Quais os benefícios das ceramidas nos cosméticos?

Quais os benefícios das ceramidas nos cosméticos?

As ceramidas estão presentes na nossa pele, mas também podem estar nas formulações. Com propriedades calmantes, elas auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele.

Você já deve ter cruzado com o nome ceramidas em alguns cosméticos por aí, sejam eles para pele ou para os cabelos. As vezes pode ter visto também fitoceramidas ou até ceramidas biomiméticas. Mas a dúvida é: afinal, quais os benefícios de ter um ativo que encontramos na nossa pele em uma formulação cosmética, como a do Hidratante Reparador? A gente já dá o spoiler de que são todos ótimos!

Qual a função das ceramidas na pele?

Já conversamos aqui no blog sobre camadas da pele e também te contamos o que é a barreira cutânea, que tanto nos protege. Não tem como falar em ceramidas sem citar esses dois assuntos. Portanto, aula de revisão, pessoal!

+ Barreira cutânea x barreira lipídica: qual a diferença?

A nossa pele é composta por camadas. De baixo para cima, temos a hipoderme, um tecido subcutâneo, constituído por células adiposas, fibras de colágeno e vasos sanguíneos; a derme, que é a intermediária - e que por sua vez é dividida em outras duas camadas, a papilar e a reticular; e a epiderme, a camada mais superficial e que é dividida em cinco camadas: basal, espinhosa, granular, lúcida e córnea.

As ceramidas são componentes da epiderme, mais precisamente da nossa camada córnea, que é formada por células mortas, sem núcleo e achatadas, tipo lâminas. Nela, as células se ligam por lipídios epidérmicos. E é justamente acima desta camada que está a barreira cutânea!

+ Como os produtos da Sallve ajudam a manter a barreira cutânea da sua pele íntegra

A barreira de proteção é a camada mais exposta da pele e é conhecida pelo nome de manto hidrolipídico, filme ultrafino formado por lipídeos, que são em sua grande maioria (50%) ceramidas. Sim, elas mesmo! Em parceria com ácidos graxos e colesterol, elas preenchem espaços entre queratinócitos, evitando a perda de água e mantendo a integridade da pele.

"As ceramidas tem função vital na barreira de proteção cutânea, que é fazer o que chamamos de barreira lipídica. Então, a ceramida é um lipídio (um óleo, um ácido graxo), que impede que a hidratação seja absorvida muito rápido", explica a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Quais os tipos?

Talvez o que você ainda não saiba é que existem pelo menos 18 classes de ceramidas e centenas de derivações. Geralmente o tipo utilizado é até indicado no rótulo do produto, como ceramida AP, ceramida EOP ou ceramida NP.

Alguns desses tipos são utilizados em cosméticos e tem fonte de extração variados. Ceramidas podem ser extraídas de fontes vegetais, como do girassol, por exemplo. Nesse caso, costumam ser chamadas de fitoceramidas. Mas também podem ser de origem sintética, produzida em laboratório.

E tem mais! É legal contar também que alguns tipos de ceramidas usadas nos cosméticos são idênticas as encontrados na barreira da pele, o que contribuí para uma performance ainda melhor dos benefícios. Lembra que já conversamos por aqui sobre biomimetismo no skincare?

Um ativo biomimético basicamente "imita" algo que nosso corpo já produz e reproduzir isso em laboratório, como por exemplo a ceramida. Quando você aplica na sua pele um ativo biomimético, ou seja, que sua pele já produz, ela o reconhece como parte dela e não como um agente externo, tornando sua absorção muito mais eficiente e evitando riscos de alergia, por exemplo. Legal, né? Na fórmula do Hidratante Reparador você encontra justamente elas, as ceramidas biomiméticas.

Quais os benefícios das ceramidas nos cosméticos?

Em geral, usamos ceramidas nas fórmulas por conta de dois benefícios principais: reposição e restauração da barreira cutânea, já que ela pode ser danificada com as agressões do dia a dia, ao longo da nossa vida.

+ Pele seca ou desidratada? Entenda a diferença entre elas

Elas auxiliam na renovação da camada protetora natural da pele e formam uma barreira eficaz contra a perda de umidade, sendo bastante eficaz ao dar um suporte especial para a recuperação da pele sensível e da pele seca.

"As ceramidas mantém a hidratação por mais tempo e ainda têm propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias. É um ativo muito importante na barreira de proteção cutânea. Então a maioria dos hidratantes para pele sensível ou para quem tem algum tipo de atopia, alergia ou dermatite tem ceramidas na composição", completa a Dra. Monalisa Nunes.

ceramidas

Hidratante Reparador

Carinhosamente apelidado pela nossa comunidade de "cremão da Sallve", o Hidratante Reparador é um hidratante múltiplo, não comedogênico, que pode ser usado em todas as regiões do corpo.

Só ele nutre e acalma peles secas e sensibilizadas, repara danos e restaura regiões extremamente ressecadas. Sua fórmula combina a ceramida biomimética com o pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele, o alfa-bisabolol com ação anti inflamatória, calmante e antioxidante e a manteiga de Karité, que hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água. Ainda em sua fórmula, os eletrólitos garantem o balanço hídrico da pele.

Formulado especialmente para a pele sensível, seca ou ressecadas, mas com benefícios comprovados em todos os tipos de pele, o Hidratante Reparador repara regiões ressecadas como mãos, cotovelos e pés, reduz a vermelhidão, deixa a pele luminosa e com toque macio, previne acinzentamento e descamação e é um cremão vegano, sem silicone, óleo mineral ou crueldade.

Óleo Antissinais

O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega resultados incríveis, além de uma potente hidratação da pele já no primeiro uso, reduzindo a aparência de poros e linhas, promovendo viço e luminosidade. Em longo prazo, uniformiza manchas e textura da pele, estimula o colágeno, reduz profundidade de rugas e aumenta a elasticidade e firmeza da pele.

Além do retinol que proporciona a renovação da pele, ele contém fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e hidratação da pele.

E aí, que tal incluir o Óleo Antissinais na sua rotina de cuidados?

Vamos lembrar que: consultar um dermatologista é sempre a melhor e mais saudável opção para a sua pele, ok?

Artigos usados para esse texto

Ceramides

Ceramidas e Cosmetologia

What Are Ceramides and How Do They Work in Skin Care Products?

Voltar para o blog