6 ativos que ajudam a minimizar a aparência de poros dilatados

6 ativos que ajudam a minimizar a aparência de poros dilatados

E tem spoiler por aqui: vários membros da família Sallve podem te ajudar quando a questão são poros dilatados, sabia? Só vem!

Vamos aos fatos: a sua pele é cheia de poros e essas pequenas aberturas têm um papel bem importante, já que são responsáveis por permitir que o suor e o óleo saiam, refrescando seu corpo e mantendo a sua pele saudável e livre de toxinas.

Porém, a gente bem sabe que muita gente – principalmente, quem tem pele oleosa e/ou acneica - se incomoda por ter poros mais aparentes, dilatados mesmo. E aí, tem ativos que podem ajudar a reduzir o tamanho? Quem sabe disfarçar? Bem, na verdade, sim. Mas a conversa é um pouco mais ampla do que isso!

poros dilatados

Entendendo os poros dilatados

Já temos aqui no blog um verdadeiro guia dos poros dilatados, mas nunca é demais relembrar: a principal causa é justamente a oleosidade em excesso. A combinação de sebo demais com células mortas acaba ficando depositada ao redor dos poros, deixando a aparência deles ainda maior.

+ 9 dicas simples para cuidar da pele oleosa

Ou seja, é claro que pessoas com pele oleosa e/ou acneica podem apresentar poros bem mais aparentes, o que pode realmente causar um incômodo estético para muita gente. Os poros tendem a ser maiores onde há mais oleosidade, como a zona T (testa, nariz e queixo), por exemplo.

Os poros podem ficar maiores, e consequentemente, mais aparentes, também por conta do acúmulo de resíduos de poluição, cosméticos comedogênicos, maquiagem ou de protetor solar. Outro fator para agravar a aparência é a água quente demais para lavar o rosto.

+ O efeito filtro e os padrões de beleza das redes sociais

Diferente de querer apagar completamente os poros da nossa pele (o que é impossível), o que a gente pode fazer é aprender a cuidar bem da pele para evitar a dilatação e desobstruir os poros, minimizando sua aparência. 

Minimizar aparência

Como você já deve ter notado, poros ficam com aparência maior e mais aparentes por acúmulo de oleosidade e também por diversos outros resíduos. Por isso, limpar a pele, com ativos suaves e não-comedogênicos, é realmente o primeiro passo para poros menos aparentes, limpos e desobstruídos.

+ Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

Ainda na etapa de limpeza, esfoliar e promover a renovação celular também é um grande passo, como já te contamos algumas vezes por aqui.

E a hidratação? Ela é sempre necessária para todos os tipos de pele, já que ajuda a manter a barreira cutânea íntegra e saudável. O uso de um protetor solar que não aumente a oleosidade da pele também é importante.

Ativos que ajudam poros dilatados

Mas a verdade é que nosso papo aqui é sobre ativos que são grandes estrelas quando o assunto é reduzir a aparência de poros. E muitos deles estão presentes em vários membros da família Sallve, sabia?

  • Niacinamida e extrato de buchu

A dupla niacinamida e extrato de buchu é uma grande aliada quando o assunto são poros dilatados. E ela está presente em dois produtos incríveis e muito queridos aqui da Sallve: o Limpador Facial e o Sérum Antiacne.

O extrato de buchu ajuda a controlar a produção de oleosidade, reduz o aspecto dos poros e, como já citamos, tem ação anti-inflamatória. O buchu é uma planta rica em flavonóides, que são fortes antioxidantes naturais.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

Um desses flavonóides presentes no extrato de buchu funciona como modulador da sebogênese, agindo na diferenciação das células que produzem sebo. Assim, ele induz uma redução na produção de sebo e, consequentemente, uma menor aparência de poros e da oleosidade geral da pele.

A niacinamida, conhecida também como vitamina B3, é muito conhecida por seus benefícios múltiplos, incluindo minimizar a aparência de poros. Ela tem ação anti-inflamatória, melhora a textura da pele e atividade seburreguladora, que ajuda na diminuição da oleosidade e, consequentemente, na redução da aparência de poros dilatados. Ah, e ela também está presente no nosso Antioxidante Hidratante, no nosso Leite Micelar e no nosso Hidratante Facial.

