Danos pós-sol e assaduras: Hidratante Reparador ajuda?

Danos pós-sol e assaduras: Hidratante Reparador ajuda?

Nosso novo queridinho é um grande amigo das peles secas e sensibilizadas

O Hidratante Reparador, conhecido pela nossa comunidade como "o cremão da Sallve", já está entre nós. Além de ser o melhor amigo de peles secas e sensibilizadas, ele também pode ajudar a reparar a pele em casos de danos pós-sol, assaduras e queimaduras leves, sabia? É um multiuso que pode ser usado no corpo inteiro.

A fórmula dele é cheia de ativos poderosos, que hidratam, acalmam e ainda auxiliam na cicatrização. Entre eles, pantenol 5%, manteiga de karité, ceramidas, eletrólitos e alfa-bisabolol. É ou não é o time dos sonhos?

pós-sol

Danos pós-sol

Já parou para pensar o que acontece com a nossa pele quando a gente passa do ponto no sol, quando rola aquela vermelhidão e ardência? Pois é disso que estamos falando por aqui.

+ Pele queimada x pele bronzeada: tem diferença?

A pele bronzeada surge devido ao aumento da melanina, um pigmento cutâneo que age quando nossa pele entra em contato com a radiação solar, como uma forma de proteção. Quando extrapolamos, como naquele dia incrível na praia ou na piscina, ela acaba queimada.

“Acontece uma queimadura da pele. Temos sinais inflamatórios como vermelhidão, ardor e calor. A pele fica desidratada e sensível e, em muitos casos, temos a morte celular com descamação intensa nos dias seguintes”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

E como o Hidratante Reparador pode ajudar? Restaurando a barreira da pele, devolvendo e mantendo o nível de hidratação e, por fim, acalmando. Ele auxilia a diminuir a ardência e vai deixar a pele íntegra e saudável novamente.

“Ele tem tudo que uma pele queimada de sol precisa. Ativos hidratantes umectantes, como o pantenol (que penetra a pele, hidratando suas camadas), e oclusivos, como a manteiga de karité (que forma uma capa, minimizando a perda de água da pele), além de ativos calmantes e anti-inflamatórios, como o alfa-bisabolol, e ativos que vão restabelecer a barreira de proteção da pele (ceramidas)”, explica a dermatologista.

Queimaduras leves

Além de queimaduras de sol, nosso novo membro da família Sallve também pode ajudar a restaurar a pele em caso de queimaduras leves, de outras fontes de calor.

Antes de qualquer coisa, vale entender um pouquinho mais sobre queimaduras. É considerada queimadura uma lesão provocada pelo contato direto com uma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, alguns animais e plantas (olá, urtiga!), entre outros.

+ Quais são os cuidados com a pele pós-verão?

Aqui estamos falando de queimaduras leves e térmicas (provocadas por fontes de calor como fogo, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol). Quando falamos “leves”, queremos dizer aquelas de 1º grau, que atingem as camadas superficiais da pele e apresentam vermelhidão. Elas podem descamar, mas não formam bolhas. Está com dúvida, teve uma queimadura que formou bolhas? Procure auxílio médico. Queimadura é assunto sério e precisa de tratamento específico, principalmente quando falamos daquelas de 2º e 3 grau. Combinado?

O Hidratante Reparador auxilia queimaduras leves exatamente como ajuda nos danos pós-sol, restaura, acalma e mantém a pele hidratada. Tudo o que uma pele danificada precisa.

Como já te contamos, o pantenol é muito hidratante, mas saiba que ele tem ainda funções ligadas a renovação da pele e cicatrização. A manteiga de karité também tem alto potencial hidratante, auxiliando a minimizar a perda de água e manter o nível de hidratação e, além disso, tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes.

+ O que a água faz pela nossa pele?

Os eletrólitos são itens essenciais para o bom funcionamento natural da pele: eles são minerais que atraem água e ajudam a sua pele a receber a hidratação que precisa, já que permitem a entrada de água e regulam os níveis, contribuindo para uma hidratação mais profunda. Eles também ajudam a repor e fortalecer a barreira cutânea, que é essencial para proteção do nosso corpo.

pós-sol

As ceramidas, encontradas naturalmente no nosso corpo, são um ativo importantíssimo, porque auxiliam na renovação da camada protetora natural da pele e formam uma barreira eficaz contra a perda de umidade. Ou seja, se a pele está danificada, como no caso de uma queimadura, elas ajudam a repará-la.

 Já o alfa-bisabolol é calmante. Ele inibe as citoquinas pró-inflamatórias, moléculas associadas a inflamações. Com isso, ele reduz irritações, a vermelhidão e acalma a pele. Ele também é conhecido por suas funções antimicrobianas. Um superstar para quem está com aquele incômodo da pele sensibilizada.

A Dra. Monalisa ainda dá a dica de aplicação: "É bom usar o Hidratante Reparador quando a pele começa a se reepitelizar, ou seja, começa a se reestruturar novamente. Aí você começa a hidratar!".

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

E as assaduras?

Não, elas não atingem só bebês. As assaduras são comuns também em adultos. São uma irritação da pele e podem ser bastante incômodas. As assaduras costumam surgir mais nas coxas, virilha e axilas. As lesões são provocadas pelo atrito, seja da pele com a própria pele, ou da pele com as roupas e, em geral, pioram em dias quentes, por conta da produção de suor.

Quando falamos de assaduras, além de manter a pele limpa e seca, a hidratação é uma grande estrela, porque uma pele desidratada pode se sensibilizar mais facilmente, além de comprometer a barreira cutânea. Fora isso, ativos calmantes auxiliam a diminuir a vermelhidão e a ardência.

“Pra assadura, o Hidratante Reparador age da mesma forma que no caso da queimadura de sol. A assadura é como uma queimadura por atrito”, disse a Dra. Monalisa.

E aí, que tal inserir o Hidratante Reparador na sua rotina?

Artigos e referências usadas nesse texto

Queimaduras - Biblioteca Virtual em Saúde

Queimaduras - Hospital São Luiz

Queimaduras - Hospital Albert Einstein

Assaduras: cuidado com as dobrinhas!

Assaduras em adultos: saiba como prevenir e tratar

Voltar para o blog