Colágeno: o que é e quais são seus benefícios para a pele

Colágeno: o que é e quais são seus benefícios para a pele

Tudo o que você precisa saber sobre colágeno: o que é, como manter sua produção em dia para evitar flacidez e envelhecimento precoce, o que é verdade e o que é mito.

Quantas vezes você já ouviu falar por aí sobre o quanto o colágeno é importante para nossa pele? Se você nunca entendeu muito bem os motivos dessa importância toda e o motivo de procurar produtos que ajudem a estimular a produção dele, prometemos te ajudar a entender tudo de maneira simples. 

colageno

Para que serve o colágeno?

O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, representando cerca de 70% de toda a proteína presente nela e 30% do nosso corpo. 

+ Camadas da pele: quais são e como funcionam

Segundo um estudo da Universidade de Erlangen-Nürnberg, na Alemanha, já foram encontrados mais de 20 tipos diferentes de colágeno, que podem aparecer no corpo em forma de gel ou até como fibras, como é o caso dos tendões.

Já falamos que ele é responsável por dar resistência e força para a nossa pele, mas não é só isso: o colágeno reforça tendões e ligamentos, bem como ajuda a sustentar órgãos e é parte importante da estrutura dos dentes e ossos.

Tipos de colágeno

Dentre os 28 tipos de colágeno, há aqueles que têm tudo a ver com a nossa pele: "No organismo, para a pele, se destacam os tipos 1 e 3, que são responsáveis pela elasticidade, firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea", conta a dermatologista Kédima Nassif.

+ Flacidez facial: o que causa, como prevenir e como tratar a pele

O colágeno tipo 1, o mais presente no corpo, ajuda na formação da pele, ossos, tendões, córneas, veias e outros tecidos conjuntivos. Ele é o grande amigo para ajudar a nossa pele.

tipo 3 também é muito abundante do nosso organismo, e faz sentido ele ser tão importante para a firmeza da nossa pele: ele contribui para a formação de células de suporte de estruturas como músculos, órgãos e artérias, podendo ser encontrado no útero, por exemplo. É ele, porém, o primeiro tipo de colágeno que tem sua produção diminuída com o passar dos anos.

O colágeno depois dos 25 anos

A partir dos 25 anos, estima-se que essa produção de colágeno caia 1% anualmente - nos primeiros anos da menopausa, porém, as mulheres sofrem uma queda ainda mais dramática, perdendo quase 30% da produção.

+ Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

Isso impacta diretamente na renovação celular da nossa pele, que começa a ficar mais lenta. O resultado? Pele irregular, menos hidratada e com firmeza e elasticidade comprometidos - o que abre caminho para as rugas e linhas de expressão. Esse não é o único problema da queda dessa produção: as cartilagens do corpo também começam a enfraquecer com o passar dos anos.

O que acelera a perda de colágeno na pele?

Segundo a Dra. Monalisa Nunes, a exposição solar sem proteção é a grande questão quando o assunto é a degradação de colágeno. “Não usar o protetor solar é o primeiro e o mais importante, é o que mais causa perda de colágeno”, afirma a dermatologista consultora da Sallve.

+ 13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Ela ainda cita que alimentação, o efeito sanfona (ganho e perda de peso), o tabagismo e o álcool e a ação dos radicais livres como mais alguns fatores que contribuem para perda de colágeno e o envelhecimento da pele. Além disso, alterações hormonais e o próprio uso de cosméticos também. Você não usar cosméticos que estimulam a produção de colágeno também contribuem para acelerar o processo.

É verdade que não adianta tomar colágeno?

Outra forma divulgada de levar colágeno à nossa pele é através de suplementos alimentares, os nutricosméticos. Mas atenção, esse é um tema controverso e ainda objeto de estudo. Um artigo publicado no Live Science adverte que "há pouca ou nenhuma evidência comprovada de que tomar esses suplementos [de colágeno] tenha qualquer benefício médico real para cabelos, unhas ou pele", segundo a Dra. Adelaide Hebert, professora de dermatologia e diretora de dermatologia pediátrica no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston.

+ Glossário da pele: um dicionário para descomplicar

"Seja cético em relação às alegações de saúde em torno do colágeno suplementar", advertiu a nutricionista Shannon Weston, da Universidade do Texas, do programa de saúde nas escolas públicas. "A ciência não estudou completamente todos esses supostos benefícios. Além disso, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA não regula os suplementos de colágeno com o mesmo rigor que com os medicamentos", disse a médica no artigo da Live Science.

A Dra. Monalisa Nunes ainda complementa sobre o assunto: “no geral, o consenso é que não é necessário. O ideal é você ter uma alimentação adequada, usar protetor solar, hidratar a pele, usar produtos que estimulem a produção de colágeno, fazer procedimentos que estimulem a produção, por exemplo.”

colágeno

Como preservar a produção?

