cuidar das suas espinhas

Por que é importante cuidar das suas espinhas e o perigo de não fazê-lo

Cuidar das suas espinhas passa longe de ser uma questão estética. E quanto mais tempo você demorar para fazer isso, mais difícil pode ser.

As redes sociais são bastante problemáticas, já falamos muito sobre isso aqui, e proliferam comportamentos que me pergunto se teriam qualquer espaço na vida real. Por outro lado, elas foram um importante catalizador de movimentos de body positivity e skin positivity que mudaram genuinamente a forma como tanta gente se enxerga. Inclusive quando pensamos em como cuidar das espinhas.

cuidar das suas espinhas

Outro dia mesmo, contamos a história de Hailey Wester, americana que vem documentando o progresso de sua pele acneica no Instagram. "Decidi não me importar mais com o que os outros pensam de mim e decidi expor minha pele real nas redes sociais. Isso me trouxe tanta paz!", ela escreveu em um de seus posts na rede social.

O movimento de aceitar sua pele (e seu corpo) é maravilhoso, mas será que existe um limite para tamanha positividade? Por exemplo: será que o "linda até sem maquiagem" é positividade absoluta ou, inevitavelmente, mais uma forma de opressão?

Outro dia, em uma conversa entre amigas, fiquei sabendo de um movimento que andou pulsando no Instagram que pregava que você deve aceitar suas espinhas - com um detalhe que me chamou bastante atenção: o coro era para que você deixasse-as em paz. Orgulhe-se delas, deixe elas ali!

Opa, peraí: a luz vermelha acendeu imediatamente. Aceitar espinhas, ok, a gente tem mesmo que aceitar que a vida é feita de atemporalidades - o Uber com tarifa altíssima, a passagem de avião para as férias que aumenta da noite para o dia antes de você comprar e sim, o aparecimento de espinhas.

Mas quando elas aparecem, a gente aceita, sem desespero (até por que não precisa!)... Mas a gente trata. Você tem que cuidar das suas espinhas. E não se trata de uma questão estética, é uma questão de saúde: espinha nada mais é do que uma inflamação na sua pele. E inflamação a gente precisa cuidar.

Não tratar a espinha pode acarretar um quadro mais grave

"Na maioria dos casos não é algo grave", comenta a dermatologista Dra. Juliana Piquet, sobre espinhas. "Mas a gente tem que pensar sim no problema a longo prazo, como você desenvolver uma cicatriz. Quanto mais tarde você tratar dela, mais complicado é", diz a dermatologista. "Dá muito mais trabalho e custa muito mais caro".

Dra. Juliana alerta que é muito importante ficar de olho e tomar cuidado com lesões maiores em algumas localizações. "Pode realmente ser perigoso. Especialmente no rosto, dependendo do ponto. Por exemplo, há uma comunicação com os seios da face ou contato com meninge, e isso pode acarretar um quadro de infecção à distância. "Especialmente perto do nariz e entre as sobrancelhas", especifica a dermatologista. "Teoricamente, porém, isso pode acabar acontecendo em qualquer área, dependendo da progressão do caso, que pode levar a pneumonia, meningite e até septicepmia.

Não precisa ficar apavorado: a Dra. Juliana deixa claro que estes não são eventos comuns - na verdade, são bem raros -, mas é importante sempre sabermos do risco que uma espinha não tratada tem.

Orgulhe-se da sua pele? Sempre. Mas cuide dela também. É a sua saúde.

Linha Antiacne

linha antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne.

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog