sobre beta-hidroxiácidos: o que são, como funcionam, suas diferenças para os AHAs e por que são amigos da pele acneica.

A essa altura, já testemunha com todas as maravilhas do nosso tônico renovador, você já está familiarizado com o maravilhoso mundo dos alfa-hidroxiácidos (ou AHAs), que agem na renovação celular da nossa pele trazendo aquele viço incrível e agindo na diminuição de cicatrizes de acne e manchas, entre tantos outros benefícios destes ativos. Hoje, porém, é dia de falar sobre outros queridinhos do skincare: os beta-hidroxiácidos, ou BHAs, também conhecido como ácido salicílico, estrela de quatro das cinco fórmulas da nossa Linha Antiacne.

+ Alfa-hidroxiácidos: como inserí-los na sua rotina de skincare

BHA

Mas afinal, o que são os beta-hidroxiácidos?

Não precisa pensar em um grupo de vários nomes: BHA, ou beta-hidroxiácidos, é uma categoria solitária no skincare, de apenas um integrante, mas um bem famoso e amado, o ácido salicílico.

O que faz do ácido salicílico um beta-hidroxiácido é o fato da parte hidroxila de sua molécula ser separada de sua parte ácida por dois átomos de carbono. E por que isso é importante? A gente explica: é justamente isso que torna o ácido salicílico mais solúvel em óleo, o que faz com que ele penetre com mais facilidade nos poros.

+ AHAs e BHAs: a combinação que é um sucesso para pele acneica

Como funcionam os beta-hidroxiácidos?

Os BHAs funcionam nas camadas mais superficiais da pele, dissolvendo o desmossomo, que é aquela estrutura que cola uma célula na outra. Relembrando a explicação da Dra. Denise Steiner, "pense em sua pele como uma parede de tijolos. Os tijolos são a parte da epiderme, e o cimento é o desmossomo, uma estrutura que gruda uma célula na outra. Às vezes, essa estrutura fica muito compactada, especialmente nas pessoas mais velhas, e a pele não consegue fazer sua renovação celular".

Aí já deu para entender, né? Quando você consegue dissolver esse desmossomo, sua pele se livra de suas células mortas com mais facilidade e sua pele volta a ter aquele viço que você tanto busca, além de diminuir ativamente o tamanho dos poros e suavizar linhas finas.

+ A ação da Linha Antiacne nas cicatrizes de acne

Tá, mas isso os AHAs também fazem, lembra? O que torna os beta-hidroxiácidos um grupinho específico é que eles também agem no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo - isso por ser solúvel em óleo. Lembra do Marcus Amaral nos explicando que semelhantes removem semelhantes? É a mesma coisa aqui.

Beta-hidroxiácidos e a pele acneica/oleosa

É justamente essa ação dos BHAs que os tornam tão poderosos para a pele acneica. Basta lembrar o que é uma espinha: "Uma pápula infectada e inflamada, fruto da proliferação excessiva da glândula sebácea. O conteúdo da espinha é sebo e células mortas, basicamente, associados aos agentes infecciosos".

Quer mais benefícios do ácido salicílico na pele oleosa? Eles atuam direramente no controle das glândulas sebáceas, diminuiem hiperqueratinização (controle excessivo de queratina, um dos responsáveis pelo surgimento da acne), a proliferação bacteriana e o processo inflamatório local.

+ Trio do viço: o incrível poder de combinar vitamina C e ácidos

Ah! E não vale só para o rosto, viu? A ação dos beta-hidroxiácidos funciona muito bem para tratar a acne corporal, foliculite e até queratose pilar.

Não só isso, por ser um esfoliante potente, os BHAs promovem a renovação celular, aumentando a produção de colágeno, o que disfarça as rugas e linhas de expressão, deixando a pele mais uniforme. Além de tudo isso, os beta-hidroxiácidos são menos agressivos que outros ácidos, por isso, com seu uso, há menos chance de causar sensibilidade.

BHAs e AHAs: semelhanças e diferenças

AHAs e BHAs são semelhantes nessa ação de esfoliação química da pele, dissolvendo os desmossomos e promovendo a renovação celular, o que leva a uma pele mais hidratada, viçosa, com a textura mais homogênea e cicatrizes de acne e linhas finas suavizadas.

+ AHA e BHA: a combinação que é um sucesso para a sua pele

Mas vamos recapitular e aprofundar suas diferenças? Enquanto os AHAs são solúveis em água, os beta-hidroxiácidos são solúveis em óleo. E se por um lado o processo de renovação celular dos AHAs é na epiderme, a mesma ação nos BHAs é mais seletivo ao poro por afinidade, agindo no interior dos poros e de fato dissolvendo o que os está entupindo (por isso ele é tão indicado para quem tem acne). "Como o ácido salicílico é lipossolúvel, ele possui uma maior afinidade aos poros e ao sebo que se depositam ali. Ele tem essa ação mais específica no poro que é diferente dos AHAs", explica Renata Ribon de Melo, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento.

Tem mais diferenças: os AHAs têm o podem estimular a produção de colágeno. Mas os beta-hidroxiácidos, por essa ação mais profunda, podem ajudar a reduzir a inflamação e a proliferação de bactérias na pele (que podem causar, entre outros, um quadro de acne).

Mas um exclui o outro?

Não, pelo contrário: essa dupla pode funcionar muito bem juntinha se você tem pele acneica: "O ácido glicólico, que é um AHA, é ótimo para o tratamento das cicatrizes de acne e a aparência da pele, pois ele promove a renovação celular - o que, por sua vez, melhora sua textura e suas manchas", já nos explicou a Dra. Carla Vidal, que é a favor de combinações ao tratar a acne: "Não gosto da monoterapia em se tratando de acne. Uma dessas associações indicadas é o ácido glicólico com o ácido salicílico para melhorar as cicatrizes de acne. Há uma série de ácidos que podemos usar em associação para tratar cicatrizes de acne, com resultado visível em menos tempo, quando optamos por cosméticos com vários ativos".

Como inserir BHAs na sua rotina de skincare

Assim como os AHAs, os BHAs inspiram alguns cuidados ao serem inseridos na rotina de skincare. Lembra do nosso guia sobre como inserir novos cosméticos na sua rotina? Então, as dicas valem aqui também: comece usando o produto com BHA em dias alternados, para que sua pele consiga se adapte ao ativo. É importante também manter os outros passos de limpeza, hidratação e proteção (nunca esqueça o protetor solar!), e consultar seu dermatologista se você está usando algum medicamento, como retinóides ou hidroquinona.

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, dá ainda mais um conselho valioso, de observar sua própria pele: "Assim você consegue detectar os primeiros sinais de uma sensibilidade que possa se desenvolver - como vermelhidão, ardência, coceira ou acne".

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas. Todos os produtos podem ser usados no corpo, em regiões com acne.

Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

linha-antiacne

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Alguns estudos usados para este artigo:

Benefício do ácido salicílico na acne grau I

Salicylic acid as a peeling agent: a comprehensive review

Voltar para o blog