TÔNICO ANTIACNE

Centella Asiática: 7 benefícios incríveis do ativo para pele

Sucesso do k-beauty, a centella asiática é cheia de propriedades, inclusive para peles acneicas!

Diz a lenda que tigres costumavam se esfregar em uma planta, conhecida como erva-de-tigre, para curar suas feridas. Talvez realmente seja só uma lenda, mas há um fundo de verdade, já que os benefícios da planta, conhecida pelo nome de Centella Asiática, são bastante reais - inclusive a ação cicatrizante!

centella asiatica

Centella asiática e a tradição

As propriedades medicinais do extrato dessa planta, incluindo o manejo de condições dermatológicas, são muito tradicionais em sua região de origem, que inclui Índia, Sri Lanka e países do Sudeste Asiático.

+ 9 dicas simples para cuidar da pele oleosa

Por lá, ela é usada para acelerar cicatrização de pequenos machucados, arranhões e queimaduras superficiais. Além disso, nessas regiões, ela é usada tradicionalmente como um anti-inflamatório potente em casos de eczema, coceiras moderadas e picadas de insetos.

A Centella ainda atende por outros nomes, como gotu kola, brahmi, pata de elefante, erva-de-tigre, entre muitos outros.

+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

O que é Centella Asiática?

A Centella asiatica (L.) Urban é uma planta trepadeira, da família das Umbelíferas. Tem folhas circulares e dão pequenas flores brancas, arroxeadas ou rosadas. Sua fruta é oval e mede de 2 a 3 mm de diâmetro.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

Como te adiantamos, é nativa do Sudeste Asiático, Índia, Sri Lanka, algumas regiões da China, Madagascar e África do Sul, mas também é encontrada no sudeste dos Estados Unidos, México, Venezuela, Colômbia e leste da América do Sul. Ufa!

E o extrato de Centella asiática, que comumente é usado em cosméticos e dermocosméticos – principalmente quando falamos em beleza coreana (k-beauty) - é obtido das folhas da planta.

O que tem na composição da planta?

A composição química da Centella Asiática é o que faz dela tão especial e o que traz tantos benefícios para pele, incluindo as acneicas. Afinal, ação anti-inflamatória e cicatrizantes: tudo a ver, né?

+ Qual é a importância de usar antioxidantes a partir dos 18 anos?

O extrato de Centella Asiática é rico em vitaminas C, A, B1 e B2, niacina, caroteno, triterpenos (como ácido madecássico), flavonóides, sais minerais e vários antioxidantes.

Quais os benefícios da Centella Asiática?

  • Hidrata e tem efeito protetor contra inflamação da acne

Estudos apontam que o madecassoside, substância encontrada na Centella Asiática, aumenta a hidratação da pele, por meio da regulação positiva de alguns elementos essenciais, como a Aquaporina 3, para hidratação da pele, inibindo a inflamação relacionada à acne pela Propionibacterium acnes, tendo um certo efeito protetor contra a inflamação da acne.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

  • Estimula a síntese de colágeno

Muito por conta dos triterpenos, o extrato de Centella Asiática tem um mecanismo de ação que é incrível para a pele: a estimulação da produção de colágeno tipo 1.

Como já te contamos por aqui outra vez, o colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, representando cerca de 70% de toda a proteína presente nela e 30% do nosso corpo. Dentre os 28 tipos de colágeno, há aqueles que têm tudo a ver com a nossa pele, como o tipo 1, o mais presente no corpo, que ajuda na formação da pele, ossos, tendões, córneas, veias e outros tecidos conjuntivos.

+ 13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

  • Ajuda com a cicatrização

Exatamente por ajudar a estimular a produção de colágeno e também por ajudar a reparar a barreira cutânea, a Centella Asiática ajuda muito com a cicatrização, seja a prevenção ou o processo de cicatrização em si.

Os triterpenos presentes na Centella ajudam a melhorar a reepitelização (etapa do processo de cicatrização) e a normalizar o tecido conjuntivo, permitindo melhora de tônus e elasticidade.

