Biomimetismo no skincare: o que é e como funciona na sua pele

Biomimetismo no skincare: o que é e como funciona na sua pele

Sabia que o biomimetismo é um excelente amigo da sua rotina de skincare? A gente explica!

Você já ouviu falar em biomimetismo? Pode até ser que o nome seja novidade por você, mas o conceito te cerca de diversas formas. De maneira bem resumida, biomimetismo é o estudo da natureza com o objetivo de encontrar nela as melhores ideias para solucionar problemas da humanidade e promover avanços tecnológicos / científicos. Sabe aquela conversa de que para tudo que a gente precisa a natureza já tem uma resposta muito melhor do que a gente poderia imaginar? É bem por aí.

+ Retinol biomimético age do mesmo jeito que o retinol tradicional?

Entre os exemplos de biomimetismo estão o protótipo do trem-bala (inspirado no pássaro martim-pescador) ou até o próprio design de um avião, o princípio das nadadeiras das baleias aplicado à geração de energia eólica ou o macacão de natação da Speedo, inventado a partir do estudo da pele de tubarão, com todos os seus filamentos.

Tá, mas o que isso tem a ver com skincare?

Tudo. O biomimetismo se dá quando descobre-se que uma determinada molécula consegue imitar a ação de outra no nosso organismo.

+ Nanotecnologia nas fórmulas da Sallve: todos os seus benefícios

Um exemplo é o retinol biomimético. Quando aplicado na nossa pele, ele se liga a receptores (RAR e RXR), ativando-os exatamente como faz o retinol tradicional e proporciona uma infinidade de benefícios. Inclusive, já explicamos direitinho como isso acontece aqui!

E temos que dizer mais uma coisinha: para comprovar que uma molécula age da mesma forma que a referência, como acontece com o retinol biomimético e o tradicional, é necessária muita pesquisa, muitos testes e comprovações científicas.

E qual a diferença entre biomimético, similar e sintético?

Talvez você já tenha visto por aí que um ativo é sintético ou que age de forma similar a outro composto. Por exemplo, o ácido hialurônico (componente que nosso corpo produz) é reproduzido em laboratório. Ou seja, é a mesma molécula, só que reproduzida em laboratório.

+ 5 mitos ou verdades sobre ácido hialurônico

Já o  phytoesqualano, por exemplo, é uma molécula vegetal, extraída do óleo de oliva puro. Ele funciona de forma parecida ao esqualano, uma molécula que a nossa pele produz naturalmente. Com isso, nosso organismo a reconhece e absorve mais facilmente.

Enquanto isso, o biomimético é quando o ativo tem mecanismo de ação exatamente igual ao de referência, na mesma via metabólica. Como é o caso do retinol biomimético, que se liga aos mesmo receptores da pele que o retinol tradicional.

Retinol biomimético na Sallve

No nosso Sérum Uniformizador temos uma combinação de ativos incríveis, entre eles, o retinol biomimético. O retinol (Vitamina A) ao ser absorvido pela pele se transforma em ácido retinóico, que é capaz de se ligar a alguns receptores na nossa pele, trazendo os benefícios que tanta gente procura.

Porém, o tradicional pode ser sensibilizante para algumas peles, causando irritação, vermelhidão ou descamação. Além disso, é um ingrediente que pode ser instável, o que é um desafio em algumas formulações.

Já o retinol biomimético (ou 'retinol-like') tem todas as propriedades do retinol original, mas sem efeitos que podem ser sensibilizantes para algumas peles. Ele também apresenta alta estabilidade à fotodegradação e oxidação.

O ativo vem de uma fonte natural, podendo ser extraído de algumas plantas conhecidas, como a Bidens Pilosa (também conhecida como Picão Preto). A composição da Bidens pilosa é caracterizada pela presença de flavonoides, terpenos, compostos fenilpropanoides, lipídeos e benzenóides. Dentro desses compostos, está o fitol diterperno (presente como parte do pigmento da clorofila), que quando metabolizado, é oxidado em ácido fitânico (também presente no picão-preto). Ele é capaz de se ligar aos receptores RXRs (Retinoids X Receptors), ativando-os tais como os retinoides e seus derivados. Além disso, estimula também a atividade transcricional do RAR(Retinoic Acid Receptors)18, atuando como um: retinol-like!

Incrível, né? Que tal incluir o Sérum Uniformizador na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog