Cravos: o que são, como evitar, como tratar e remover

Cravos: o que são, como evitar, como tratar e remover

O que é mito e o que é verdade quando falamos de cravos? Aqui você aprende tudo, mas o mais importante: não esprema!

O que você vai ver por aqui

  • Os cravos se formam quando o poro entope com o sebo liberado pela glândula sebácea.
  • Os cravos podem ser pretos ou brancos e por aqui você vai entender a diferença entre eles.
  • Uma dermatologista explica a importância da rotina de cuidados para evitar o surgimento de novos cravos.
  • Ainda desvendamos alguns mitos importantes, como "cravo sempre vira acne", "cravos são bichinhos na nossa pele" ou "pasta de dente é boa para cravos".

Das tarefas mais difíceis quando o assunto é cuidado com a pele está resistir ao conselho de não espremer cravos e espinhas. Basta dar uma voltinha pelo YouTube ou Instagram que você vai ver: a quantidade de vídeos dedicados a closes fechadíssimos de cravos sendo espremidos é infinita. Mas será que essa é mesmo a melhor opção na hora de cuidar dos cravos que aparecem na sua pele? 

+ kit basicão antiacne:jornada diurna para pele acneica

 

Mas afinal, o que são cravos?

“No interior da pele, existem folículos sebáceos (estrutura onde encontramos a raiz do pelo e a glândula sebácea). A glândula sebácea produz um sebo, que é liberado na pele para manter sua hidratação, lubrificação e proteção (o manto lipídico). A abertura do folículo piloso na pele é o que nós chamamos de poro da pele. Quando esse poro entope com o sebo liberado pela glândula sebácea, se forma o cravo”, explica a Dra. Paola Pomerantzaff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). 

Os melhores ingredientes para quem sofre com cravos e espinhas

Talvez seja nessa parte que você pense: ah, só deve existir na pele oleosa. Mas nada disso! O cravo no rosto pode aparecer em outros tipos de pele também - embora sejam sim, mais comuns em quem tem pele oleosa, já que a produção de sebo das glândulas sebáceas é maior nesses casos.

Qual é a diferença entre cravo preto e cravo branco?

Mas cravo é só aquele pontinho preto que aparece na pele? Também, mas não só isso: cravos pretos são aqueles em que o poro entupido é mais largo e, por isso, há maior contato do sebo em seu interior com o ar do meio ambiente, o que leva à sua oxidação. Com isso, sua coloração fica escura e o cravo fica com uma "tampinha preta" - são os cravos abertos.

+ kit antiacne completão: fórmulas inspiradoras inspiradas por acnes reais

Já nos poros mais estreitos, a secreção da glândula sebácea não tem contato com o ar do ambiente e por isso mantém sua coloração clara - são os cravos brancos, ou fechados. Por isso, sabe aquela história de que cravo preto é sujeira? É mito

+ 9 dicas simples para cuidar da pele oleosa

Como evitar o surgimento dos cravos 

Para quem sofre com cravos na pele, limpar, esfoliar, hidratar e proteger são passos fundamentais. Limpar a pele com produtos gentis, não agressivos e adequados para o seu tipo de pele é uma dica preciosa. Ah, e duas vezes ao dia é o suficiente.

+ Você já conhece nosso Limpador Facial?

Esfoliar a pele ajuda a desobstruir os poros e promove a tão bem-vinda renovação celular, que traz aquele viço tão desejado para a sua pele. O uso de esfoliantes, de duas a três vezes por semana, pode prevenir e controlar o aparecimento de novos cravos. 

Pode espremer cravo?

Os dermatologistas alertam também que espremer não deve ser uma opção, por mais que você adore fazer isso: é que quando você espreme um cravo, pode estar na verdade empurrando o sebo e as bactérias para o fundo do poro, causando inflamação, uma uma espinha e evoluir o quadro até para uma cicatriz

máscara antiacne: efeito calmante imediato para alívio da acne

Cravo sempre vira acne? 

Nem sempre é assim. “Geralmente, cravos ou comedões pretos ou abertos não evoluem para espinhas. Já nos cravos ou comedões fechados (brancos) algumas bactérias podem se proliferar e se alimentar do sebo acumulado no local. A evolução nesses casos é a formação de uma ‘espinha’”, pondera a dermatologista. 

Cravo é um bicho vivendo na nossa pele? 

Não. Como já dissemos, cravos são acúmulos de sebo dentro dos folículos (poros). Isso dito, existem algumas bactérias e ácaros que gostam de lugares exatamente assim: com gordura e sem contato com ar.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

Um exemplo de ácaro que gosta desse ambiente é o Demodex folliculorum, que pode ser encontrado também em outros poros da pele. Sua presença nos poros entupidos, por sua vez, podem acabar ajudando em uma infecção, o que pode gerar uma espinha, por exemplo. 

7 hábitos corriqueiros que podem causar espinhas

Mitos sobre cravos

Um bom tanto dos mitos que envolvem cravos está nos tratamentos escolhidos para "se livrar" deles. A sabedoria popular, por exemplo, dá como certo que a pasta de dente é maravilhosa para removê-los. Porém, além de não ter essa função, há um problema um tanto mais sério. 

“A pasta de dente possui muitas substâncias que podem causar dermatite de contato na pele. Portanto, além de não funcionar, ela pode causar uma lesão na pele onde foi aplicada. Pasta de dente não foi feita para ser aplicada na pele”, alerta Dra. Paola.

+ Esses truques de redes sociais para a acne funcionam mesmo?

Lavar o rosto muitas vezes na tentativa de combater a oleosidade é um mito que pega muita gente ainda. O ato pode acabar ressecando e irritando a pele, causando o tão falado efeito rebote, que é quando a pele produz mais sebo para compensar essa perda. Afinal de contas, a gente já aprendeu que o sebo da sua pele é um mecanismo de defesa e não deve ser retirado por completo.

Cravos e a alimentação

E controlar a alimentação? Será que ajuda mesmo? Pode sim, como já comprovou um estudo recente. Mas vale lembrar que o ideal é sempre procurar um dermatologista para entender melhor as particularidades da sua pele.

+ 10 fatores que influenciam na saúde da nossa pele

“Alimentos que levam farinha branca (carboidrato simples) ou açúcar acarretam o aumento da insulina no sangue que, por sua vez, estimula a produção de hormônios andróginos, que desencadeiam uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a chance de aparecimento de cravos", explica a Dra. Paola Pomerentzaff.

"Frituras e alimentos mais gordurosos, assim como o leite e seus derivados, estimulam a maior produção de gordura pelas glândulas sebáceas. O chocolate pode ser um vilão, mas não pelo seu principal ingrediente (cacau), e sim pelo açúcar, leite, e gorduras em sua composição. Então, se você for chocólatra, opte por chocolates com concentração mais alta de cacau e consuma com moderação", ela ensina.

Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?

Tônicos também são muito bem-vindos no tratamento de cravos. Dependendo do tipo, eles ajudam na limpeza profunda e controle da oleosidade. O Tônico Renovador da Sallve é uma poderosa fórmula de tratamento com AHA 7%, uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas.

Com os extratos de alcaçuz, hamamélis e physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.

+ Conheça nossa dupla esfoliante

Os BHAs também são bons aliados no tratamento à acne. O ácido salicílico, único BHA do skincare, aparece na fórmula do nosso Sérum Antiacne. Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar.

Além do ácido salicílico, que penetra nos poros retirando impurezas e o excesso de sebo, a fórmula do Sérum Antiacne conta ainda com a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu, que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

+ sérum antiacne: ação e prevenção em uma só fórmula

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Pele hidratada é pele saudável e protegida, e isso também vale para quem sofre com cravos. O importante, aqui, é prestar atenção na fórmula e escolher produtos não comedogênicos

"O hidratante serve para recuperar a barreira cutânea, para deixar uma pele controlada, com todos os seus fatores de hidratação e proteção equilibrados - afinal de contas, nossa pele é uma barreira entre o interno e o externo do nosso organismo, então tudo tem que estar equilibrado. E o hidratante é peça chave para isso", ensina dermatologista Dra. Camila Rosa, que ressalta: Tem que hidratar todos os dias sim! 

Quais são as diferenças entre o Antioxidante Hidratante e o Hidratante Firmador da Sallve?

Fazer uma limpeza de pele com profissionais capacitados também pode ser uma boa. Ela é feita através da remoção mecânica dos cravos, sem infeccionar o local. 

“A melhor rotina para quem sofre com cravos é a higienização adequada da pele, nunca dormir com maquiagem e manter a produção de sebo controlada com produtos que não aumentem a oleosidade da pele, além de lavar a pele duas vezes ao dia, utilizar um tônico para complementar a limpeza, hidratar a pele com um produto não comedogênico, específico para controle da oleosidade", ensina Dra. Paola.

"Esfoliantes e alguns ácidos de uso tópico podem ser incorporados à rotina para manter a renovação celular e prevenir o aparecimento de novas lesões. O uso de um protetor solar que não aumente a oleosidade da pele também é importante", ela finaliza.

Linha Antiacne

Você já conhece a nossa Linha Antiacne? Ela é cheia de produtos incríveis e que ajudam muito quando o assunto são os tão falados cravos. Conheça melhor cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Lembrando sempre: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)

Voltar para o blog