Colágeno: foco na rotina de skincare

Ah, o colágeno. Essa proteína tão amiga da nossa cútis está ao nosso alcance com uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de skincare, sabia?

Já aprendemos aqui no blog da Sallve que o colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele. É aquele grande amigo que queremos bem pertinho da nossa pele. Mas que (aqui vem a parte desanimadora) diminui a sua produção natural a partir dos nossos 25 anos. Por isso é tão importante cuidarmos bem da nossa pele.

Para entender um pouco mais do assunto: existem 28 tipos de colágeno e a dermatologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, já nos explicou que para a pele, "se destacam os tipos I e III, que são responsáveis pela elasticidade, firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea".

O que são os tipos I e III? O colágeno tipo I, o mais presente no corpo, ajuda na formação da pele, ossos, tendões, córneas, veias e outros tecidos conjuntivos. Ele é o grande amigo para ajudar a nossa pele. O tipo III também muito abundante do nosso organismo, é super importante para a pele e outros órgãos.

Sallve

Uma das formas comuns de levarmos o colágeno à nossa pele é através de suplementos alimentares, os nutricosméticos. Mas, atenção: um novo artigo publicado no Live Science adverte que "há pouca ou nenhuma evidência comprovada de que tomar esses suplementos [de colágeno] tenha qualquer benefício médico real para cabelos, unhas ou pele", disse a Dra. Adelaide Hebert, professora de dermatologia e diretora de dermatologia pediátrica no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston.

Rotina de skincare

Quem nos segue aqui no blog, a essa altura já sabe que "rotina de skincare" é praticamente um mantra repetido todos os dias. E o artigo da Live Science confirma que hidratar + proteger a pele todos os dias é o melhor que podemos fazer pela nossa amada cútis. Junto, é claro, de uma boa alimentação.

"O uso diário de filtro solar e hidratante com retinóides, retinol, ceramidas ou ácido salicílico (dependendo das necessidades da pessoa) é uma maneira mais eficaz de manter a pele saudável", disse a Dra Hebert ao artigo da Live Science.
Alô Antioxidante Hidratante! A Niacinamida, ingrediente ativo no nosso produto, aumenta a síntese de ceramidas naturais da pele. "São dois mecanismos diferentes de aplicação de ceramidas mas o efeito final acaba sendo semelhante: o aumento das ceramidas na pele", explica Marcus Amaral, da equipe de P&D da Sallve.

"Seja cético em relação às alegações de saúde em torno do colágeno suplementar", advertiu a nutricionista Shannon Weston, da Universidade do Texas, do programa de saúde nas escolas públicas. "A ciência não estudou completamente todos esses supostos benefícios. Além disso, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA não regula os suplementos de colágeno com o mesmo rigor que com os medicamentos", disse a médica no artigo da Live Science.

"Adicionar um complemento a uma dieta e estilo de vida ruins não trará benefícios à saúde", ensinou a Dra Weston. "Concentre-se em fatores de estilo de vida e uma dieta bem equilibrada e pule os suplementos", aconselha ela.

vamos conversar?

buscar

sua sacola

  • Loading