Como lavar seus pincéis de maquiagem e ferramentas de skincare

Como lavar seus pincéis de maquiagem e ferramentas de skincare

Você lava frequentemente seus pincéis de maquiagem, esponjinha e ferramentas de skincare? Julia Petit te ensina como e a gente te fala sobre a importância do passo para previnir a proliferação de bactérias (espinhas!!!) na pele.

Encontrar a base perfeita para a nossa pele é fundamental. O tônico, sérum, hidratante mais ainda. A gente quer nossa pele bem cuidada, limpa, mantendo aquelas crises que resultam em espinhas chatas bem longe, evitando ao máximo entupir nossos poros. Mas e quando você tem seu jogo de skincare na linha, perfeitinho, a base dos sonhos, e de repente sua pele começa a se rebelar? É natural a gente imediatamente culpar algum cosmético da nossa rotina, esquecendo-se de que ela é feita de mais fatores... Vamos falar sobre lavar nossas ferramentas de beleza?

De nada adianta ter toda a sua rotina de cosméticos alinhada (e controlada por um dermatologista) se suas ferramentas não estão higienizadas. Pincel de maquiagem, esponjinha suja, bolinhas de massagem, seu rolinho de jade... Tudo que você passa na sua pele/ usa para aplicar cosméticos no rosto pode e deve ser lavado com frequência. Ou não vai adiantar nada: as bactérias vão se acumulando, se transferindo para sua pele, e o resultado é uma crise de acne chatíssima de cuidar. E, acima de tudo, desnecessária, né?

Lavando pincéis de maquiagem

Lavar pincel é fácil: basta lançar mão de um xampu infantil, fazer movimentos circulares com o pincel na palma da mão, ir lavando com água e pronto. Depois disso, deixe-os secando em um lugar fresco: nada de guardar na gaveta!

Quer ver como faz? Abaixo, a série de gifs da Julia te ajuda:

Primeiro, molhe seus pinceis.

Em seguida, passe o xampu infantil e enxague-os em movimentos circulares, até fazer bastante espuma. Depois, lave-os com água para tirar todo o xampu. Seque-os delicadamente na toalha, puxando-os pelo cabo, para que eles não percam a forma: Retire o excesso da água com a mão, e deixe-os secar. Prontinho!

Lavando esponjas de maquiagem

Já a esponjinha requer mais paciência. "Eu lavo com xampu infantil também, mas tem marcas de esponjinhas famosas que vendem um sabão específico para limpeza", diz a Julia. Ela nos deu o passo a passo para higienizar esponjinhas de maquiagem: "Molhe, aplique o produto da sua escolha, e comece a apertá-la, conduzindo a água sempre para fora. Repita até que a esponja fique limpinha".

Ainda sobre esponjinhas!

Ela ressalta que esponjas coloridas podem desbotar um pouquinho com o processo, mas que as pretas voltam a sua cor original com cada lavagem. "Tem que lavar uma, duas vezes por semana pelo menos. Pense que quanto menos você deixar acumular maquiagem, menos ela penetra na esponja". Julia finaliza dando um aviso: "se sua esponja ficar rachando com o processo, é hora de procurar outra marca".

Como lavar ferramentas de skincare

Tá, o pincel e a esponjinha todo mundo pode até saber que é preciso lavar periodicamente, mas e ferramentas de skincare? É para lavar também! Utilize álcool para desinfetar tudo o que você passa no rosto, dos rolinhos às bolinhas de massagem. E frequentemente: pelo menos duas vezes por semana.

O cuidado com suas ferramentas só contribui para que sua pele esteja sempre livre de bactérias, e assim, livre de espinhas! Com tudo limpinho, sua rotina de skincare vai ficar ainda mais afiada.

Voltar para o blog