+ Como os produtos da Sallve ajudam a manter a barreira cutânea da sua pele íntegra

  • Ajuda com a hiperpigmentação

Lá vem o madecassoside, substância encontrada na Centella, de novo. Segundo estudos, entre outros pontos, ele inibe significativamente a síntese de melanina induzida por radiação UV, podendo ser eficaz como um inibidor de hiperpigmentação.

+ Afinal, como as manchas se formam?

  • É anti-inflamatório, repara a barreira da pele e acalma a vermelhidão

Por conta de sua composição, cheia de triterpenos, flavonóides, vitaminas e antioxidantes, a Centella apresenta benefícios únicos. Estudos apontam que aplicação tópica de formulações cosméticas contendo extrato de Centella Asiática ajuda a modular danos oxidativos da pele e ajudar a reparar a barreira da pele.

Os resultados de um estudo polonês de 2016, mostraram que uma emulsão de extrato de Centella foi capaz de diminuir de forma estatisticamente significativa a vermelhidão da pele, além de melhorar a umidade da pele por aumento do estado de hidratação e diminuir a perda de água transepidérmica, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias. Sendo assim, o estudo aponta que o ativo não é só eficaz em cosméticos antienvelhecimento, mas também para melhorar a hidratação da pele, tratamento de peles secas e sensíveis.

+ Cicatrizes de acne: a ação do Sérum Antiacne

  • Antioxidante

Sim, a Centella Asiática possui antioxidantes em sua composição, o que auxilia no combate aos radicais livres. Como já nos contou a Dra. Monalisa Nunes: "Os radicais livres são moléculas bem instáveis que danificam as células e ao DNA, causando danos à nossa pele. Os antioxidantes estabilizam a ação dos radicais livres ao se unir a eles e neutralizá-los, impedindo que eles ajam nas nossas células e no nosso DNA. É assim que eles impedem a ação dos radicais livres na nossa pele". Entre os danos causados pelos radicais livres estão o envelhecimento precoce, hiperpigmentação e, em alguns casos, melanoma.

Ou seja, como a Centella Asiática tem ação antioxidante, ajuda no combate ao envelhecimento precoce da pele.

+ Os benefícios dos antioxidantes para a pele do corpo

  • Estimula circulação sanguínea

A Centella Asiática contribui para integridade do tecido conjuntivo, eleva níveis de antioxidantes, mas também estimula a circulação sanguínea. Estudos que investigam a ação do extrato de Centella no tratamento de insuficiência venosa, apontam houve melhora em sintomas como peso das pernas e edemas.

Máscara Antiacne e Tônico Antiacne

E em que fórmulas a Centella Asiática está presente na família Sallve? Já adiantamos que são duas e que fazem parte da linha antiacne.

tônico antiacne e máscara antiacne

A primeira é o Tônico Antiacne, um tônico adstringente de limpeza. Desenvolvido para peles acneicas e testado em pele sensível, ele limpa, desobstrui poros, reduz a incidência de cravos, controla a oleosidade da pele e alivia a irritação e vermelhidão da acne. Além da centella, também contamos com melaleuca, niacinamida e fermentados vegetais.

A segunda fórmula é a Máscara Antiacne, uma máscara de argila para efeito imediato de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de cicatrização de espinhas e amolece cravos. Com textura cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio. Na fórmula, ainda temos argila verde, ácido salicílico, alfa-bisabolol e alantoína.

E aí, que tal incluir a Máscara Antiacne e o Tônico Antiacne na sua rotina de cuidados?

Artigos e referências usados para o texto

Centella asiatica in cosmetology

Moisturizing and Antiinflammatory Properties of Cosmetic Formulations Containing Centella asiatica Extract

Centella Asiatica for Skin

Centella asiatica in Dermatology: An Overview

Pharmacological Review on Centella asiatica: A Potential Herbal Cure-all

Pharmacological Effects of Centella asiatica on Skin Diseases: Evidence and Possible Mechanisms

Madecassoside Inhibits Melanin Synthesis by Blocking Ultraviolet-Induced Inflammation

Propionibacterium acnes related anti-inflammation and skin hydration activities of madecassoside, a pentacyclic triterpene saponin from Centella asiatica

Centela - UFSC

Voltar para o blog