Pílula anticoncepcional x pele: Dra. Cidinha Ikegiri explica tudo

Dra. Cidinha Ikegiri fala sobre a relação entre pílula anticoncepcional e pele: por que podem surgir espinhas e oleosidade?

A década de 1960 foi marcada por muitas revoluções e uma dessas foi a venda da pílula anticoncepcional. Fruto da união de três mentes geniais: a feminista Margaret Sanger, o investimento da milionária Katherine McCormick e o desafio do cientista Gregory Pincus. Um produto que libertou as mulheres e que foi o pontapé para a revolução sexual. Muitas mulheres não abrem mão da tradicional pílula por nada nesse mundo, enquanto que algumas delas se encontram com uma série de efeitos colaterais. Esse é o caso da Sarah Spadacio, influenciadora de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que participou da nossa turnê Sallve dessa semana, e falou sobre a relação da pílula anticoncepcional e a pele.

pilula anticoncepcional e pele

Em sua conta no Instagram, @resenhasdasarah, ela contou que quando começou a linkar efeitos positivos da pílula anticoncepcional na sua pele: "resolveu meu problema com escape, melhorou oleosidade, acne, perfeito!".

Mas essa lua de mel com a pílula anticoncepcional e a pele - além de sua saúde geral - não durou pra sempre: "Os problemas começaram a ficar mais acentuados final do ano de 2019. Comecei a ganhar muito peso, mesmo mantendo uma alimentação saudável e sem exageros, tive muita acne na região de bochecha, uma enxaqueca que não passava por nada, tinha muito cansaço, e dores nas pernas insuportáveis".

Sintomas da pílula anticoncepcional na pele

Em conversa com a Sallve, Sarah contou que a mudança na pele foi muito drástica. "Minha pele estava com um surto de acne que nunca tinha fim, principalmente nessa região da bochecha, e eram espinhas internas e ENORMES, muito doloridas, e elas ficavam por mais de mês no meu rosto. Quando saía uma, aparecia outra, se não no mesmo lugar, muito próximo".

"Minha pele produzia muito sebo, me incomodava usar maquiagem, porque 'derretia' tudo. Aqui na minha cidade (Campo Grande), é muito quente e minha pele sempre foi muito oleosa. Eu me sentia muito mal de não conseguir tampar as espinhas, porque o óleo derretia tudo".

"O pior pra mim foram as manchas. Minha pele mancha muito, mesmo eu não mexendo na espinha, quando ela saía, já ficava com as marcas roxas no rosto, não tinha o que eu passava que melhorava, isso foi um alerta e combinado com outros sintomas".

Interrupção da pílula anticoncepcional

Sarah conta que em uma consulta sugeriu à médica a suspensão do uso da pílula anticoncepcional e a resposta da sua ginecologista foi a de que era válido fazer um teste, um período sem o contraceptivo oral. "No início, piorou a situação das espinhas e oleosidade. Mas ela disse que eu tinha que ter paciência, porque meu corpo estava há muito tempo com muitos hormônios. Há uns setes anos eu só trocava o método, mas sempre tomei, desde que meu filho nasceu".

"Em poucas semanas eu já perdi quase todo o peso que havia ganhado, dor de cabeça e nas pernas foram embora também, tudo lindo! Mas e a pele? A minha pele que já era oleosa, começou a produzir uma quantidade enorme de óleo, não tinha pó que resolvia e selava a make, comecei a ter muitas espinhas também, mas tive paciência pra esperar, porque eu sabia que ia passar e passou! Hoje minha pele está quase como era antes, ainda aparece uma espinha ou outra, mas nada comparado como era no começo da pausa nos hormônios".

