Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia

Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia

Você já sabe que não pode esquecer nunca o protetor solar, mas você sabe como passar do jeito certo? Cola aqui que a gente te ensina.

aplicar protetor solar

Esse é um daqueles mantras que parece que nascemos sabendo: não esqueça o protetor solar. Ao usar protetor solar não só você protege sua pele de manchas, envelhecimento precoce e queimaduras, como também ajuda a prevenir o câncer de pele. Mas tão importante quanto lembrar de passar o protetor solar é saber como passar protetor solar corretamente.

Muitos de nós pode até achar que sabe direitinho como passar protetor solar, mas olha só como vale uma revisão: segundo Lucas Portilho, pesquisador em fotoproteção da Unicamp, consultor e pesquisador em Cosmetologia, 80% dos brasileiros não sabem qual é a quantidade correta de protetor solar que a gente deve usar. Outra pesquisa, da Campanha Nacional do Câncer da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aliás, aponta que 60% dos brasileiros sequer usa protetor solar.

Como passar protetor solar: a quantidade

Tá, mas como passar protetor solar? Vamos lá é importante que sua pele esteja seca e que a quantidade seja adequada: a quantidade certa de protetor solar varia de 1g a 1,5g - ou dois miligramas por centímetro quadrado. "Quando a gente faz o teste para saber quanto de FPS a formulação está atingindo, essa é a quantidade padrão testada em voluntários nos institutos", explica Renata Ribon de Melo, do nosso time de pesquisa e tecnologia. Quer mais fácil? Isso dá uma colherzinha de chá.

+ Verdades e mitos sobre Protetor solar

É importante sentir que essa camada generosa está cobrindo todo o seu rosto de forma homogênea. Ah, e não economize nem faça com pressa: é para aplicar até a raiz do cabelo - uma área especialmente delicada -, sem esquecer do pescoço, nuca e orelhas.

Outros lugares para ficar atento na aplicação? A saliência do malar, supralabial e ponta nasal, que é onde mais se percebe campos de cancerização e formação das manchas.

Se uma colher de chá lhe parece muito protetor solar, Dra. Monalisa Nunes dá a dica sem arriscar a proteção da pele, seguindo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que além da medida da colher de chá, dá outra alternativa: aplicar duas camadas.

"Na prática, indico que se passe duas camadas. Passe uma camada, assente, espere secar, e passe a segunda, usando o máximo de protetor que você conseguir tolerar na sua pele. Pode até se aproximar da colher de chá, mas se for difícil não se assuste - uma colher de chá é muito mesmo, e você pode não conseguir", ensina.

Quando falamos em protetores em bastão, a dica dos dermatologistas é passar de 3 a 4 camadas em todo rosto. "A indicação é aplicar de três a quatro vezes no mesmo local para que a camada fique bem espessa", afirma a Dra. Mônica Aribi.

Você aplicar em faixas por todo o rosto e sem esquecer as orelhas, o pescoço, a nuca e o colo. Aplique com movimentos de vai e vem.

Como reaplicar o protetor solar

Aplicou o protetor solar? A proteção da sua pele não acaba por aí: segundo Dra. Monalisa Nunes, a partir do momento em que aplicamos protetor solar na nossa pele, ele começa a perder efeito: "A radiação solar incide no protetor solar e vai degradando ele no lugar da nossa pele", ensina. "Além disso, vamos tirando o protetor solar ao longo do dia. Seja passando a mão no rosto, transpirando, ou até mesmo o vento e o Sol... Tudo isso vai tirando o protetor solar da sua pele".

+ Protetor Solar sem white cast: o que isso quer dizer?

Ah, e anota aí: a reaplicação deve ser feita a cada duas horas. Mergulhou? Reaplique logo em seguida.

Como reaplicar por cima da maquiagem?

Dra. Monalisa ensina que a melhor forma de reaplicar o protetor usar quando você estiver usando maquiagem é com batidinhas, no rosto todo, e de novo: não se esqueça de passar duas camadas.

Se estamos usando maquiagem com FPS, ainda assim precisamos usar protetor solar?

Depende, responde Dra. Monalisa Nunes. Aqui, é importante atentar-se se a maquiagem em questão também tem proteção aos raios UVA: "A maioria só tem FPS. Por isso é sempre bom pesquisar no rótulo se há proteção aos raios UVA e UVB".

+ Preciso mesmo passar protetor solar no inverno?

Proteção solar na Sallve

como passar protetor solar

O Protetor Solar da Sallve protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB, ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

+ Luz Azul x luz visível: o que é e como se proteger

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

protetor solar em bastão

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia. 

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Ah, e as regras de aplicação aqui valem para todas as fórmulas, tá?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Voltar para o blog