Receitas caseiras de cosméticos: dermatologista dá dicas e contra-indicações

Receitas caseiras de cosméticos: dermatologista dá dicas e contra-indicações

Em busca de receitas caseiras para a pele? A Dra Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve, tem boas dicas!

Receitas caseiras de cosméticos são algumas das maiores buscas no Google quando o assunto é skincare, sabia? Procura-se de tudo: para secar espinha, para hidratar a pele... Mas quais são os cuidados que temos que ter antes de fazer em casa? E há mesmo alguma receita aprovada por dermatologistas? Bom, aqui sim!

+ Essas trends de Tiktok para curar acne funcionam mesmo?

Receitas caseiras de cosméticos: o que saber antes de fazer

De acordo com a dermatologista consultora da Sallve, Dra. Liliana Bechelli Torloni, o segredo para não haver intercorrência está em algumas regras simples:

1. procure pesquisar se algum dos ingredientes que você quer usar pode reagir com a pele
2. não se exponha ao sol quando aplicar uma máscara,
3. ao preparar uma máscara, utilize-a imediatamente
4. não reaproveite jamais a receita, pois são itens naturais, sem uso de conservantes, que se não utilizado de imediato podem se contaminar com microorganismos indesejáveis. “Faça a receita e utilize na mesma hora. Em contato com o ar, as matérias-primas, ainda mais as caseiras, podem oxidar ou se contaminar", segue a dermatologista.
5. não abuse do tempo da máscara em contato com a pele ou cabelos
6. “Não use limão. Ele mancha a pele em contato com o sol. É um ingrediente fotossensível e perigoso”, adverte a Dra Liliana.
7. Jamais aplique máscaras e vá para o sol. Muitos componentes se transformam em contato com a luz solar.
8. Para sua segurança teste no antebraço antes de colocar o produto no rosto, afinal, apesar de ingredientes conhecidos a mistura foi elaborada em casa e não foi testada!

Receita caseira de hidratante para o rosto

"O iogurte com mel é uma ótima opção, já que o iogurte é rico em lipídeos e o mel tem propriedades antissépticas", ensina a Dra Liliana. O mel, aliás, é um grande amigo de quem tem pele mista. O mel é umectante e antibacteriano, cheio de minerais e vitaminas. Hidrata, equilibra e ajuda a tratar possíveis espinhas. 

Geladeira de skincare: as beauty fridge funcionam mesmo?

Receita caseira de escalda pés

Sabe aquele dia que você tá pra baixo, com cólica ou que precisa de um carinho mas está sozinho em casa? Escalda pés!

A prática, que tem origem na antiga medicina chinesa, serve para irradiar o bem estar para o corpo inteiro: isso porque os nossos pés têm 72.000 terminações nervosas. O escalda pés nos faz relaxar e você pode também hidrata-los ao mesmo tempo. A dica da dermatologista é a de após o escalda pés (que você pode fazer com água e sal grosso junto de chá de camomila), aplicar óleo de coco e proteger os pés com filme plástico.

Como diminuir o lixo em sua rotina de skincare?

Nos já falamos aqui sobre o óleo de coco, lembra? Ele é muito conhecido por suas funções hidratantes, principalmente, para a pele seca e é por isso que é perfeito para hidratar os nossos pés. Mais: ele é eficaz no tratamento de eczema, irritação cutânea que pode causar diferentes tipos de lesões, preservando a barreira natural da pele, promovendo a cicatrização e a integridade do tecido.

Receita caseira para as unhas

Outra dica da Dra Liliana é a de "retirar o esmalte das mãos e aproveitar para hidratar suas unhas com óleos do tipo o de melaleuca".

Conhecido também como Tea Tree Oil, o óleo de melaleuca tem propriedades antissépticas e antibacterianas e pode ajudar a curar infecções por fungos nas unhas.

Bolsas sob os olhos

"Faça compressas de chá de camomila para suavizar as bolsas e o cansaço dos olhos", ensina a dermatologista. A compressa gelada atua como anti-inflamatório, reduzindo a constrição dos vasos sanguíneos da região.

Máscaras: "Não abuse do tempo. Não fique mais de 20 a 30 minutos com ela no rosto”.

Esfoliação: Se esfoliar, que seja de uma a duas vezes na semana e não esqueça de hidratar depois.

Voltar para o blog