Bolsas nos olhos: causas e ativos para ajudar a eliminá-las

Bolsas nos olhos: causas e ativos para ajudar a eliminá-las

Entenda como se formam as bolsas nos olhos - tantas vezes confundidas com olheiras! - e quais são os melhores ingredientes para tratá-las.

Quem nunca acordou com bolsas nos olhos, denunciando imediatamente uma noite mal dormida, insônia ou uma crise de choro? Acredite, não é só você: bolsas nos olhos são comuns - na verdade, são fisiológicas!

bolsas olhos

Como se formam as bolsas nos olhos

As bolsas nos olhos são consequência do acúmulo de líquido naquela região, e tem tudo a ver com desidratação. É que o sono desregulado e o cansaço desidratam o nosso corpo, causando esse acúmulo de líquido. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e até excesso de sal na comida, além de gordura mesmo - algo que se agrava com o processo de envelhecimento e a chegada da flacidez - também podem causar bolsas nos olhos. E como elas acabam fazendo uma sombra logo abaixo dos olhos, às vezes são confundidas com olheiras.

Creme de hemorróidas ajuda a diminuir olheira e bolsa nos olhos?

Há décadas se fala em passar pomadas para hemorróidas: há infinitos depoimentos de que ele é tiro e queda para reduzir as tão faladas bolsas e até olheiras. Isso faz sentido, já que esses cremes têm efeito vasodilatador.

Apesar disso, a ideia não é recomendada: por se tratar da região dos olhos, esse tipo de medicamento pode causar uma baita irritação.

Para quem tem pele sensível ou acneica, o pesadelo pode ser ainda maior, com a obstrução de poros. O melhor mesmo é procurar um dermatologista e conversar sobre o assunto com calma, antes de tentar se livrar a todo custo do que você não gosta na sua pele.

Tratamentos com cosméticos

Há diversos tratamentos estéticos que podem ajudar a diminuir essa aparência de inchaço, mas os cosméticos podem ajudar bastante no quadro. Basta observar a presença de alguns ingredientes importantes nas fórmulas.

vitamina C, por exemplo, incentiva a produção de colágeno e dá mais firmeza para a pele, podendo ajudar no controle das bolsas nos olhos. Já a vitamina E, outro antioxidante, que além de proteger a pele da ação dos radicais livres é descongestionante, colaborando com a prevenção do envelhecimento precoce da pele. Assim como para as olheiras, os peptídeos são astros e atuam diretamente na redução das bolsas, além de clarearem a região.

bolsa nos olhos

Extrato de chá verde e cafeína também são amigos, já que ajudam a constringir os minúsculos vasos que temos ao redor dos olhos, estimulando a circulação, como aponta um estudo da Universidade de Ciências Médica do Irã. Produtos que contenham óleos de algodão e andiroba também podem ajudar nesse caso.

Enquanto isso, a aloe Vera (babosa) tem propriedades hidratantes e antibacterianas, ajudando a reduzir o inchaço e trabalhando no combate do envelhecimento precoce. O ácido hialurônico é outro aliado, pois ajuda a manter a umidade da pele, mantendo a hidratação. Por último, o retinol trabalha na renovação e no aumento da produção de colágeno e elastina, o que é ótimo para combater o processo de envelhecimento.

O Antioxidante Hidratante da Sallve é um parceiro perfeito para ajudar a diminuir bolsas nos olhos e olheiras, sabia? Com vitamina C, niacinamida, cafeína e ácido hialurônico, ele diminui o inchaço e as olheiras de cansaço.

bolsas nos olhos

Para quem quer uma solução imediata, nossa Máscara Antirressaca espanta para longe a carinha de cansaço em 15 minutos: a taurina e o extrato de café em sua fórmula ativam a microcirculação desinchando o rosto, diminuindo olheiras de cansaço e iluminando a pele. Já a aloe vera e os fermentados vegetais potencializam a hidratação e acalmam a pele. 

Alguns estudos e referências consultados para este texto:

Evaluation of the clinical efficacy and safety of an eye counter pad containing caffeine

The effects of topical application of phytonadione, retinol and vitamins C and E on infraorbital dark circles

Vitamin E in dermatology

Effects of vitamin C on dark circles of the lower eyelids

Aloe Vera: a short review 

Voltar para o blog