Conheça o óleo de semente de uva e seus maravilhosos benefícios

Conheça o óleo de semente de uva e seus maravilhosos benefícios

Spoiler: o óleo de semente de uva tem propriedades antimicrobianas, antioxidantes e mais...

A gente já falou sobre alguns óleos ma-ra-vi-lho-sos aqui no blog da Sallve, mas é claro que sempre tem espaço para mais um. Ainda mais quando ele tem propriedades tão incríveis como as que estamos prestes a te contar. Conheça o óleo de semente de uva!

óleo de semente de uva

 

O que é o óleo de semente de uva?

O óleo vem das sementes prensadas de Vitis vinifera e é um subproduto do processo de fabricação do vinho. Ele é rico em ácidos graxos insaturados, insaponificáveis, fosfolípidos e proteínas. Seus principais benefícios incluem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes

+ Alimentos antioxidantes: a ação de dentro pra fora

Ah, e não é de hoje que a Vitis vinífera está por aí. Ela é citada pelas mais antigas civilizações que povoaram a Terra. As culturas de vinha (e também o vinho, claro!) são mencionadas pelos egípcios e datam de 2400 anos a.C. Até a Bíblia faz citações sobre ela!

Hipócrates, Teofrasto, Galeno, Dioscórides e Plínio fizeram menção de suas propriedades medicinais. O vinho tinto era conhecido por suas propriedades tônicas e adstringentes, já o branco era diurético.

+ O manual Sallve para cuidar da sua pele na ressaca

Na história, o óleo extraído das sementes de uva também já foi citado como um suplemento alimentar. E, na “medicina popular” da África do Sul, ele é apontado como laxante, antiácido, cicatrizante de feridas e úlceras. Curioso, né?

Quais os benefícios para a pele?

Tá, Sallve, mas e o que a pele tem a ver com isso? Muita coisa! O óleo de semente de uva também tem propriedades cosméticas, exatamente por conta de sua composição química.

Primeiro, é legal dizer que o óleo de semente de uva é muito leve e, por isso, facilmente absorvido pela pele, sem deixar resíduos. Além disso, ele tem benefícios incríveis:

  • Atividade restauradora da função de barreira da pele: como te contamos, o óleo de semente de uva é rico em ácidos graxos insaturados, como ácido linoleico (ômega 6). Com isso, ele ajuda a fortalecer a barreira da pele, acalmar e reduzir consideravelmente a perda de água transepidérmica. Ou seja, tem atividade reparadora e anti-inflamatória.

+ Como os produtos da Sallve ajudam a manter a barreira cutânea da sua pele íntegra

  • Atividade antimicrobiana: por conta da presença de esteróis em sua composição química, o óleo extraído da semente de uva apresenta ação antimicrobiana, sendo muito útil para formulação de cosméticos e ainda atribuindo funções purificantes.
  • É rico em resveratrol e tem atividade antioxidante: sim, o óleo de semente de uva é rico de um velho conhecido: o resveratrol. Ele é um polifenol encontrado, principalmente, na casca e nas sementes das uvas vermelhas ou pretas. E exatamente por ser um polifenol, tem propriedades bioativas, como a eliminação de radicais livres, protegendo a pele do fotoenvelhecimento, do estresse oxidativo e também de doenças de pele. Com isso, o ativo atua melhorando a aparência de rugas e linhas finas, dá firmeza e elasticidade para a pele, combate a hiperpigmentação e dá viço para a pele. Além disso, como tem atributos anti-inflamatórios, o ingrediente ajuda a acalmar peles irritadas, reduzindo a vermelhidão.

+ Qual é a importância de usar antioxidantes a partir dos 18 anos?

Deu match: semente de uva + rosa mosqueta

Se essa não é uma boa notícia, não sabemos o que mais pode ser! O óleo de semente de uva tem um aliado importante na hora de potencializar suas propriedades: o óleo de rosa mosqueta.

Juntos, são uma ótima combinação para minimizar estrias, cicatrizes e manchas, além de ajudar a combater o ressecamento da pele e disfarçar rugas.

+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare

Para que funcionem bem, precisam estar nas fórmulas cosméticas em concentração certa. A origem dos ingredientes também é de suma importância para que as propriedades sejam mantidas.

É importante conhecer o que você compra por aí. Entenda melhor sobre a empresa, a área de pesquisa, a seriedade e todo o trabalho de rastreabilidade e comprovação do produto que você compra. Combinado? 

Óleo de semente de uva na Sallve

óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva é uma das estrelas da fórmula do ÓIeo Antioxidante facial - um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele.

Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina cquercetinaphytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

O óleo de semente de uva aparece também na fórmula do Antioxidante Hidratante Corporal, o melhor do tratamento para a pele do corpo em uma loção cremosa de rápida absorção.

Sua fórmula une compostos antioxidantes (Vitamina E, Carnosina, extrato de café e o próprio óleo de semente de uva) a hidratantes como o Phytoesqualano, oferecendo uma série de benefícios com sensorial confortável e refrescante.

Além de oferecer hidratação prolongada, sua composição garante proteção de danos causados pela poluição, prevenção de sinais do tempo, melhora a circulação local e aumento da elasticidade. A Vitamina E, por ser um anti-inflamatório natural, também contribui para acalmar a pele, se tornando uma ótima pedida no pós depilação, por exemplo. Ela fica mais macia, mais hidratada e com zero sensação grudenta.

Esfoliante Labial

Um esfoliante para os lábios que junta a experiência de esfoliação fina e confortável do nosso Esfoliante Enzimático com a hidratação do nosso Hidratante Labial.

Em formato de bastão, ele é fácil de aplicar, remove pelinhas ressecadas e uniformiza a textura dos lábios já na primeira aplicação, deixando um acabamento levemente hidratante na boca. Na fórmula, partículas de bambu, vitamina E e óleo de semente de uva.

Protetor Solar Corporal FPS 50

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia. 

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa.

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

 E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;) 

Alguns estudos e referências usados para este texto 

Effects of Topical Application of Some Plant Oils

Grape Seed Oil Compounds: Biological and Chemical Actions for Health

Grape Seed Oil: From a Winery Waste to a cosmetic product

Potential of herbs in skin protection from ultraviolet radiation

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog