Cravos e espinhas: melhores ativos para combater e prevenir

Cravos e espinhas: melhores ativos para combater e prevenir

Conheça alguns dos ingredientes que são os melhores amigos da pele acneica e que vão te ajudar a combater/prevenir cravos e espinhas.

cravos e espinhas

Quem convive com pele acneica muitas vezes tem um arsenal de produtos em casa para lidar com as mais variadas situações que envolvem cravos e espinhas.

+ Guia da acne: o que é, como prevenir e quando procurar um médico

Se esse é o seu caso, você sabe exatamente quais ingredientes podem ajudar seu quadro? E se você está começando agora no skincare, sabe detectar quais ativos são seus maiores aliados para uma rotina de cuidados com a pele eficaz?

Vem que a gente te ajuda:

Ácido salicílico para combater cravos e espinhas

O ácido salicílico é o superstar dos ingredientes para peles acneicas, e não à toa: esse beta-hidroxiácido não só promove a renovação celular nas camadas mais superficiais da pele como também age no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

É justamente essa ação dos BHAs que os tornam tão poderosos para a pele acneica. Basta lembrar o que é uma espinha - uma pápula infectada e inflamada, fruto da proliferação excessiva da glândula sebácea. O conteúdo da espinha é sebo e células mortas, basicamente, associados aos agentes infecciosos.

Quer mais benefícios do ácido salicílico na pele oleosa? Ele atua diretamente no controle das glândulas sebáceas e diminuiem hiperqueratinização (controle excessivo de queratina, um dos responsáveis pelo surgimento da acne), atua no controle da glândula sebácea, diminuem a proliferação bacteriana e o processo inflamatório local.

+ Pele oleosa precisa ser hidratada sim!

Não só isso: por ser um esfoliante potente, ele promove a renovação celular, aumentando a produção de colágeno, o que disfarça as rugas e linhas de expressão, deixando a pele mais uniforme. Além de tudo isso, os beta-hidroxiácidos são menos agressivos que outros ácidos, por isso, com seu uso, há menos chance de causar sensibilidade.

Ah! E não vale só para o rosto, viu? A ação dos beta-hidroxiácidos funciona muito bem para tratar a acne corporal, foliculite e até queratose pilar.

+ Por que é ruim espremer espinha?

Aqui na Sallve, o ácido salicílico aparece na fórmula dos nossos Limpador AntiacneSérum Antiacne, Máscara Antiacne e Óleo Antiacne.

Ácido glicólico para a renovação celular e prevenir cravos e espinhas

O ácido glicólico faz parte do time dos alfa-hidroxiácidos, que promovem a renovação celular da camada mais superior da pele, deixando-a com a textura mais uniforme, diminuindo manchas e cicatrizes de acne e suavizando linhas finas, além de trazer aquele viço que a gente tanto adora. Por tudo isso, ela previne poros obstruídos e acúmulo de sebo e células mortas que podem causar cravos e espinhas.

+ Alfa-hidroxiácidos: o seu guia completo para os superstars do skincare

extrato de alcaçuz

Na Sallve, o ácido glicólico aparece na fórmula do nosso Tônico Renovador. Com sua poderosa fórmula de tratamento com AHA 7%, (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%), ele limpa e esfolia a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.

Ácido hialurônico para uma pele hidratada

O ácido hialurônico é um componente presente no nosso corpo, mas ao longo do tempo sua produção vai caindo, o que dá origem ao aparecimento de rugas e linhas de expressão. Como é uma molécula capaz de reter uma alta quantidade de água, o ácido hialurônico é um hidratante perfeito para pele propensa a acne, mantendo-a hidratada, firme e livre de óleo.

+ Estresse também causa acne: por que acontece e como tratar

Na Sallve, ele aparece na fórmula do Antioxidante Hidratante e do Hidratante Firmador, com oito pesos e três formas de ácido hialurônico, para agir em diferentes camadas da pele.

Peróxido de benzoíla para tratar a inflamação e manchas

Conhecido por matar as bactérias que causam inflamação, dor e vermelhidão - e que costumam aparecer com os tão temidos cravos e espinhas, o composto pode realmente ajudar em tratamentos.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

Muitas marcas usam a benzoíla como promessa de acabar de vez com aquelas manchas vermelhas, mas vale citar que o ingrediente não é indicado para todos os tipos de pele, já que pode causar sensibilidade em alguns tipos de pele.

Óleo de melaleuca (Tea tree oil) para combater a bactéria que causa acne

Você já pode ter ouvido falar nele em inglês: é o famoso tea tree oil, muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatória e antissépticas e muito popular entre quem tem pele acneica.

Além disso, o óleo de melaleuca é considerado uma substância antioxidante, combatendo ainda certas bactérias, vírus e fungos, além de aumentar a atividade dos glóbulos brancos, que auxiliam no combate de germes e outros invasores.

+ Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?

Mas por que o óleo de melaleuca tem tudo a ver com acne? Simples! Com suas propriedades antissépticas e antibacterianas, o óleo combate a bactéria Propionibacterium acnes, que é a responsável pela inflamação causada pela acne.

Olha que incrível: em uma concentração de 5%, o óleo se mostrou tão eficaz quanto o peróxido de benzoíla, um ingrediente famoso no tratamento de peles acneicas, com uma vantagem: o óleo de melaleuca irritou menos a pele.

Por ser antibacteriano, o óleo de melaleuca também ajuda a limpar os poros profundamente, fazendo com que eles pareçam menores.

Aqui na Sallve, o 4-terpineol (extraído do óleo de melaleuca) também aparece na fórmula do nosso Sérum Antiacne.A melaleuca também aparece no Limpador Antiacne, no Tônico Antiacne e no Óleo Antiacne.

Argila verde a aliada da pele acneica

Produtos à base de argila podem ser ótimos para pele com cravos e espinhas, principalmente, nas categorias Bentonita e Kaolin, que ajudam a absorver o óleo e se livrar das impurezas da pele, deixando os poros limpos.

A argila verde, especificamente, é a maior aliada da pele oleosa e acneica. Ela é bastante rica em silício e zinco, mas também conta com titânio, cal, magnésio, alumínio, cobre, selênio, etc.

+ 9 dicas simples para cuidar da pele oleosa

Como é rica em minerais, traz benefícios incríveis como: ajudar a controlar a oleosidade da pele, mantendo o equilíbrio ao longo do dia; tem ação cicatrizante, secativa e bactericida e ajuda a controlar a formação de cravos e espinhas, desobstruindo poros e auxiliando na limpeza.

Enxofre como antibacteriano

A gente sabe que o cheiro do enxofre não é dos melhores, mas temos que dizer que ele é um ótimo antibacteriano, deixando a pele menos ressecada do que o peróxido de benzoíla.

Aqui na Sallve, você encontra argila verde na nossa Máscara Antiacne.

Hamamélis para adstringência

Presente em tônicos (como o Tônico Renovador da Sallve), a hamamélis funciona como um bom adstringente e é ideal para uma limpeza profunda e suave.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Além disso, a hamamélis também é conhecida por ter potentes compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico e também os taninos. Assim, ajuda a prevenir e reduzir inflamações, além de acalmar a pele.

Vitamina C para antioxidar e dar viço

A vitamina C é um antioxidante e protege a pele da ação nociva dos radicais livres e é ótima para ajudá-la a se recuperar depois do surgimento daquela espinha enorme, sabe? A vitamina C também é ótima para atuar na hiperpigmentação da pele. Isso porque consegue inibir a produção da tirosinase, uma enzima que atua no processo da formação de melanina. Como ela age na raiz do problema, além de clarear, ela também previne o aparecimento de novas manchinhas escuras.

+ Vitamina C e acne: dá match?

Além disso, a vitamina C também consegue uniformizar o tom da pele. Dessa forma, a deixa mais radiante e iluminada. Se você quer um creminho para melhorar olheiras, procure também o ativo.

Você já conhece o Antioxidante Hidratante da Sallve? Ele é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. Combina a hidratação do ácido hialurônico a 5 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida e Cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

Óleo de argan para equilibrar os tratamentos

Você não leu errado. Apesar de ser um óleo, não aumenta a oleosidade da pele e é absorvido rapidamente (e tem índice comedogênico "0"). Por isso, é bom para quem passa por tratamentos que acabam ressecando o rosto. O óleo de argan é rico em vitaminas A, D e E, além der ser antioxidante e conter bons níveis de ácidos graxos essenciais, ômega 6 e 9, polifenóis e fitosteróis.

+ Oito óleos queridinhos do skincare

Segundo pesquisas acadêmicas, em uso tópico, o ingrediente ajudou a controlar e reduzir o excesso de sebo na pele. Porém, quem tem pele oleosa e acneica sabe bem que é importante buscar a opinião de um especialista.

Óleo de jojoba promove reequilíbrio da produção de sebo

O óleo de jojoba é composto quase totalmente de ceras puras, além de ceramidas, esteróis, vitaminas (como vitamina A e E) e também o ácido mirístico. Ele é similar ao sebo humano e rapidamente absorvido pela pele.

Além disso, ajuda a controlar a oleosidade e a promover um reequilíbrio da produção de sebo. Tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, hidrata e reequilibra o microbioma cutâneo.

O óleo de jojoba é um ativo do nosso incrível Óleo Antiacne.

Niacinamida e seus superpoderes

A niacinamida também é um herói do skincare para a pele acneica. Para a pele acneica, ela apresenta uma série de benefícios que, a gente garante, vão te convencer a incluí-la na sua rotina de cuidados com a pele. Para começo de conversa, ela já age no primordial: usada regularmente em sua rotina, a niacinamida comprovadamente controla a produção de sebo da sua pele. Essa, como quem tem acne sabe bem, é a raiz de muitos dos problemas de quem tem acne.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

E já que falamos em espinhas, a niacinamida também tem ação anti-inflamatória. Ou seja: ela também age na diminuição de quadros de inflamações da pele (lembra que espinhas são frutos de inflamações na pele?). Há estudos, inclusive, que comprovam que a niacinamida é eficaz no tratamento de acnes ativas (aqui, a frequência foi de duas vezes por dia), reduzindo inflamações.