A boa notícia é que há maneiras de estimular e preservar a produção de colágeno no corpo. Uma das formas de fazer isso é através da alimentação, comendo alimentos ricos em lisina, (carne, aves, ovos, tofu), ômega 3 (peixes, chia, linhaça, abacate), enxofre (alho, ovos, pepino), vitamina A (vegetais de cor verde, vermelha, laranja ou amarela), vitamina C (frutas cítricas) e licopeno (tomate, beterraba, melancia).

+ Alimentos antioxidantes: a ação de dentro pra fora

Uma outra forma garantida de manter a produção de colágeno em dia na nossa pele, com resultados a longo prazo, é com os inúmeros cosméticos que utilizam ingredientes que estimulam a produção da proteína, algo que pode ser extremamente benéfico para a sua pele. O mesmo artigo da Live Science citado acima confirma que hidratar e proteger a pele todos os dias é o melhor que podemos fazer pela nossa pele - junto, claro, a uma boa alimentação.

“Os cosméticos podem, sim, estimular a produção do colágeno, e isso ocorre por diferentes vias. A vitamina C, por exemplo, participa de uma reação química que organiza as moléculas de colágeno em fibrilas, a forma que tem função na pele. Além disso, outros ativos aumentam a produção do colágeno ao ativar genes e células que produzem a proteína”, explica a dermatologista Kédima Nassif.

+ Ácido hialurônico e Vitamina C: combinação incrível para pele

Outros ativos que ajudam na síntese de colágeno na pele, por exemplo, são o ácido glicólico, o ácido hialurônico (que preserva a integridade das fibras de colágeno), a vitamina E, a niacinamida e o zinco.

Além disso, procedimentos dermatológicos, que contribuem para o estímulo da produção de colágeno também podem ajudar. Por isso, sempre importante consultar um dermatologista.

Sallve e o colágeno

Já conhecer o nosso Antioxidante Hidratante? Ele é um sérum-gel com Nano Vitamina C 10% que simplifica a sua rotina: hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros, previne linhas finas e melhora manchas, olheiras e bolsas nos olhos.

+ Antioxidante Hidratante aumenta síntese de colágeno da pele

Na fórmula, ainda outros 5 antioxidantes (vitamina E, niacinamida nano cafeínanano resveratrol e carnosina), aliados ao todo poder do ácido hialurônico.

E você sabia que, entre muitos benefícios, ele ainda aumenta a síntese de colágeno da pele? Pois é, tudo para ajudar a prevenir a flacidez e ainda ajudar a reduzir linhas de expressão e rugas.

Antioxidante Hidratante FPS 30

Com todos os benefícios e efeitos do Antioxidante Hidratante, nossa fórmula do Antioxidante Hidratante FPS 30 reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB, se tornando a opção mais eficaz e prática para cuidar bem da pele.

+ 7 benefícios incríveis do Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB

Desenvolvido para rosto, região abaixo dos olhos e pescoço, ele combina o poder do Ácido Hialurônico a 6 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Cafeína e Carnosina. Graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele. A loção cremosa também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele.

Só ele: previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, protege contra a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição oferece proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Hidratante Firmador

O nosso Hidratante Firmador também pode contribuir quando o assunto é flacidez facial. É um hidratante em gel com textura leve e de rápida absorção. Pensado para uso diário principalmente em peles mistas e oleosas, mas que pode trazer benefícios para todos os tipos de pele. Com 8 formas e 3 diferentes pesos moleculares de ácido hialurônico, pantenol e fermentados vegetais, garante hidratação por até 48h, hidrata as diferentes camadas da pele e ajuda a amenizar a aparência de linhas finas. Já o cogumelo fu ling age para aumentar a luminosidade e o viço da pele.

+ Hidratante Firmador e Antioxidante Hidratante: dá pra usar junto?

Óleo Antioxidante Facial

Um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele. sua fórmula com astaxantina, vitamina c, quercetina, phytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura, induz a síntese de colágeno e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

Óleo Antissinais 

O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega resultados incríveis, além de uma potente hidratação da pele já no primeiro uso, reduzindo a aparência de poros e linhas, promovendo viço e luminosidade. Em longo prazo, uniformiza manchas e textura da pele, estimula o colágeno, reduz profundidade de rugas e aumenta a elasticidade e firmeza da pele.



Além do retinol que proporciona a renovação da pele, ele contém fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e hidratação da pele.

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

Protetor Solar FPS 60

Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

+ Como nosso Protetor Solar FPS 60 age contra a radiação solar?

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Algumas referências e estudos usados para este texto

Collagens--structure, function, and biosynthesis

Decreased Collagen Production in Chronologically Aged Skin

Suplemento de hidrolisado de colágeno melhora firmeza e elasticidade da pele, mostra pesquisa

Study of the physiological properties of collagen, gelatin and collagen hydrolysate as cosmetic materials

Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose

Skin anti-aging strategies

Why does skin wrinkle with age? What is the best way to slow or prevent this process?

Collagen: What is it and what are its uses?

Collagen: A review on its sources and potential cosmetic applications

Collagen: New Dimension in Cosmetic and Healthcare

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

 

Voltar para o blog