A fase inicial sem a pílula anticoncepcional "foi terrível, minha pele surtou ainda mais, muitas espinhas, que acarretaram em manchas. Depois de uns dois meses começou a voltar ao normal, tão normal que agora eu não sei se minha pele era oleosa mesmo, porque hoje em dia, ela está mais pra mista quando esta calor, e agora que esta mais friozinho está praticamente uma pele normal. Fico até sem maquiagem, o que era uma questão pra mim, agora estou muito satisfeita", conta Sarah, segura de si.

Conversa com a ginecologista

Para entendermos se a pílula é uma vilã ou uma aliada que pode fazer parte da nossa vida sem termos uma série de efeitos colaterais, conversamos com a ginecologista Dra Cidinha Ikegiri. E se prepare, porque ela nos dá uma lição maravilhosa. Pra começar: vamos entender a ação da pílula no ciclo menstrual.

O que fica claro na conversa com Cidinha é que é preciso é conversar muito com o seu ginecologista e encontrar a pílula ou método contraceptivo mais adequado para o teu corpo. Além de entender o quadro como um todo. A pele oleosa, com acne, com pelos na face e com queda de cabelo pode ser um indicativo de SOP - síndrome de ovários policísticos. Você vai entender bem nessa série de stories aqui da Dra Cidinha.

Pílula anticoncepcional e pele: como conciliar?

"Queixa super comum no consultório essa relação entre pílula contraceptiva, ciclo hormonal, ciclo menstrual e pele", inicia a médica. "Porque a nossa pele responde aos hormônios que a gente produz. O que acontece é que o hormônios são como 'botões de ligar as nossas células'. Uma vez que a gente produz um hormônio ele tem ação em diversos lugares. E os nossos hormônios ovarianos, que são os hormônios que são produzidos durante o ciclo menstrual, eles têm interferência na nossa pele, tanto o estrogênio quanto a testosterona que é um hormônio masculino mas que a gente também produz. E a testosterona tem diversas ações em diversos lugares do nosso corpo. Por exemplo, no músculo ela tem ação anabólica, então ela aumenta o volume do músculo; no sistema nervoso central ela está relacionada a um hormônio que está relacionado a libido, então a mulher pode ter uma melhora da libido. E na pele a testosterona tem a ação de deixar a pele mais oleosa e piorar os quadros de acne", explica Cidinha.

pilula anticoncepcional e pele
Instagram @cidinha

"Quando você toma pílula oral combinada, você pode ter uma melhora importante da pele porque a pílula estimula a produção de uma proteína no sangue chamada SHBG, que é produzida no fígado e é chamada proteína carreadora de hormônios sexuais. Ela se liga ao hormônio masculino, a testosterona e inativa a ação desse hormônio. Então mulheres que usam pílula, de uma maneira geral, têm uma diminuição bem importante dos níveis de testosterona. E por essa diminuição da testosterona, você tem uma melhora importante nos quadros de acne. Existem ainda alguns tipos de pílula, de algumas gerações, que melhoram ainda mais a pele, porque o outro hormônio que vem junto com o etinilestradiol tem uma ação anti androgênica, de diminuir os níveis de hormônio masculino ainda mais. Então as mulheres melhoram muito da acne. Inclusive pílula faz parte de alguns tratamentos de quadros de acne. Eu mesma sofri na minha adolescência horrores, nada resolvia. A única coisa que resolveu foi a pílula oral combinada, que era o Diane 35 porque contém a ciproterona que é um hormônio ótimo para quem tem problemas de pele".

"O que acontece quando você para de tomar pílula é que os níveis de testosterona voltam a aumentar e ai a pele piora. Porque a testosterona, na pele, tem a ação de piorar os quadros de acne por aumentar a oleosidade da pele. Dá um bug, principalmente nos primeiros meses. É um quadro bem comum".

Com ou sem pílula, o importante é manter as consultas em dia e conversar muito com o seu médico para encontrar a solução mais adequada pra você, combinado?

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas. Todos os produtos podem ser usados no corpo, em regiões com acne.

Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

linha-antiacne

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? ;)

Voltar para o blog