Área dos olhos: cuidados e dicas para inserir na sua rotina

Área dos olhos: cuidados e dicas para inserir na sua rotina

O Antioxidante Hidratante é o melhor aliado para combater linhas de expressão, bolsas, olheiras de cansaço e os pés de galinha.

Aposto como quem já passou dos 30 anos já se viu na frente do espelho fazendo caras, sorrisos e diferentes expressões para reparar bem de perto quantas marcas aparecem ao redor dos olhos. Isso porque o tão amado colágeno já não está mais tão presente na nossa pele e, como consequência, iniciamos a perder firmeza, elasticidade e passamos a contar quantas linhas se instalam ao redor da área dos olhos. Junte a essa queda de produção de colágeno os efeitos dos radicais livres que aceleram o envelhecimento precoce da nossa pele. E pronto: os primeiros sinais aparecem na área dos olhos.

Os famosos pés de galinha na área dos olhos

Sim, eles são uma realidade e que entram nas nossas vidas muuuito antes do previsto. Mas ei, a gente pode cuidar bem da área dos olhos. Pra começo de conversa: a hidratação é fundamental para uma pele saudável, principalmente ao redor dos olhos, combinado?

A região tende a um envelhecimento precoce mais acelerado e isso porque, além das agressões externas, é uma área que responde aos movimentos naturais das expressões faciais: como o bater de pálpebras e o lacrimejar.

A pele da área dos olhos é mais delicada e evidentemente mais fina. O número de folículos capilares, glândulas sebáceas e sudoríparas e a gordura sob a pele é muito menor. A circulação sanguínea é bastante desacelerada, a pele é mais seca e consequentemente essa união de fatores se traduz em uma predisposição natural para bolsas, olheiras e linhas de expressão.

Ou seja, é ao redor dos olhos que o envelhecimento precoce dá os seus primeiros e mais evidentes sinais.

O primeiro passo para prevenir e cuidar da área é a rotina de cuidados diários com limpeza, hidratação - é aí que entra o Antioxidante Hidratante - e protetor solar. Um grande amigo é um par de óculos de sol, fundamental mesmo quando usamos o filtro - escolha lentes com garantia de origem e com filtro de proteção total contra os raios ultravioletas.

Por que o Antioxidante Hidratante funciona para prevenir e disfarçar rugas e linhas de expressão?

Pela combinação de ativos potentes em sua fórmula, que une:

  • Resveratrol: super antioxidante com propriedades bioativas que age na eliminação de radicais livres, protege a pele do fotoenvelhecimento e do estresse oxidativo. É tipo um melhor amigo pra ter juntinho da área dos olhos.
  • Vitamina C: um antioxidante que vale por toda a sua fama! Ela atua na produção de colágeno e ajuda a reverter danos causados pelos raios UV. Ou seja, essencial, não é mesmo?
  • Vitamina E: mais uma estrela da fórmula, que também neutraliza o efeito oxidante dos radicais livres e que unida ao resveratrol reforça a sua ação.
  • Cafeína: é o ativo para quem está de olho nos pés de galinha, já que ela pode tornar as rugas menos definidas! A cafeína é um super aliado para a região dos olhos, já que ela é um vasoconstritor e age desinchando as bolsas sob os olhos e as pálpebras ao estimular a circulação na região. Mais um ponto para ela: a coloração das olheiras também pode melhorar, se suas causas tiverem a ver com o cansaço.
  • Niacinamida: mais um antioxidante potente! Ela ajuda a reduzir a perda de água na pele e a melhorar a elasticidade, além de estimular a produção de colágeno. Ou seja, mais do que bem vinda ao redor dos olhos.
  • Ácido hialurônico: todo mundo aqui já sabe que o ácido hialurônico é um dos nossos melhores amigos, né? E vale lembrar que o uso tópico de ácido hialurônico é perfeito para quem pensa a longo prazo! E colabora também na prevenção, devido ao alto poder de hidratação que promove.
  • Carnosina: ativo biomimético que, além de ser antioxidante, protege contra os danos da radiação IR, azul e visível, ajudando a preservar a estrutura da pele e prevenir a hiperpigmentação. também é antiglicante, agindo para proteger o colágeno, diminuir a produção de radicais livres e prevenir os sinais do tempo.

Protetor solar: área dos olhos

É super importante proteger a região dos olhos, por isso, protetor solar é indispensável. "O correto seria aplicar em toda a região, mas algumas pessoas têm sensibilidade ao protetor solar em torno dos olhos, então não vão conseguir aplicar na pálpebra móvel, por exemplo", diz Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

A especialista ainda ensina sua técnica: "Aplique ali abaixo da área dos olhos, logo no ossinho que inicia a bochecha, e vá subindo, para não chegar próximo dos olhos. Já na pálpebra superior, você pode passar perto da sobrancelha. Eu aplico no rosto todo, inclusive na pálpebra, sem nenhum problema, mas eu não tenho sensibilidade ao protetor solar ali. Isso varia de pessoa para pessoa. Mas sim, é muito importante proteger a região", afirma.

Ácidos e protetor solar: por que essa dupla é inseparável?

O importante, segundo ela, é ir passando e sentindo como você vai reagindo, e sempre tomar cuidado para proteger todas as áreas do rosto. Aliás, você já conhece nosso Protetor Solar FPS 60?

Bendita hora da massagem

A massagem facial já faz parte da tua rotina do dia-a-dia? Esses minutinhos que dedicamos a nós mesmos fazem um bem enorme. Tanto à nossa auto-estima quanto à nossa pele. A massagem Asahi, por exemplo, tem um movimento para a área dos olhos.

Usando os dedos médios, comece aplicando pressão no canto externo dos seus olhos e continue o movimento no sentindo anti-horário ao redor dos olhos, passando por cima das sobrancelhas. Lembre-se que essa região é bem delicada, portanto, de novo: cuidado com a pressão nos dedos, tá? 

Terminando esse movimento, lembre-se: volte com os dedos para as têmporas e repita o movimento principal.

Outro exercício que você pode fazer para aumentar a circulação na área e evitar os pés de galinha é a ioga facial. Posicione os dedos indicadores sob as sobrancelhas e as pontas dos polegares sob os olhos. Feche as pálpebras superior e inferior simultaneamente, resistindo ao movimento com os dedos. Com as pálpebras fechadas, mova os olhos para cima e para baixo.

E claro, tem ainda a nossa massagem preferida, que faz parte da nossa rotina diária e que a Julia Petit te mostra aqui nesse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=21&v=PqmrqM61hQ4&feature=emb_title

Como andam os teus cuidados com a área dos olhos? O Antioxidante Hidratante foi desenvolvido para todos os tipos de peles e idades. E você pode usa-lo antes do Hidratante Firmador.

Voltar para o blog