Mas tem mais: a niacinamida ainda ajuda a reduzir poros dilatados e a hiperpigmentação e de quebra hidrata e protege a sua pele da ação dos radicais livres. Aqui na Sallve, ela está presente na fórmula de vários produtos, incluindo nosso Antioxidante Hidratante e do Sérum Antiacne!

Conhece a Centella Asiática?

O extrato de Centella Asiática é rico em vitaminas C, A, B1 e B2, niacina, caroteno, triterpenos (como ácido madecássico), flavonóides, sais minerais e vários antioxidantes.

+ Cicatrizes de acne: fazendo as pazes

Entre seus principais benefícios, muitos tem a ver com a pele oleosa, cravos e espinhas. Duvida? Então, veja bem! Estudos apontam que o madecassoside, substância encontrada na Centella Asiática, aumenta a hidratação da pele, por meio da regulação positiva de alguns elementos essenciais, como a Aquaporina 3, para hidratação da pele, inibindo a inflamação relacionada à acne pela Propionibacterium acnes, tendo um certo efeito protetor contra a inflamação da acne.

Ela também ajuda com a cicatrização da pele. Por ajudar a estimular a produção de colágeno e também por ajudar a reparar a barreira cutânea, a Centella Asiática ajuda muito com a cicatrização, seja a prevenção ou o processo de cicatrização em si.

Por aqui, você encontra a Centella Asiática no Tônico Antiacne e na Máscara Antiacne.

Óleo de cominho preto

O óleo de cominho preto é calmante e anti-inflamatório. Ele tem em sua composição a timoquinona, que ajuda a reduzir a inflamação e a vermelhidão das espinhas, por exemplo.

+ O que é não comedogênico? Entenda o que é a definição

Ele também é auxilia a equilibrar a oleosidade da pele. O óleo de cominho preto atua na 5α-redutase, uma enzima chave envolvida na produção de sebo. Com isso, consegue ajudar a balancear a produção da pele, o que é incrível para peles oleosas.

Na Sallve, você encontra óleo de cominho preto no Óleo Antiacne.

Alantoína e suas propriedades calmantes

A alantoína é um ativo incrívei para que tem espinhas. Ele é muito conhecido por sua função calmante, ajudando a suavizar a irritação e dar um suporte para a regeneração natural da barreira cutânea.

Além disso, é um agente queratolítico, ajuda a eliminar células mortas da pele. Ativos queratolíticos ajudam a "dissolver" a camada córnea da pele, mas não de um jeito ruim (nem de longe!). Geralmente, eles estão ligados a tratamentos que visam suavizar a aparência de lesões. Com isso, mantém a pele mais lisa, já que a camada de células mortas mais dura é removida.

+ Acne corporal: o que é, como prevenir e cuidar

Ah, e tem mais: ajuda na recuperação da pele. A alantoína é extremamente conhecida por ajudar na recuperação da pele por conta de sua famosa ação cicatrizante tópica.

Aqui na Sallve, ela é um dos ativos da nossa Máscara Antiacne.

Extrato de buchu: seborregulador

Para quem tem pele acneica, o extrato de buchu pode ajudar por conta de sua função seburreguladora.

+ Acne nas costas: o que causa, o que é e como tratar

O Buchu é um planta rica em flavonóides. Um desses flavonóides presentes no extrato de buchu funciona como modulador da sebogênese, agindo na diferenciação das células que produzem sebo. Assim, ele induz uma redução na produção de sebo e, consequentemente, uma menor aparência de poros e da oleosidade geral da pele.

Vamos falar sobre retinol?

retinol e o ácido retinóico aparecem em várias listas como ingredientes importantes para quem quer tratar a pele com acne e cravos. Porém são ingredientes controversos: essa forma potente e sintética da vitamina A, dependendo da quantidade usada, pode causar irritações em alguns tipos de pele.

+ Cicatrizes de acne: a ação do Sérum Antiacne

A boa notícia é que existem "versões" naturais do composto, como Sytenol A e Revinage. Eles têm as mesmas propriedades que o original, mas foram desenvolvidas tendo em mente diminuir esse tipo de irritação.

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas. Todos os produtos podem ser usados no corpo, em regiões com acne.

Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Alguns estudos usados para este texto

Alternative Treatments for Acne

Acne - Sociedade Brasileira de Dermatologia

Moisturizers for Acne

Over-the-counter Acne Treatments

Complementary therapies for acne vulgaris

The efficacy of 5% topical tea tree oil

Tea tree oil gel for mild to moderate acne

FDA - Topical Acne Drug Products for Over-the-Counter Human Use

The Role of Skin Care as an Integral Component in the Management of Acne Vulgaris

Voltar para o blog