Como cuidar dos cabelos no verão

Como cuidar dos cabelos no verão

O verão pede cuidados especiais com seus cabelos. Mas você sabe quais são e por que caprichar neles? A gente te explica tudo aqui.

A gente já sabe que cada estação do ano pede cuidados específicos com a nossa pele. Mas não só com ela: no verão, especificamente, os cabelos sofrem com o excesso de praia, piscina e exposição solar. Mas precisa evitar tudo isso? Não: é só ter em mente algumas dicas simples de como cuidar dos cabelos no verão para curtir ao máximo os dias de sol.

Crédito: Unsplash

O que a água do mar e da piscina podem causar nos fios? 

Você já deve ter escutado mais de uma vez que água do mar e da piscina podem sacrificar bastante a saúde do cabelo. Mas por que isso acontece? “A água do mar contém sal e iodo. A água da piscina contém cloro e sulfato de cobre. Esses componentes alteram a cutícula do fio. Esse fio fica enfraquecido e mais fino, ou seja, quebradiço”, explica Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

E os raios solares?

“Os principais danos aos cabelos são causados pela ação da luz ultravioleta nos fios. Ela afeta a cutícula do cabelo (camada mais externa do fio de cabelo). Com isso há degradação de proteínas e queratina (que formam o fio). Os cabelos ficam ressecados, sem brilho e quebradiços. O sol ainda pode afetar o couro cabeludo, que pode sofrer queimaduras (assim como a pele do restante do corpo). Quando há queimadura, há processo inflamatório e pode haver aumento da queda dos cabelos. Principalmente em quem já apresenta queda capilar”, aponta a Dra. Paola, completando que estudos recentes apontam que o maior problema para os cabelos no verão tem sido justamente os raios ultravioletas. “Nosso eixo capilar é composto de 80% a 90% de proteína. Como os raios UV têm capacidade de quebrar proteínas, é evidente que nosso cabelo sofre muito com a exposição ao sol”, conta. 

Como proteger seu cabelo desses danos? 

O ideal é fazer uma hidratação potente nos fios antes de ir curtir o verão. Além disso, usar uma máscara hidratante poderosa uma vez por semana e um leave-in hidratante com FPS antes de molhar os cabelos também ajuda. A hidratação fecha a cutícula dos cabelos e assim garante a proteção.

Outra dica, bem simples? Após um mergulho na piscina ou praia, passe por uma ducha de água doce, para retirar o sal ou cloro do cabelo.

Chapéus também são essenciais para proteger os fios especialmente dos danos causados pelos raios UV, assim como FPS específico para os fios.

Afinal, cabelos tingidos, principalmente loiros, sofrem mais? 

A dermatologista afirma que sim: "Cabelos submetidos a processos químicos sofrem mais. Isso porque esses processos geram danos ao fio de cabelo, causam lesão na cutícula do fio, deixando os fios mais porosos e, portanto, mais suscetíveis as ações da luz ultravioleta”, esclarece a Dra. Paola. 

Ah, e aquela história de cabelo loiro ficar verde na piscina? “O sulfato de cobre quando penetra no fio (que está poroso com a cutícula aberta), pode deixar o cabelo esverdeado. Um cabelo mais hidratado tem a cutícula bem fechada. Assim, quanto mais hidratado o fio, menor o risco de ficar verde!”, dá a dica. 

O ar-condicionado pode trazer danos? 

Se você já ouviu essa por aí, saiba que é verdade: o ar condicionadodiminui a umidade do ar, podendo ressecar ainda mais os cabelos. Ele funciona como um ‘clima seco’, aponta a Dra. Paola Pomerantzeff. Portanto, alô hidratação! 

Dormir de cabelo molhado é ruim? 

Essa não é exatamente uma dúvida de verão, né? Mas muita gente acaba cedendo à preguiça e dormindo com o cabelo molhado durante essa estação tão quente! O problema é que fazer disso um hábito não é bom em estação nenhuma. 

“O cabelo molhado fica mais suscetível a quebra (devido contato com travesseiro). Além disso, pode favorecer o aparecimento de caspa (dermatite seborréica). Portanto, o ideal é lavar os cabelos pela manhã”, sugere a Dra.  

Qual a melhor rotina para cuidar do cabelo no verão? 

A melhor rotina é....adivinha? Hidratar bem os fios! “A hidratação garante fios menos porosos com uma cutícula íntegra e fechada, o que protege a queratina e proteínas dos fios (essenciais para um fio forte e com brilho)”, explica a dermatologista. 

Dra. Paola aponta que o ideal é investir em uma hidratação profissional antes do verão e o uso de máscara hidratanteuma vez por semana, e atenção à ordem: "A máscara deve ser aplicada antes do condicionador para que consiga penetrar no fio - isso porque o condicionador ‘fecha a cutícula’, impedindo a absorção adequada da máscara. Além disso, um leave-in antes de sair para praia ou piscina, de preferência hidratante e com FPS”, completa.

Voltar para o blog