Leite Micelar e Hidratante Facial
  • Ácido Salicílico

ácido salicílico é um BHA (beta-hidroxiácido), que ajuda na renovação celular da pele, diminuindo o aspecto dos poros dilatados ao promover uma limpeza profunda, penetrando nos poros para retirar o excesso de sebo e bactérias que podem se acumular e causar acne. Ele também é um ingrediente do nosso Sérum Antiacne.

+ Sérum Antiacne e o auxílio para diminuir a aparência de poros dilatados

Os BHAs funcionam nas camadas mais superficiais da pele, dissolvendo o desmossomo, que é aquela estrutura que cola uma célula na outra. Relembrando a explicação da Dra. Denise Steiner: "pense em sua pele como uma parede de tijolos. Os tijolos são a parte da epiderme, e o cimento é o desmossomo, uma estrutura que gruda uma célula na outra. Às vezes, essa estrutura fica muito compactada, especialmente nas pessoas mais velhas, e a pele não consegue fazer sua renovação celular".

Aí já deu para entender, né? Quando você consegue dissolver esse desmossomo, sua pele se livra de suas células mortas com mais facilidade e sua pele volta a ter aquele viço que você tanto busca, além de diminuir ativamente o tamanho dos poros e suavizar linhas finas.

sérum antiacne
  • Óleo de Melaleuca

Mais um ativo do nosso querido Antiacne, o óleo de melaleuca é bastante conhecido por ser um aliado da redução da aparência de poros. É um antibacteriano natural.

Principalmente por conta do 4-terpineol, ele ajuda a limpar os poros profundamente, reduzindo seu tamanho. Ele também ajuda a se livrar das bactérias que causam o inchaço dos poros, o que faz com que eles pareçam maiores.

  • Alfa Hidroxiácidos (AHAs)

O primeiro passo para desobstruir os poros e cuidar dos poros dilatados é a limpeza facial, feita com um sabonete específico para a região, seguido da aplicação de um tônico de tratamento.

O nosso Tônico Renovador tem em sua fórmula uma combinação de Alfa Hidroxiácidos, os chamados AHAs. São os ácidos glicólico + málico + lático. Eles funcionam como um esfoliante químico (ou seja, sem grânulos). Dessa forma, ajudam na limpeza dos poros e removem suavemente a pele morta.

+ Como o Tônico Renovador age em cada tipo de pele?

Os ácidos glicólico + málico + lático promovem a renovação celular, enquanto hidratam e devolvem luminosidade. Alô, pele viçosa.

Nossa Máscara Super Renovadora, por sua vez, é uma poderosa combinação de 6% ácido lático, 4% ácido glicólico, LHA e retinol biomimético que promove uma esfoliação química potente. Depois de, no máximo, 15 minutos de ação, sua pele fica mais luminosa, com textura mais uniforme e aparência de poros reduzida. O creme oferece um sensorial gostoso e macio e contém Alfa Bisabolol para reduzir a irritação dos ácidos. 

Lembrando que o nosso Esfoliante Enzimático também conta como AHAs de frutas em sua composição, também podendo ajudar a minimizar a aparência de poros.

  • Extrato de Hamamélis

Além dos AHAs, a fórmula do nosso Tônico Renovador ainda conta com uma outra estrela quando o assunto são poros. A Hamamélis é um adstringente famoso e é um ingrediente conhecido por ter taninos com efeito secante.

Lembrando que: adstringentes, além de limpar, têm papel no controle de oleosidade e combate a acne. Ou seja, ótimo aliado para reduzir a aparência e o tamanho dos poros.

Além de seus compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico que previnem e reduzem inflamações, a Hamamélis também acalma a pele.

Pele cuidada? Protetor Solar nela!

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Alguma dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências! 

Alguns estudos e referências consultados para este texto

Facial skin pores: a multiethnic study

Oily Skin: A review of Treatment Options

How to Minimize Your Pores

The efficacy of 5% topical tea tree oil

Tea tree oil gel for mild to moderate acne

Enlarged Facial Pores: An Update on Treatments

Tipos de pele - Sociedade Brasileira de Dermatologia

What can treat large facial pores? - FDA

Voltar para o blog